Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
É hora de preparar sua temporada 2025 para o próximo Campeonato Brasileiro de Skyrunning e quem sabe também representar o Brasil em um Campeonato Continental e Mundial Oficial ISF
Os CAMPEONATOS BRASILEIROS 2025 e 2026 terão conexão entre si e os MUNDIAIS e CONTINENTAIS no Ciclo 2025-2026 © Liliane Salvador
O processo de legalização da Confederação Brasileira de Skyrunning em 2025 envolve várias etapas, e uma delas é registrar e federar nacionalmente todos os skyrunners do Brasil através de uma Carteirinha CBSky e a Licença Nacional que será lançada no segundo semestre do ano.
Por enquanto o processo de filiação ainda é gratuito, mas algumas ações já foram tomadas para que esse cadastro nacional seja eficaz e cumpra as diretrizes mundiais do Jogo Limpo e da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA). A ISF também possui uma página dedicada a antidopagem denominada CLEAN SKY, para informar todos participantes do esporte, e em breve a página será traduzida para o português e incluída em nosso site para os atletas do Brasil.
O Comitê de Saúde e Antidopagem (CSA-CBSky) solicitou em março que os atletas da seleção brasileira 2025 e membros fundadores realizem o Programa Educativo da AMA-WADA denominado Curso ADEL para Atletas de Nível Internacional na versão em português para facilitar a adesão e conclusão, e também criou um canal de suporte para dúvidas através do email contato@cbsky.org.
Atletas do TOP 3 da Insanity Mountain Pico da Bandeira Skyrace® 2025 do Skyrunner® Brazil Series foram solicitados logo após o evento a também aderir ao Programa Jogo Limpo © Etelvina David
Quem é obrigado a realizar o curso para obter a Licença Nacional?
1. TODOS Atletas da Seleção Brasileira de Skyrunning 2025
2. Conselho Técnico CBSky - CT
3. Comitê de Saúde e Antidopagem CBSky - CSA
4. Comitê de Arbitragem e Regras - CAR
5. Comitê de Meio Ambiente - CMA
6. Comitê de Atletas - CA
7. Árbitros Nacionais - AN
8. Atletas de elite do Skyrunner® Brazil Series
9. Atletas qualificados para o BRASILEIRO 2026
10. Medalhistas dos campeonatos nacionais e estaduais
11. Treinadores da Taça de Clubes do BRASILEIRO 2026
12. Organizadores que se tornarão Membros Plenos através das Federações Estaduais de Skyrunning ou Membros Aspirantes e Membros de Apoio.
Antes de implementar a parte operacional de aplicação de testes de antidopagem, é fundamental primeiramente educar a comunidade e os atletas de skyrunning, essa foi uma das recomendações realizadas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), os detalhes da reunião você encontra AQUI.
Os atletas deverão concluir este requisito educacional até 1º de agosto de 2025, a tempo de estar aptos também para competir na Grande Final Skyrunner® Brazil Series na Base Ibicoara Skyrace® na Bahia em 27 de julho de 2025.
Campeões Sul-Americanos dos títulos Combinados – Valeria Correa, Chile, e André Luiz Mapa, Brasil. ©ISF
Desde a última edição do Campeonato Sul-Americano de Skyrunning em 2023 sediado na Insanity Mountain Mestre Álvaro formou-se o Conselho Pan-Americano ISF (PAC-ISF) com o objetivo de administrar, desenvolver e promover o skyrunning nas Américas junto aos Membro Nacionais ISF e o Comitê de Atletas ISF.
Um dos objetivos do PAC-ISF relacionados ao Ciclo Mundial 2025-2026 é obter o licenciamento para sediar a primeira edição de um Campeonato Pan-Americano de Skyrunning, para criar uma ligação direta entre os Campeonatos Continentais nos anos ímpares e os Campeonatos Mundiais nos anos pares. A possibilidade deste desenvolvimento seria importante para:
Desenvolvimento esportivo regional: permitir que atletas e equipes de um determinado subcontinente se desenvolvam e ganhem experiência em competições de alto nível.
