Turismo Ovar

A Praia do Furadouro é uma praia urbana, classificada com bandeira azul e localizada a cerca de 4 quilómetros do centro da cidade de Ovar, na localidade do Furadouro.

O aglomerado urbano que a envolve é servido de comércio, restauração e serviços básicos de saúde, com uma população durante a época balnear na ordem dos 20 000 habitantes. Dispõe ainda de um parque de campismo com lotação máxima de 5 000 residentes. Esta praia é envolvida por espaços naturais de grande atração, como a Ria de Aveiro ou a Floresta de Pinheiro Bravo, integrada no Regime Florestal das Dunas de Ovar. Em termos culturais, destacam-se nesta localidade a Arte Xávega, a Feira da Gastronomia e as Festas Do Mar, organizadas no verão. Paralelamente, são organizados vários eventos de praia, como provas de bodyboard, surf, voleibol e futebol de praia.

Em 2019, a Praia do Furadouro foi classificada pelo “Porto Gay Circuit” como uma das cinco praias gay-friendly de Portugal, sendo localizada segundo o PortugalGay no norte da praia “uma área gay com nudismo”, conhecida pela prática do cruising. Em junho desse ano, em comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBT, hasteou-se a bandeira arco-íris em apoio da população LGBT do concelho.


A Praia do Torrão do Lameiro, bastante conhecida também por Marretas, é uma praia natural caraterizada pelo seu extenso areal de areais finas e mar agitado, onde está também presente a Arte Xávega com a sua técnica ancestral. A zona envolvente de mata de pinhal e o sistema dunar repleto de vegetação trazem a tranquilidade tão desejada por muitos utentes. 

O Museu Júlio Dinis é uma Casa Ovarense tem como missão valorizar a passagem do famoso escritor português por Ovar, dando destaque à influência que esse período teve na sua obra literária, associando-lhe a preservação da típica casa vareira que ele habitou em 1863 – a Casa dos Campos. Pretende-se salvaguardar uma herança cultural local de repercussão nacional, focalizada no séc. XIX, criando condições museológicas adequadas às suas especificidades e conferindo-lhe uma leitura contemporânea.