turismo de Évora

Capela dos Ossos 

A Capela dos Ossos vem à cabeça de muitas pessoas quando se fala em Évora. Porque é assustadora ou simplesmente porque é um monumento como qualquer outro na cidade. Todos são espetaculares, não fosse Évora Património Mundial, mas uns… são mesmo mais fascinantes que outros!

Sem dúvida que a Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos de Évora, talvez o seu ex-libris. Fica situada na Praça 1º de maio e faz parte da não menos conhecida Igreja de São Francisco. Uma das experiências no Alentejo a não perder!

Capela dos Ossos – História e descrição

A Capela dos Ossos foi construída no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Esta mensagem é claramente passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Mostra, no fundo, o macabro gosto do homem barroco pela necrofilia.


Museu do Relógio 

Foi no dia 16 Dezembro de 2011 que o Museu realizou um dos seus projetos à muito ambicionado: abertura de um Pólo do Museu na histórica cidade de Évora - Património da Humanidade (UNESCO-1986). Tal projeto cultural tem como principal parceiro a Fundação INATEL, titular das instalações – no Palácio Barrocal, na Rua de Serpa Pinto, nº6 bem junto à famosa Praça do Giraldo.

O Museu do Relógio Pólo de Évora pretende se apresentar como um cartão de visita do Museu principal em Serpa, estimulando desta forma o fluxo turístico no Alentejo. No seu acervo constam mais de 600 relógios mecânicos desde sec. XVIII até os dias de hoje.

Ao longo dos anos, tem realizado exposições e eventos em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, as quais tem atraído milhares de visitantes/turistas até Évora.

O Museu está aberto a novas parcerias e desafios...


Tour Megalítico

Visitas Tour do Megalítico em Évora

Este lugar místico foi construído numa localização que teve em conta fenómenos astronómicos relacionados com a movimentação anual do Sol e da Lua. Atualmente, está rodeado por uma bonita floresta de montado (sobreiros e azinheiras).