Gastronomia Lisboa

Pataniscas de bacalhau é um prato típico da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura.

As pataniscas consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritos em polme de farinha de trigo, temperado com sal e, por vezes, pimenta e salsa. Possuem uma forma irregular achatada ou esférica, se fritas em gordura abundante e ficam com cerca de 8–12 cm de diâmetro.


Amêijoas à Bulhão Pato é um prato típico da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura, provavelmente no concelho de Almada. Alega-se que o nome deste petisco é um tributo ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato após este ter mencionado um cozinheiro nos seus escritos.

É um prato muito comum em marisqueiras e cervejarias, a par com a salada de polvo, salada de ovas e camarão cozido ou frito. O prato é confeccionado com amêijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão (para temperar antes de servir). Algumas receitas podem adicionar uma pequena porção de vinho branco, muitas vezes acompanhado de pão.


Iscas com Elas é uma receita tipicamente lisboeta, Iscas com elas (elas são as batatas cozidas cortadas às rodelas) era um prato vulgar na Lisboa do século XIX e principios do século XX.