Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
Em dia de condições climáticas incertas e muitas vezes extremas, o Skyrunner® Brazil Series viajou mas uma vez ao teto do Brasil a 2.890 metros de altitude com a Insanity Mountain Pico da Bandeira Skyrace® e uma competição de classe nacional.
Leandro Gomes (MG) conquistou sua primeira vitória em uma corrida do Skyrunner® Brazil Series © Dolcielio Amaral
Um total de 211 skyrunners cruzaram a linha de chegada na cidade de Alto Caparaó, Minas Gerais, sendo 141 homens e 70 mulheres. Atletas oriundos de 12 Estados do Brasil estiveram presentes na disputa: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
A SKY largou no último sábado 15 de março com um percurso de 27 km de extensão e 1.650 m de subida vertical, uma travessia transestatal pelo Parque Nacional do Caparaó desde o município de Dores do Rio Preto no Espírito Santo até Alto Caparaó em Minas Gerais.
Pouca visibilidade e muita velocidade, não há tempo ruim para os skyrunners do Brasil. © Etelvina David
O clima com nuvens densas do fim de semana não impediu o mineiro Leandro Gomes de realizar uma performance fantástica, ele completou o percurso com 03h02'03" chegando bem próximo do tempo recorde estabelecido em 2024 pelo mineiro André Mapa, 03h01'41".
Leandro foi da seleção brasileira que competiu no 2024 Skyrunning World Championships na Espanha, conquistando a 65ª colocação masculina no VERTICAL e 52ª na SKY.
“Fiquei muito feliz pelo grande resultado, ser campeão da Insanity Mountain na Skyrace, a prova foi muito técnica e disputada com a participação de grandes atletas. Eu sabia que seria uma prova bem técnica e muito acirrada, me preparei bem e consegui uma boa performance na competição, estou sempre treinando e buscando evoluir e hoje, consegui mais uma grande conquista”, comentou Leandro.
Ewelin Mello (MG) também conquistou sua primeira vitória no circuito oficial ISF SBS 2025. © Ramon Ricardo
No feminino a vitória também foi para uma mineira, Ewelin Mello começou a temporada 2025 com três performances incríveis seguidas que a levaram a liderança do circuito com 302,4 pontos. Ela concluiu a prova com o tempo de 03h52'23", 9 minutos e 8 segundos atrás do recorde estabelecido pela goiana Patrícia Andrade em 2024, com o tempo de 03h43'15".
Ewelin foi medalhista de ouro no Título COMBINADO no Campeonato Brasileiro 2025 e possui uma temporada repleta de desafios no skyrunning ao ter se qualificado para a seleção brasileira nos seguintes eventos oficiais: 2025 Skyrunning South American Championships, 2025 Skyrunner® World Series Skymasters e 2026 SkySnow World Championships.
“Prova linda, super bem marcada, percurso bastante técnico subindo e descendo o Pico da Bandeira, tive que fazer força do começo ao fim. Foi uma grande disputa com a Camila Campanhola. Estou super feliz com meu resultado”, comentou Ewelin.
Camila Campanhola (PR) estreou em grande estilo disputando pódio. © Etelvina David
O pódio da Insanity Mountain Pico da Bandeira Skyrace® revelou novas estrelas nacionais, estreantes no skyrunning, a paranaense Camila Campanhola foi a segunda colocada com o tempo de 03h57'24" enquanto a paulista Pamela Lopes foi a terceira com 04h10'52".
Camila Campanhola (PR) comentou: “Fiquei muito feliz em fazer uma boa prova nesse percurso técnico, desafiador e lindo, foi uma experiência valiosa. Além disso, foi ótimo estar competindo ao lado de grandes atletas. Sigo aprendendo cada vez mais e buscando evoluir sempre!”
TOP 3 feminino na linha de chegada. © Etelvina David
Pamela Lopes (SP) comentou: "Vim para essa prova com o foco de ir bem, terminar bem a prova, nem passava pela minha cabeça ficar entre as 3 primeiras. Estou há 2 anos correndo e essa é a minha primeira prova de montanha, nunca cheguei nem perto dessa altimetria, tive um pouco de dor de cabeça, tive ajuda de atletas que nunca me viram, mas me ajudaram com incentivos e dicas. Enfim... Prova completa, cheia de emoção e euforia quando estamos lá no topo. Percurso e organização impecáveis. Agradeço a todos pela recepção e claro ao meu professor Adilson Soares."
No masculino, o pódio se concluiu com atletas de destaque no cenário nacional, o mineiro Maicon Denis foi o segundo colocado com o tempo de 03h03'43". Maicon já acumula grandes conquistas em seu currículo, ele foi o segundo melhor do Brasil no Skyrunner® Brazil Series 2024, campeão da Base Catolés Skyrace conquistando a medalha de ouro e o Título Nacional SKY 2025, ele também integra a seleção brasileira que disputará o Skyrunning South American Championships e o 2025 Skyrunner® World Series Skymasters.
"Primeiramente parabéns aos organizadores da Insanity, prova impecável em todos os quesitos. Esse ano foi minha segunda participação aqui e consegui está baixando muito meu tempo. Fico feliz por saber que estou no caminho certo e mais feliz ainda em poder competir ao lado de grandes nomes da montanha ... Obrigado a todos do Alto Caparaó pela recepção e carinho de sempre. Espero que ano que vem eu possa estar aqui novamente e treinaremos muito para poder evoluir ainda mais na prova" comentou Maicon.
Wilton Nascimento (SP) navegando pelos picos mais altos do Brasil. © Ramon Ricardo
O paulista Wilton Nascimento foi o terceiro colocado com 03h07'00". Em 2024 ele foi medalhista de prata SKYULTRA no Campeonato Brasileiro sediado na Insanity Mountain Pico da Bandeira e integrou a seleção brasileira no 2024 Skyrunning World Championships, onde se classificou na 26ª colocação na SKYULTRA.
“Já tinha participado da Insanity nos 60 km em 2024, esse ano resolvi fazer os 27km para testar a máquina, não me arrependi. Foi uma disputa épica do começo ao fim, e o clima hostil deixou a prova mais difícil do que já era. É uma prova que recomendo a todos, uma experiência incrível no 3° ponto mais alto do Brasil e dentro de um Parque Nacional, vale muito a pena”, comentou Wilton.
O atual líder do ranking brasileiro é o paranaense Alan Lima com 242,4 pontos conquistados nas três primeiras corridas SBS 2025, ele é o campeão Brasileiro 2025 no título COMBINADO e também integra a seleção brasileira que disputará o Skyrunning South American Championships e o 2025 Skyrunner® World Series Skymasters.
TOP 3 masculino na linha de chegada. © Ramon Ricardo
Os atletas passaram por dois dentre os 10 picos mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira (2.890m) e o Pico do Calçado (2.849m), concluindo mais uma etapa icônica do circuito 2025.
O evento nasceu junto com o lançamento da primeira edição do Skyrunner® Brazil Series em 2023 e já se consagrou como uma corrida clássica de skyrunning em todos os sentidos, com subidas íngremes, trechos de escalada, cumes e... vistas espetaculares!
A próxima corrida SBS 2025 acontece na Jaraguá Ultra SkyMarathon® em 26 de abril, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e todos os olhos estão agora voltados para as próximas corridas conforme a série continua... Participe!
Publicado em 24 de março de 2025