Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
A Itapetitrail Desafio Pico do Urubu abre a temporada do CEJS 2025, o Campeonato Estadual Juvenil de Skyrunning.
O paulista de São Roque, Pedro Cazzola, foi o Campeão Paulista Sub-18 em 2024 e atualmente faz parte da seleção brasileira YC. © Itapetitrail
O Desafio Pico do Urubu (DPU) acontece no domingo, 25 de maio, no Clube Vila Santista em Mogi das Cruzes, São Paulo, com estrutura de vestiário do clube disponível para os atletas, estacionamento privado e logística facilitada pela proximidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos e Rodoviária do Tietê.
A prova se dá na Serra do Itapety, e o Pico do Urubu é uma atração turística de Mogi das Cruzes, bem conhecida pelos praticantes de voo livre. Agora, o Skyrunning oferece uma nova opção de conexão com esta montanha para os amantes deste lugar fascinante.
O CEJS é um campeonato aberto, e no Paulista Juvenil a disciplina disputada é a SKY. São 18 medalhas de ouro, prata e bronze em jogo para títulos individuais e a possibilidade de rankear por Clubes Oficiais CBSky.
Pedro Barreto conquistou a medalha de ouro Sub-14 em 2024. © Itapetitrail
Os percursos em suas respectivas categorias de idade do Paulista Juvenil serão:
MINI SKY Sub-14 com 3,5 km e 274 m de subida vertical, com largada às 08:40 horas e limite de prova até as 14:00 horas para atletas entre 10 a 14 anos. É uma categoria juvenil de iniciação ao Skyrunning que tem feito sucesso entre os atletas e estimulado nossas crianças e adolescentes a despertarem o desejo pelo Skyrunning.
"Foi incrível! Minha primeira experiência sozinho em montanha. Meu desempenho superou minhas expectativas e participar desse campeonato e conseguir uma boa colocação foi gratificante. Espero no próximo campeonato estar preparado para participar por completo e conquistar mais um pódio", comentou Pedro Barreto, o Campeão Paulista Sub-14 2024.
A categoria Sub-14, apesar de não ser oficial na Federação Internacional de Skyrunning, foi desenhada para apoiar, destacar e proteger os jovens atletas que entram no esporte, para que os mesmos não pulem etapas em seu crescimento e desenvolvimento, ao participar de corridas em longas distâncias ou percursos mais extremos.
Micaela Thorschmidt foi a medalhista de ouro Sub-18 em 2024, ela também faz sua segunda participação na seleção brasileira. © Itapetitrail
Para os atletas SKY YOUTH A & B Sub-18, entre 15 e 18 anos, o percurso será de 12 km e 750 m, com largada às 08:15 horas. Em 2024, a Campeã Paulista da categoria foi a atleta local Micaela Thorschmidt.
“O Pico do Urubu é uma prova que você tem que vir muito preparada. Você encontrará muita lama, terra, estradão, muita lama se chover, vai encontrar sol na cuca se fizer muito sol. É um prova que não é o mesmo terreno, apesar de ser Mata Atlântica, encontramos trechos de terra seca e em dias de sol é muito quente, é uma prova muito pesada. As subidas do Pico, algumas são bem técnicas, não só as subidas, mas a prova inteira. É no estilo serrote. É um prova que sou suspeita para falar, porque sempre gostei muito de fazer”, comentou Micaela.
“Além de ser um prova que eu sempre participei desde que comecei na corrida de montanha, é um local que eu corro todo domingo. Apesar de estar lá todo domingo, cada dia é uma experiência única. Que venha o pódio, mas é uma consequência do que venho construindo para dar tudo certo no Pico do Urubu, mas que eu me divirta muito e saiba aproveitar este processo até lá, e treinar muito, por que não é fácil não!”
