Gastronomia Braga

Os Rojões à Moda do Minho é um prato típico da culinária de Portugal, mais concretamente, da região do Minho, no Norte do País.

Os “rojões” são pedaços de carne de porco sem osso, mas com alguma gordura (por exemplo, da perna). Para esta preparação, os rojões são marinados de um dia para o outro numa mistura de vinho verde, alho, sal, pimenta, louro e colorau. A carne é alourada em banha e misturada com a marinada, deixando-se estufar em lume brando. No fim, junta-se sangue de porco cozido e cortado em fatias finas e deixa-se apurar.


O leite-creme é uma sobremesa com muito sabor, suave e aveludado, feito com gemas de ovos, leite e açúcar. Este doce é fácil de fazer, mas requer a mão de um “cientista” cuidadoso e concentrado. O passo fundamental para a preparação do leite-creme é a desnaturação das proteínas do ovo. As proteínas são moléculas constituídas por aminoácidos, e que se encontram normalmente enroladas. 

A Aletria (do árabe hispanizado alaṭríyya ou aliṭríyya, a partir do árabe clássico iṭriyah, sendo este derivado do aramaico rabínico iṭṭĕrī[tā]: espécie de massa; este último seria proveniente do latim attrīta: 'esmigalhada', 'sopa') é uma massa alimentícia, de fios finos, utilizada para fazer sopas e doces. A palavra aletria pode corresponder à italiana vermicelli ou capellini ou à francesa vermicelle.