Classificação para competições continentais: muitos campeonatos subcontinetais servem como qualificatórias para torneios maiores, como os campeonatos continentais e Skyrunning World Championships.
Promoção do esporte em nível regional: aumentar o interesse e a visibilidade do esporte dentro de um subcontinente, fortalecendo a cultura esportiva local.
Fortalecimento de laços entre os países: promover a interação e o intercâmbio entre países vizinhos, contribuindo para a integração regional.
Planejamento dos Membros ISF: as federações esportivas nacionais e internacionais planejam suas atividades em ciclos, definindo metas, investindo em infraestrutura e desenvolvendo programas de treinamento para seus atletas.
Impacto no calendário esportivo: o ciclo mundial influencia o calendário esportivo global, com a realização de campeonatos de relevância internacional que culminam no Campeonato Mundial de Skyrunning da ISF.
Pela primeira vez no Peru, o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning acontecerá de 4 a 6 de junho. ©Aldo Arozena
A primeira etapa destes ciclo de 2 anos aconteceu no Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2025 sediado na Base Vertical Catolés na Bahia, no qual 13 atletas se qualificaram para a Seleção Brasileira que competirá no Campeonato Sul-Americano de Skyrunning no Peru, em Callahuanca, no evento Marcahuasi Ultra Skyrunning, de 6 a 8 de junho de 2025.
Frente a uma possibilidade futura de um novo campeonato oficial ISF, o Conselho Técnico (CT-CBSky) se reuniu com o Comitê de Arbitragem e Regras (CAR-CBSky) na Segunda Assembleia Geral Extraordinária do CAR-CBSky realizada em 25 de março de 2025, com o objetivo de lapidar a preparação dos atletas brasileiros e antecipar as formas de qualificação para o Time Brasil, garantindo oportunidades para atletas de todos país em estarem aptos, e consequentemente garantir transparência de dados e ampla divulgação nacional dos critérios.
Outro objetivo crucial da AGE CAR-CBSky foi aprovar o novo sistema do ranking brasileiro que unifica a lista de atletas do Ranking Geral Skyrunner®d Brazil Series 2025 com a lista de demais atletas de Elite e Master qualificados para disputar vagas na seleção brasileira.
Com a regulamentação do skyrunning no Brasil a CBSky dá um grande salto para fazer com que o esporte seja cada vez mais limpo. © Eder Brazolin
Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente o evento sede do BRASILEIRO 2026, foi determinado pelo CAR-CBSky que este será fechado para atletas qualificados de Elite e Master para o CBS e CBMS. O CBJS continuará aberto para todos atletas do Juvenil.
A lista do ranking é atualizada a cada etapa do circuito oficial Skyrunner® Brazil Series e serão incluídos os nomes de aptos para o BRASILEIRO 2026, uma coluna extra na tabela foi criada para sinalizar atletas qualificados em verde claro que estão aptos para o CBS fechado (se o atleta tiver mais de 40 anos, ele está apto automaticamente para o CBS e CBMS). Para o CBMS fechado, o atleta é listado em verde escuro com o texto “MASTER", tais atletas não podem competir no CBS, apenas o CBMS.
Para se tornar apto para o CBS e CBMS 2026, o atleta deverá possuir um Certificado Médico válido, a Carteirinha CBSky de Licença Nacional, concluir um Curso Antidopagem ADEL para Atletas de Nível Nacional e/ou Internacional, e preencher os critérios novo Sistema de Qualificação CBSky.
O novo sistema de divulgação do ranking brasileiro está no ar e você confere AQUI.
A CBSky se prepara para o grande anúncio do BRASILEIRO 2026 ainda no primeiro semestre de 2025, e também colabora com o PAC-ISF para fomentar o skyrunning nas Américas. Junte-se a nós para fazer parte dessa jornada. Less cloud. More sky! #JOGOLIMPO
Publicado em 27 de março de 2025