Maria Eliza Santiago conquistou a medalha de ouro Sub-14 em 2024. © Itapetitrail
No feminino Sub-14 o destaque foi para Maria Eliza Santiago, que realizou a melhor performance geral do percurso, com o tempo de 27’34", levando para casa a medalha de ouro e o título de Campeã Paulista Sub-14 2024.
“Foi minha estréia no skyrunning! Fiquei muito feliz com minha performance. Ter a oportunidade de disputar o campeonato paulista na Itapetitrail foi muito importante por dar destaques aos jovens atletas. E pra mim foi demais passar pelas trilhas onde treino sempre com meus pais", comentou Maria Eliza.
Ela é filha de um dos astros da seleção brasileira de skyrunning, Alexandre Santiago, o atleta Master que defendeu o Brasil em Portugal, 2024, e agora se prepara para novamente vestir a camisa do Brasil na Bulgária, em outubro de 2025.
Alice Kato foi a medalhista de ouro Sub-23 e já participou da seleção brasileira duas vezes. © Itapetitrail
Jovens da categoria SKY YOUTH C & C23 Sub-23, 19 a 23 anos, competirão a Skyrace® no percurso principal do evento, com 21 km e 1.400 m de subida vertical, pelas incríveis trilhas do Pico do Urubu. A largada será às 08:00 horas e tempo limite para conclusão às 14:00 horas.
A medalhista de ouro 2024 foi Alice Kato de Passo Quatro, Minas Gerais, e nos conta como foi a experiência:
“O Campeonato Paulista Juvenil é uma prova que tem o meu coração, uma prova para ficar na minha memória. Foi a primeira vez que consegui uma medalha de ouro no Skyrunning. Aquela corrida foi uma disputa contra mim mesma, pois era uma prova preparatória para o Mundial Juvenil de 2024 em Montenegro".
"Prova com subidas intermináveis, pedras traiçoeiras, raízes que pareciam querer me derrubar. Nos primeiros quilômetros, tentei manter um ritmo constante, poupando energia para os trechos mais duros. No trecho mais difícil, bem no finalzinho da prova, uma subida que parecia não ter fim, onde senti o peso da prova. Vi muitos atletas diminuírem o ritmo, alguns até pararam para recuperar o fôlego, mas eu continuei firme e consegui ultrapassar várias concorrentes. Cruzei a linha de chegada em primeiro lugar, com o coração transbordando de emoção. Subi no pódio e naquele instante, percebi que não era apenas uma medalha de ouro que eu levava para casa, mas a certeza de que sou capaz de ir além dos meus próprios limites”.
O Campeão Paulista Sub-23 2024 foi o catarinense Ruan Schroeder, que participará pela segunda vez na seleção brasileira. © Itapetitrail
A grande novidade para 2025 é que a partir de abril a CBSky abriu o cadastro Clubes Oficiais 2025 para fortalecer e regulamentar o esporte no Brasil. Os Clubes serão a porta de entrada para o skyrunning e estarão filiados futuramente a uma Federações Estadual de Skyrunning, com diversos benefícios.
Dentro os benefícios, os Clubes poderão disputar o PAULISTA JUVENIL pelo título de "Clube Campeão Paulista Juvenil", através do Ranking de Clubes Oficiais CBSky, e poderão registrar um Time Juvenil de até 18 atletas. O título de clubes é concedido com base nos pontos individuais acumulados pelos três melhores atletas (pelo menos um por gênero) da corrida SKY, em cada categoria de idade. Em caso de empate, será considerada o clube com o maior número de finalistas.
Além disso, os clubes possuem uma página dedicada no site da CBSky com informações com o título do clube, razão social, técnico titular, técnicos auxiliares, endereço completo, site do clube, instagram e contato de e-mail.
BA - BASE
CE - OUTDOOR
MG - TRIBUS
PR - CARBONO
PR - GO ON
RS - SIEGLE
SC - TOMÉ
SP - FIT4LIFE
SP - EXPLORE
SP - UPFIT
Publicada em 21 de abril de 2025