Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
É hora do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning de 2025 e de uma nova geração de skyrunners tentar ganhar medalhas e dividir o cenário internacional com uma competição acirrada vinda de 30 países e cinco continentes.
O Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning de 2025 está pronto para receber 30 nações em Gran Sasso, nos Apeninos italianos. ©Jakub Stryk
O local histórico em Gran Sasso, Aquila, Itália, sediará a nona edição do campeonato de 1 a 3 de agosto de 2025. O time brasileiro juvenil esteve presente aqui no ano de 2018 com Arthur Silva Do Prado, Ayslan Miragaia, Bruno Mattos, Edjelson Henrique Miranda De Souza, Jhonathan Elias Nicolau, Jose Stocco, Juan Moreno, Natã Valeriano Da Silva, Stefani Lima. Em seguida, em 2019, os representantes foram Ayslan Miragaia, Caio Lima, Carlos Henrique Carvalho, Daniel Garcia Nogueira, Guilherme Henrique Gonçalves Dos Santos, Igor Dos Reis, Joao Luiz Da Silva, Juan Moreno, Linabel Iramaia Pimentel Araújo, Lucas Ogrysko, Rudney Da Silva, Vicente Machado e Yan Miragaia.
A terceira vez do Brasil em Gran Sasso foi em 2023 com os atletas Alice Kato De Almeida, Ana Clara Nery De Aguiar, Anderson Ribeiro Dos Santos, Ayslan Miragaia, Daniel Garcia Nogueira, Elis Juliana Simão João, Iago Ferreira Correia, João Mendes Muniz, Leticia Askel Batista, Luiz Pedro Da Silva Vieira, Mariana Aparecida Dos Santos, Paulo Souza Do Carmo, Pedro De Barros Cazzola, Pedro Teles Melo, Rafaela Dos Santos Castro, Renan Vitor Moreira Pontoal, Ruan Matheus Schroeder De Limas e Thais Alves Fonseca.
Duas disciplinas de skyrunning: VERTICAL e SKY representam o desafio para as quatro categorias de atletas de 15 a 23 anos que lutarão por 75 medalhas e títulos individuais e combinados.
O time juvenil 2025 é composto por Beatriz Warken, Caio Gabriel Santos, Gabriela Ribeiro Candido Pinto, Gustavo Valverde Lopes Silva, Jean Pierre Alves de Oliveira, Judah Vinicius Pinho da Costa, Mariana Aparecida dos Santos, Matheus Bastos Carvalho Lamego, Micaela Thorschmidt de Carvalho, Pablo Gomes Silva, Pedro de Barros Cazzola, Pedro Henrique Figueiredo Guedes, Ruan Matheus Schroeder De Lima, Thacyan da Silva Pelegrini, Yure Nonato Ribeiro, incluindo os técnicos Ramiro Kramer Silva e Genir Rodrigues dos Santos.
A seleção brasileira juvenil 2025 conta com 15 atletas e 2 técnicos. © CBSky
1 de agosto – VERTICAL – 3,8 km de extensão com subida vertical de 1.033 m
3 de agosto – SKY – 23 km de extensão com subida vertical de 2.226 m
3 de agosto – SKY YOUTH A & B – 9 km de extensão com subida vertical de 850 m
O país anfitrião, Itália, e a Espanha, estão, é claro, entre os favoritos, juntamente com a Noruega, todos presentes com equipes de 18 membros .
Katrine Villumsen, presidente da Federação Nórdica de Skyrunning, declarou: “Em 2025, a Equipe Juvenil Norueguesa será composta por oito mulheres e dez homens. Nosso foco é criar um ambiente de alto desempenho, onde o cuidado e a segurança estão sempre presentes. Os valores da equipe são confiança, respeito e amizade.
Nosso trabalho enfatiza a compreensão dos aspectos mentais e físicos da transição de menina para mulher e de menino para homem – a chave para o sucesso no esporte de elite.”
Um verdadeiro Quilômetro Vertical® testará quadríceps e pulmões no primeiro dia do campeonato. ©Jakub Stryk
Há alguns anos, muitos dos nossos corredores vinham de esportes importantes, como orientação e esqui cross-country. Hoje, porém, vemos atletas escolhendo o skyrunning como esporte principal. Clubes em todo o país agora têm equipes de skyrunning e organizam corridas. Lançamos a primeira Série Sub-20 de Skyrunning do mundo há vários anos, o que alimentou tanto o talento quanto o interesse dos jovens pelo esporte. A corrida de seleção da equipe juvenil se tornou uma grande celebração — uma verdadeira festa do skyrunning — onde os jovens vencedores são homenageados e todas as atenções se voltam para eles.
Os eventos começarão com o VERTICAL na sexta-feira, 1º de agosto. Um percurso de 3,5 km de extensão com subida vertical de 1.000 m que desafiará as pernas, os pulmões e os limites dos atletas — muitos em sua primeira tentativa em um verdadeiro Quilômetro Vertical®.
Após um dia de descanso no sábado, onde as equipes desfilarão com as bandeiras de seus países, no domingo os jovens corredores testarão sua força com a modalidade SKY. De acordo com a categoria etária, os atletas participarão em percursos diferentes. As categorias Juvenil C e Sub-23 correrão a Gran Sasso SkyRace® completa — 23 km de extensão com 2.226 m de desnível, culminando a 2.533 m de altitude — enquanto as categorias mais jovens correrão apenas o primeiro trecho — 9 km com 850 m de desnível .
