Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
O ciclo de campeonato mundial de dois anos tem o objetivo de aumentar a frequência e o interesse global nessas competições. O Skyrunning World Champioships acontece de forma bienal nos anos pares desde 2014, o formato traz diversas implicações para atletas, federações e fãs, intensifica o calendário esportivo e proporciona mais oportunidades para os atletas competirem em nível mundial.
Desde as primeiras corridas extremas em 1992, o primeiro Campeonato Mundial em 1998 e a introdução do Skyrunner® World Series em 2004, o skyrunning cresceu e se tornou um esporte de renome mundial governado pela International Skyrunning Federation desde 2008. Mais recentemente, o SkySnow e o Masters World Championships foram introduzidos. O esporte é praticado em mais de 65 nações e conta com seguidores de 126 países.
Após a proposta pelo Conselho Pan-Americano (PAC ISF) de realizar um Campeonato Pan-Americano de Skyrunning como qualificatório para o Campeonato Mundial de Skyrunning, acontecerão algumas mudanças na forma de classificar os atletas para o Mundial. Essa mudança nos ciclos dos campeonatos mundiais representa uma tendência de aumentar a frequência de grandes eventos esportivos, buscando maior visibilidade e engajamento do público.
Sendo assim, no ciclo vigente de 2025-2026, os seguintes campeonatos oficiais se conectarão: o Campeonato Nacional qualica atletas para o Campeoato Sul-Americano, que por sua vez qualifica atletas para o Campeonato Pan-Americano, e por fim este último qualifica atletas para o Campeonato Mundial.
O novo Ciclo de Mundial CBSky engloba os Sistemas de Qualificação Nacional, Pan-Americano e Mundial e mais critérios específicos que serão detalhados a seguir.
Organograma da ligação entre os CAMPEONATOS BRASILEIROS 2025 e 2026 com os CAMPEONATOS SUL-AMERICANO, PAN-AMERICANO e MUNDIAL ELITE. © CBSky
O CBS e o CBMS serão campeonatos fechados a partir de 2026, apenas para atletas qualificados, o MEMBRO ISF BRASIL determina os critérios.
A lista oficial de atletas qualificados será enviada ao ORGANIZADOR do CAMPEONATO BRASILEIRO 2026 em 6 de janeiro de 2026, e o mesmo alocará os atletas com base na lista.
O novo sistema do ranking brasileiro unifica a lista de atletas de elite e master qualificados para os campeonatos nacionais e permitirá uma ampla divulgação e transparência dos dados. A lista é atualizada a cada etapa do circuito oficial Skyrunner® Brazil Series e serão incluídos os nomes de atletas qualificados para o BRASILEIRO 2026, uma coluna extra na tabela foi criada para sinalizar atletas qualificados em verde claro que estão aptos para o CBS fechado (se o atleta tiver mais de 40 anos, ele está apto automaticamente para o CBS e CBMS). Para o CBMS fechado, o atleta é listado em verde escuro com o texto “MASTER", tais atletas não podem competir no CBS, apenas o CBMS.
Para se tornar apto para o CBS e CBMS, o atleta deverá possuir um Certificado Médico válido, a Carteirinha CBSky de Licença Nacional, concluir um Curso Antidopagem ADEL para Atletas de Nível Nacional e/ou Internacional, e preencher os seguintes critérios no ano de 2025:
1. Atletas do Time Juvenil U23 2025 poderão disputar vaga na disciplina VERTICAL para o 2026 Skyrunning World Championships;
2. Atletas do Time Oficial: Sul-americano 2025, Mundial Skysnow 2026, Mundial Stairclimbing (se houver em 2025), Grande Final VK OPEN 2025 e SWS Skymasters 2025;
3. Medalhistas (TOP 3) dos campeonatos nacionais e estaduais oficiais nos últimos 3 anos: CBS / CBSC / CBSS / CES / CEVK;
4. TOP 10 de qualquer etapa 2025 VK OPEN Championships no Brasil ou no mundo;
5. TOP 50 de qualquer etapa 2025 Skyrunner® World Series no mundo;
6. TOP 5 de qualquer corrida certificada pela ISF fora do Brasil;
7. TOP 50 da Grande Final VK OPEN 2025 e SWS Skymasters 2025;
8. TOP 20 do ranking geral do Skyrunner® Brazil Series 2025 - leva em consideração os três melhores resultados de um atleta no circuito do ano;
9. TOP 10 ranking ISF de 2 anos (de janeiro de 2024 a dezembro de 2025) - leva em consideração os cinco melhores resultados de qualquer corrida certificada pela ISF, de um atleta nos últimos dois anos e é baseado no desempenho, lista será gerada no dia 31 de dezembro de 2025 obrigatoriamente;
