Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
Para candidatar eventos, uma organização deverá tornar-se um Membro Oficial CBSky através de quatro tipos diferentes de membresias: Membro Pleno (Federações Estaduais), Membro Associado, Membro Aspirante ou Membro de Apoio.
A temporada 2026 é definida no primeiro semestre de 2025 junto à organizações parceiras CBSky, que agora se tornarão Membros Oficiais. © Ramon Ricardo
O processo de legalização da Confederação Brasileira de Skyrunning em 2025 envolve várias etapas, e uma delas é oficializar as organizações de eventos de skyrunning através de membresias, o procedimento foi desenvolvimento pelo Comitê de Arbitragem e Regras (CAR-CBSky) após as duas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) realizadas em 11 de fevereiro e 25 de março de 2025.
As organizações deverão prover mais documentos e dados para sediar um evento oficial CBSky em 2026 (campeonatos nacionais, estaduais e circuito oficial Skyrunner® Brazil Series, bem como eventos internacionais). O processo de candidatura de evento e membresia é realizado juntamente ao CAR-CBSky. O período de candidatura para grandes eventos é de 31 de março a 31 de maio de 2025.
Neste período de 60 dias o CAR-CBSky estará disponível para reuniões com as organizações para esclarecer quaisquer dúvidas e até preencher o formulário em conjunto com a organização. O Presidente CAR-CBSky é o Fernando Felipe, que também é Diretor Técnico CBSky e Árbitro Internacional ISF, o procedimento é realizado também em conjunto à Presidência CBSky com Rafael Aquino Leal.
Fernando Felipe é o Presidente CAR-CBSky © Insanity Mountain
A principal mudança é que a partir de agora as organizações deverão se registrar como Membro Oficial CBSky, inicialmente de 3 formas:
1. MEMBRO PLENO: para organizações que desejam fundar uma Federação Estadual de Skyrunning.
2. MEMBRO ASPIRANTE: para organizações que desejam registrar suas empresas organizadoras de eventos em Unidades Federativas em que não exista uma Federação Estadual ativa.
3. MEMBRO DE APOOIO: para organizações que desejam gerir apenas uma disciplina específica (ex: skyspeed, stairclimbing, skybike, skyraid)
A opção de MEMBRO ASSOCIADO ainda não está ativa para 2026, só estará disponível em 2027 após a fundação das Federações Estaduais em 2025.
Membros Plenos possuirão benefícios, detalhados no site, CONFIRA AQUI.
As candidaturas e taxas encontram-se descritas AQUI.
O processo de certificação nacional encontra-se detalhado AQUI e a certificação internacional AQUI.
Rafael Aquino Leal, Presidente da Skyrunning Brazil, CBSky em processo de legalização, responsável pelo desenvolvimento do skyrunning em seu país. ©iancorless.com
Outra mudança é que também serão solicitados os seguintes documentos:
Estatuto da entidade;
Ficha de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
Ata da última eleição;
Histórico das ações realizadas nos últimos 3 anos em prol do Skyrunning.
Ao longo da próxima vigência do contrato as Organizações também serão solicitadas a participar do Programa Educacional de Arbitragem para Organizadores e deverão concluir o Programa Educacional Antidopagem criado pelo Comitê de Saúde e Antidopagem (CSA-CBSky), de acordo com as normas da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), o CSA-CBSky tem como Presidente a skyrunner e nutricionista e medalhista sul-americana Mariana Pipolo Scarpelli Martin.
Para mais informações entre em contato via contato@cbsky.org.
Publicado em 31 de março de 2025