Orgulhoso de correr em casa e representar seu país, o italiano Enrico Rota Martir está ansioso para competir com outros corredores do mundo todo… e aprender com eles. ©Milos Milenkovic
Ansioso para competir novamente no Campeonato Mundial, o italiano Enrico Rota Martir, irmão mais novo do famoso skyrunner Lorenzo Rota Martir, comentou: "É uma honra para mim representar nossa nação em um evento internacional, especialmente por ser realizado na Itália. Parece uma verdadeira corrida de skyrunning, difícil e técnica."
Receber o bastão do meu irmão é algo que realmente me motiva. Ele teve um bom desempenho aqui no passado, então tento seguir o exemplo dele — mas com a minha própria mente e objetivos. Mal posso esperar para me testar, porque competir aqui também me dá a chance de conhecer jovens do mundo todo e aprender com eles.
Outras grandes equipes incluem Brasil, Grã-Bretanha, Croácia, Japão e EUA. O novo membro da ISF, Honduras, participará pela primeira vez.
O Brasil estará presente mais uma vez com uma equipe numerosa, desta vez, dividida entre novatos e corredores experientes. ©Milos Milenkovic
Rafael Aquino Leal, presidente da Skyrunning Brazil, declarou: “A força da nossa equipe juvenil cresce a cada ano, reflexo direto do nosso consolidado Campeonato Nacional, que celebra sua terceira edição em 2025. Este ano, trazemos uma equipe com um equilíbrio perfeito entre oito novas estrelas e sete atletas experientes. Pela primeira vez, tivemos um ciclo de preparação de seis meses inteiramente dedicado a este evento, o que significa que nossa equipe chega mais preparada e focada do que nunca para competir no cenário mundial.”
Do Japão, as gêmeas Rina e Yuna Ogake, agora com 15 anos, estão de volta para mais depois de conquistar nada menos que quatro medalhas no campeonato do ano passado em Montenegro — sua primeira tentativa de skyrunning quando ainda tinham apenas 14 anos (nascidas em novembro). "O apelo do skyrunning é o belo cenário. No ano passado, ganhei o título SKY e combinado, mas este ano quebrei minha perna, então não consegui treinar muito, mas farei o meu melhor e darei tudo de mim!" disse Yuna Ogake , enquanto sua irmã, Rina, comentou: "A sensação de realização quando chego à linha de chegada e a alegria de vencer minha rival são algumas das atrações do skyrunning. Não consegui ganhar a medalha de ouro no ano passado, então este ano esse é meu objetivo!"
Dai Matsumoto, presidente da Japan Skyrunning, concluiu: “O Campeonato Mundial Juvenil representa uma oportunidade rara para jovens de diferentes países e culturas interagirem no mesmo palco. Vamos todos compartilhar o espírito de desafio para alcançar o céu!”
As gêmeas japonesas Rina e Yuna Ogake estão ansiosas pelo seu segundo Campeonato Mundial, após conquistarem quatro medalhas na primeira tentativa, no ano passado. ©Nemanja Jovanovic
238 atletas de 30 países disputarão as 75 medalhas em jogo. Títulos individuais, combinados e nacionais também serão concedidos.
Países participantes :
Andorra, Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, Croácia, República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Honduras, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Sérvia, Espanha, Suíça, Eslováquia, Suécia, Reino Unido, EUA.
Localizado nos Apeninos , a segunda cadeia de montanhas mais alta depois dos Alpes italianos, Gran Sasso foi o berço do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning em 2016, celebrando desta vez sua sexta edição como sede, com suas subidas íngremes, percursos técnicos e paisagens de tirar o fôlego. O Parque Nacional Gran Sasso, uma das maiores áreas protegidas da Europa, é conhecido por sua biodiversidade e lar de lobos, camurças, ursos-pardos, veados e gatos selvagens.
A espetacular arena do campeonato fica no Parque Nacional Gran Sasso, uma das maiores áreas de biodiversidade da Europa. ©Jakub Stryk
“Os organizadores e a Região Montanhosa de Gran Sasso têm a honra de receber mais uma vez jovens skyrunners de todo o mundo”, afirmou o organizador da corrida, Cristiano Carpente. “A ideia da corrida, que surgiu em 2013, evoluiu ao longo dos anos até se tornar o que veremos neste próximo fim de semana: 30 equipes nacionais competindo pelos títulos e medalhas do Campeonato Mundial Juvenil.”
Os eventos são sancionados pela ISF e supervisionados por árbitros internacionais. Como de costume, serão realizados testes antidoping da WADA, um elemento fundamental dos campeonatos de skyrunning desde 1998.
Simultaneamente ao Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning, a Assembleia Geral Anual da ISF será realizada em 2 de agosto na sede do Parque Nacional, onde o presidente , Marino Giacometti, o Conselho e o Comitê de Gestão se reunirão com membros do mundo todo para compartilhar sua paixão e celebrar o crescimento contínuo deste esporte único. "Menos nuvens. Mais céu".
Publicada em 31 de julho de 2025