Turismo Faro

Segundo a tradição, a origem da Igreja de Santa Maria remonta ao período visigótico, tendo sido convertida em mesquita durante a época muçulmana e reconvertida para o cristianismo após D. Afonso Henriques ter conquistado a vila, em 1148, consagrando-a ao culto mariano. A partir de 1210, a vila de Óbidos passou a pertencer à Casa das Rainhas, tendo beneficiado do mecenato artístico e religioso da Coroa nos seiscentos anos seguintes. As várias intervenções na Igreja de Santa Maria são um testemunho desse facto. O templo que hoje se ergue na Praça de Santa Maria, ao fundo da Rua Direita, data do século XVI e foi construído por iniciativa da rainha D. Leonor, esposa de D. João II. Foi nesta igreja que se casou, a 15 de agosto de 1441, o infante D. Afonso (mais tarde rei D. Afonso V de Portugal) com sua prima D. Isabel, tendo ele dez e ela oito anos de idade. A partir de 1571, dado o seu estado de ruína, foi profundamente remodelada, sob ordem da rainha D. Catarina de Áustria, passando a ter a configuração atual. 

A Capela dos Ossos de Faro é um ossário em Faro, Portugal. Pertence à igreja de Nossa Senhora do Carmo. Foi mandado construir em 1816. As ossadas provêm de um antigo cemitério da Ordem.

A entrada contém a inscrição: "Pára aqui a considerar que a este estado hás-de chegar".


A Doca de Faro é um espaço agradável em zona nobre de Faro, onde poderá passear pelo jardim, descansar numa esplanada ou espreitar as barraquinhas de artesanato diverso.