10. Campeões de uma corrida Skyrunner® Brazil Series 2025 - 10 corridas SBS;
11. Medalhistas (TOP 3) dos campeonatos mundiais e continentais nos últimos 4 anos.
São critérios complementares aos 11 listados acima, mas são exclusivos para atletas Master:
1. Medalhistas CBMS Sul 2023, Sudeste 2024, Nordeste 2025 e atletas do Time Mundial Master 2025;
2. Medalhistas Mundial Master;
3. TOP 10 Ranking Promocional Master SBS por categorias O40, O45, O50 e O55;
4. Campeões de categoria Master no CES.
O Campeonato Sul-Americano de Skyrunning 2025 qualificará um mínimo de 6 atletas (2 por disciplina, sendo um homem e uma mulher), o atleta qualificado será o vencedor (medalhista de ouro) ou o atleta com melhor desempenho em cada disciplina.
Critérios adicionais: mais 12 atletas poderão se qualificar através de dois critérios critérios descritos a seguir:
Ranking Nacional: mais 6 atletas (2 por disciplina)
VERTICAL: ranking por disciplina com uma etapa válida — Base Catolés Vertical 2025;
SKY: campeões do ranking geral Skyrunner® Brazil Series 2025;
SKYULTRA: ranking por disiciplina com duas etapas válidas — Jaraguá Ultra Skymarathon® 2025 e Terras Altas Ultra Skymarathon®.
Desempenho em Competições Específicas: mais 6 atletas (2 por disciplina)
VERTICAL: campeões do Campeonato Estadual de Vertical Kilometer® 2025 na Insanity Mountain Mestre Álvaro Skyrace®;
SKY: campeões do Campeonato Estadual de Skyrunning 2025 na Itapetitrail Desafio Pico do Urubu Skyrace®;
SKYULTRA: campeões do Campeonato Estadual de Skyrunning 2025 na Itapetitrail Desafio Pico do Urubu Ultra Skymarathon®.
Desistências e substituições: no caso de desistência da vaga no Time Oficial, será convocado o segundo atleta que atenda aos critérios acima, não sendo convocados mais outros após o segundo.
A qualificação é dupla, através do BRASILEIRO e do PAN-AMERICANO.
O Campeonato Pan-Americano de Skyrunning 2026 qualificará um mínimo de 6 atletas (2 por disciplina, sendo um homem e uma mulher), o atleta qualificado será o vencedor (medalhista de ouro) ou o atleta com melhor desempenho em cada disciplina. No caso de desistência da vaga no Time Oficial, será convocado o segundo atleta do ranking pan-americano, não sendo convocados mais outros após o segundo.
O Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2026 qualificará mais 12 atletas (4 por disciplina, sendo dois homens e duas mulheres):
VERTICAL: campeão e vice-campeão do CBS Vertical 2026, esta será a única seletiva disponível também para atletas da categoria U23;
SKY: campeão e vice-campeão do CBS SKY 2026, esta seletiva está disponível apenas para atletas acima de 23 anos de idade;
SKYULTRA: campeão e vice-campeão do CBS SKYULTRA 2026, esta seletiva está disponível apenas para atletas acima de 23 anos de idade.
Total de 18 atletas, a distribuição de vagas no time oficial seguirá as seguintes regras: 4 YA (2 no feminino e 2 no masculino), 4 YB (2 no feminino e 2 no masculino), 4 YC (2 no feminino e 2 no masculino) e 6 U23 (3 no feminino e 3 no masculino). Em caso de vagas remanescentes, as mesmas serão direcionadas às categorias mais velhas de forma decrescente, com o número máximo de 3 atletas do mesmo gênero em cada categoria.
Todos atletas deverão confirmar sua participação oficial com o comprovação de bilhete aéreo até 3 meses antes da data de sua competição.
Atletas e/ou pais/responsáveis (no caso de atletas menores de 18 anos de idade) deverão assinar um termo de responsabilidade e ciência de todas as informações referentes ao campeonato, o termo deverá ser assinado antes do recebimento dos uniformes.
Total de 16 atletas, a distribuição de vagas no time oficial seguirá as seguintes regras: 8 atletas serão selecionados pelo Ranking Combinado Vertical e Sky (campeões de cada categoria etária e gênero) e 8 atletas serão selecionados pelo Ranking Individual SkyUltra (campeões de cada categoria etária e gênero). De forma resumida, os medalhistas de ouro do CBMS 2025 serão selecionados.