Turismo Covilhã

A Universidade da Beira Interior (sigla: UBI) é uma universidade pública localizada na cidade da Covilhã, em Portugal. Em 2021, tinha cerca de 8600 estudantes inscritos nos vários cursos da sua oferta formativa, que cobre todos os graus académicos do ensino superior Português (licenciaturas, mestrados e doutoramento), bem como pós-graduações, em áreas que vão desde a Medicina e Ciências Biomédicas até à Bioquímica, desde Desenho Indústrial até ao Design de Moda, desde a Engenharia Aeronáutica até à Engenharia Informática, desde a Engenharia Civil até à Arquitetura, até ao Jornalismo, Ciências da Comunicação, desde Gestão à Economia, desde a Psicologia à Sociologia. O nome da universidade reflete a região histórica onde se insere em Portugal, conhecida como a parte mais interior da região centro do país, compreendida entre o distrito da Guarda e de Castelo Branco. 

A Praça do Município é a maior e mais importante praça da Covilhã. Localizada no coração da cidade, é aqui que se encontram os edifícios onde funcionam os principais serviços públicos, os mais importantes monumentos e é uma zona de comércio e turismo.

O edifício maior é a Câmara Municipal. Próximo está Teatro-Cine, o banco Caixa Geral de Depósitos e a Igreja da Misericórdia.

Tem também algumas esculturas de destaque como a que faz rotunda, da autoria de Irene Buarque, aqui colocada aquando das últimas obras no ano de 2001.

A escultura de Pêro da Covilhã, mesmo em frente à Câmara Municipal.

Pêro da Covilhã foi um explorador português, nascido aqui, no ano de 1450 (não se sabe, ao certo, a data).


A Ponte da Ribeira da Carpinteira sobre o Vale da Carpinteira, da autoria do Arquitecto João Carrilho da Graça e do Engenheiro Adão Fonseca, surge na sequência de um plano de mobilidade do Município da Covilhã para facilitar a circulação pedonal entre o centro da cidade e a zona dos Penedos Altos.

Projectada e construída entre 2003 e 2009, a ponte ergue-se como um objecto elegante que sublinha a paisagem e cria uma alternativa de atravessamento do vale. Custou três milhões de euros.