Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
Primeira edição do Campeonato Brasileiro de Skyspped realizado em Ibicoara, Chapada Diamantina, Bahia, 2025. © Gabriela Almeida
A Confederação Brasileira de Skyrunning – CBSky, é formada por Skyrunners do Brasil, com a parceria de clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção do skyrunning. Juntos, seguimos na missão de promover o esporte “Skyrunning”, conforme objetivos e estatuto regente.
A CBSky nasceu em 2020, ainda como Skyrunning Brazil, e desde então é a entidade nacional reconhecida e filiada à Federação Internacional de Skyrunning (ISF – International Skyrunning Federation), autoridade máxima reguladora do esporte no mundo, e única disciplina no setor de corrida ao ar livre com sua própria Federação.
Desde sua fundação tem se empenhado em manter ativo o Ranking Brasileiro de Skyrunning através do único Circuito Oficial ISF-SNS no Continente Americano – Skyrunner® Brazil Series, sancionado desde 2023 com Organizações de Eventos de Skyrunning parceiras. Desde 2023, realiza regularmente também os Campeonatos Brasileiros nas disciplinas VERTICAL, SKY e SKYULTRA incluindo as categorias de idade Juvenil e Master. A partir de 2024 foram incluídos os Campeonatos Estaduais Juvenis e a disciplina Stairclimbing, enquanto que em 2025 houve a inclusão dos Campeonatos Estaduais de Elite, Vertical Kilometer® e da disciplina Skyspeed.
A criação da Confederação permite maior representatividade junto a órgãos públicos e oficiais como o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), reconhecimento por outras confederações e federações de montanhismo, estruturação de Federações Estaduais de Skyrunning e aliança com entidades e internacionais como a UIAA (International Climbing and Mountaineering Federation) e a UPAME (Confederación Panamericana de Deportes de Montaña y Escalada).
A CBSky dedica-se também à formação e desenvolvimento da Seleção Brasileira de Skyrunning, para que os atletas tenham o direito de representar o país em Competições Internacionais Oficiais.