Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
Após o lançamento do CEJS em 2024, o Campeonato Estadual de Skyrunning (CES) está pronto para decolar em duas unidades federativas do Brasil, São Paulo e Espírito Santo.
Desafio Pico do Urubu SkyRace® sediará o Campeonato Paulista. © @itapetitrail
O Campeonato Paulista será o o primeiro da temporada e celebrará os títulos individuais estaduais SKY e SKYULTRA com total de 12 medalhas de ouro, prata e bronze, no evento da Itapetitrail Desafio Pico do Urubu SkyRace®, em Mogi das Cruzes.
Com a nova reestruturação da Skyrunning Brazil em 2025 como uma confederação, os campeonatos estaduais surgiram para se aproximar cada vez mais do olimpismo brasileiro, e para servir como base para o desenvolvimento de Federações Estaduais de Skyrunning. Dessa forma, os campeonatos estaduais qualificam atletas para os campeonatos nacionais, e estes qualificam atletas para campeonatos continentais e mundiais, mantendo uma ligação permanente entre CES e o BRASILEIRO.
As corridas levam o Selo de Percurso Certificado da ISF, o selo de aprovação que certifica que elas estão em conformidade com os parâmetros do skyrunning. Todos os atletas são automaticamente incluídos no Ranking ISF, enquanto os medalhistas se qualificam para o Campeonato Brasileiro 2026.
Claudia Gastaldo (SP) foi a vencedora da SKY em 2024. © @itapetitrail
Os eventos do Campeonato Paulista começarão no domingo, 25 de maio às 05:30 horas com a disciplina SKYULTRA no Desafio Pico do Urubu Ultra SkyMarathon® – 50 km de extensão com subida vertical de 3.400 m, o mais novo percurso de skyrunning certificado no Brasil, que desbravará de forma ampla as trilhas da Serra do Itapety.
Em seguida, às 08:00 horas será a vez do Desafio Pico do Urubu SkyRace® para a disciplina SKY, 21 km de extensão com 1.400 m de subida vertical, passando por percursos técnicos para conquistar o Pico do Urubu, o mais alto da região a 1.140 metros de altitude.
O percurso SKY também faz parte do Circuito Oficial Skyrunner® Brazil Series 2025 como prova bônus, atribuindo 20% a mais de pontos aos atletas do TOP 40, e do CEJS, o Campeonato Paulista Juvenil. A paulista Claudia Gastaldo foi a campeã 2024 do percurso com o tempo de 3h07’46”: “Foi uma corrida com um percurso muito perfeito. Exigindo bastante força do começo ao fim. Várias trechos técnicos. Visual lindo!” — comentou Gastaldo.
O campeão 2024 foi o paranaense Alan Lima com o tempo de 2h21’59”: “Prova muito técnica e cadenciada, com uma variação muito boa de terrenos, ora correndo em single track ora escalando paredões, correndo em pastagens... Enfim, uma prova completa!” — comentou Lima.
Insanity Mountain Forno Grande sediará a primeira edição do Campeonato Capixaba. © Insanity Mountain
O Campeonato Capixaba concluirá a temporada com chave de ouro na Insanity Mountain Forno Grande celebrando o título combinado estadual VERTICAL e SKY com seis medalhas de ouro, prata e bronze.
Os eventos começarão na sexta-feira, 10 de outubro, com o Insanity Mountain Forno Grande Vertical Kilometer® — 5 km de extensão com 1.002 m de subida vertical, alcançando o topo do Forno Grande, a 2.039 metros de altitude, é o VK mais técnico das Américas.
O VK de Forno Grande já sediou a Final Sul-Americana do VK OPEN Championships 2023, e os recordes do percurso se mantém desde então, com o tempo de 00h55’47” no masculino com André Mapa e 01h21’24” no feminino com Linabel Araújo. Coloque o capacete, para conquistá-lo são necessários equipamentos de escalada para segurança, muita potência nas pernas e mãos para escalar os paredões inclinados de rocha, um VK icônico no mundo!
A Insanity Mountain Forno Grande SkyRace® é a mais técnica do Brasil. © Insanity Mountain
Forno Grande sediou em 2024 a Grande Final do Skyrunner® Brazil Series, o maior circuito de corridas de montanha que o Brasil já viu, coroando os melhores skyrunners da temporada, Patrícia Andrade e Andre Mapa.
O Campeonato Capixaba se concluirá no sábado, 11 de outubro, com a SKY mais técnica do Brasil, a lendária Insanity Mountain Forno Grande SkyRace® — 37 km de extensão com 2.800 m de subida vertical. De acordo com os parâmetros da ISF, as corridas no Brasil com nível técnico mais alto são todas da Insanity Mountain, uma em cada disciplina: Forno Grande VK, Forno Grande SKY e Pico da Bandeira SKYULTRA. Os recordes do percurso SKY são de Andre Mapa no masculino com o tempo de 04h08'39" e Patrícia Andrade no feminino com 04h58'39".
Rafael Aquino Leal, Presidente CBSky, comentou: “O lançamento do CES no Espírito Santo é muito especial para nós e visa destacar o mito, a tradição e a lenda dos percursos Insanity Mountain, uma organização especialista em criar desafios de puro skyrunning, e que já sancionou tantos outros eventos icônicos nacionais e internacionais, como o Campeonato Sul-Americano, Campeonato VK OPEN, Campeonato Brasileiro e Skyrunner® Brazil Series, sendo modelo de excelência para futuros eventos de skyrunning no Brasil.”
”Estamos com expectativas de expandir os campeonatos estaduais para mais Estados em 2026, seguido da criação de mais Federações Estaduais de Skyrunning juntamente à futura Confederação Brasileira de Skyrunning”, comentou o presidente.
Republicado em 3 de abril de 2025