Gastronomia Covilhã

Com uma excelente qualidade, o Pêssego da Cova da Beira tem um sabor muito característico, é um fruto com uma agradável fragância, de polpa amarela, muito sumarento e saboroso capaz de satisfazer o paladar mais exigente.

Cidade rodeada pelo verde dos montes e vales da Serra da Estrela, acompanhada pelo rio Zêzere, o concelho da Covilhã possuí vastos campos de pessegueiros onde, num cenário magnífico o passeio pelos pomares e a prova do fruto acabado de colher da árvore tornam-se experiências únicas. 

O Mel da Serra da Estrela tem, em regra geral, um aroma forte, persistente (característico da urze), espesso com um paladar adstringente e macio como o mel de rosmaninho.

Este produto já obteve medalhas de prata e bronze em Concursos Internacionais de Mel.


O Queijo da Serra da Estrela é o cartão de visita e já ultrapassou fronteiras, tornando-se um queijo com história.

A área geográfica de produção contempla os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e algumas freguesias dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso.

Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta característica da nossa Região, que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra.