Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
A International Skyrunning Federation representa a autoridade governante do skyrunning – corrida de montanha acima de 2.000 m em terreno extremamente técnico. Três disciplinas principais definem o esporte, que não são baseadas apenas na distância, mas na subida vertical e na dificuldade técnica: SKY, SKYULTRA e VERTICAL.
Os principais objetivos da Federação, fundada em 2008, são a direção, regulamentação, promoção e desenvolvimento do skyrunning em todo o mundo.
Uma lista atualizada de membros, associados e membros aspirantes pode ser encontrada aqui. A Federação é um Membro Unitário da UIAA e é atualmente a única disciplina no setor de corrida ao ar livre com sua própria Federação.
Entre os eventos sancionados e coordenados pela ISF estão: o Youth Skyrunning World Championships, o Masters Skyrunning World Championships, o VK OPEN Championships e o Stairclimbing World Championships. O Skyrunning World Championships e o SkySnow World Championships são bienais, realizados em anos pares, e o Skyrunning Continental Championships, em anos ímpares.
Eventos sancionados pela ISF incluem o Skyrunner ® World Series e o Vertical World Circuit ® (escadas). O Skyrunner® National Series é sancionado e gerenciado diretamente pela ISF.
Tendo em conta as limitações geográficas, logísticas e físicas de um desporto tão desafiante, os números seguintes ilustram a dimensão em números:
mais de 2.000 corridas em todo o mundo
Mais de 450.000 atletas de 90 países participam de corridas oficiais anualmente
Um importante projeto de pesquisa acompanha o esporte desde sua criação em 1992. Estudos fisiológicos e psicológicos exclusivos foram realizados pela FSA (Federação de Esporte em Altitude) em colaboração com universidades e institutos em atletas em campo e em laboratório.
O trabalho das comissões da ISF inclui estabelecer regulamentações para atletas e organizadores: selecionar e coordenar corridas para o calendário; pesquisa e antidoping; comunicação internacional e abordagem de questões ambientais.