Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
O principal objetivo destas diretrizes é definir as dificuldades técnicas do skyrunning em três níveis, com o objetivo de identificar o esporte, distingui-lo dos demais e focar na segurança, no equipamento e no meio ambiente.
2.3 SKYRUNNING – Skyrunning é definido como o esporte de correr em terrenos montanhosos, em baixa, média e alta altitude, com declive acentuado. Mãos e certos equipamentos podem ser usados para auxiliar o progresso, de acordo com regras específicas. Seções técnicas são inerentes ao esporte, mas a dificuldade da escalada não deve exceder o grau II° (UIAA).
2.3.1 DISCIPLINAS DE SKYRUNNING
As disciplinas de skyrunning estão listadas e definidas em detalhes abaixo. Os percursos devem ter uma inclinação média mínima de 6% em toda a distância total e pelo menos 5% da distância total devem ter uma inclinação de 30% ou mais. A dificuldade da escalada não deve exceder o grau II da UIAA e o tempo de conclusão deve ser inferior a 16 horas. O asfalto deve ser inferior a 15% da distância total.
Altitude média
Inclinação média
Distância
Ambiente
Cordas fixas/via ferrata
Altitude máxima
Alcance de pico
Rocha solta, cascalho, cristas
Trechos técnicos de escalada (até Grau II, UIAA)
Neve, geleira
Trechos de subida/descida
Subida vertical
Queda exposta / saliências
Nível 1: Terreno fácil, principalmente em trilhas com alguns trechos de cascalho e trechos com uso das mãos, abaixo de 3.000 m de altitude. O percurso não apresenta grandes riscos de lesões ou de perda. É necessário conhecimento dos procedimentos em caso de mau tempo, tempestade, emergência, etc.
Nível 2: Terreno técnico ou altitude acima de 3.000 m, rochas, algumas seções com cordas fixas, subida vertical substancial, capacidade de ser autônomo em seções longas e experiência básica em montanhismo são necessárias.
Nível 3: Terreno técnico com mais de 3.000 m de altitude com seções de escalada de grau II° UIAA sem cordas fixas, seções com cordas fixas e/ou via ferrata, seções de neve ou geleira, rochas, cristas expostas, risco de ferimentos, subida vertical substancial, experiência em montanhismo em alta altitude necessária.
PARÂMETROS SKYRUNNING QUILÔMETRO VERTICAL®
*Inclinação média > 6% > 20%
*Distância > 20 km – 99 km < < 5 km/10 km/15 km
*Subida vertical > 1.300 m+ > 1.000m/2.000m/3.000m (VK duplo ou triplo)
Altitude máxima > 2.000 m > 1.000 m
Seção de subida < 900/1.000m+ N/D
Alcance de pico Sim N/D
Altitude média ≥ 2.000 m N/D
Trechos técnicos de escalada Grau I ou II (UIAA) Grau I ou II (UIAA)
Cordas fixas/via ferrata/apoio de mão Sim Sim
Neve, geleira Sim Sim
Rocha solta, cascalho, cristas Sim Sim
Queda exposta Sim Sim