Projetos de Extensão

R)existências (Bia e Helton) Bolsista de Ensino: Juliana Vitorelli; Bolsistas de extensão: Marcella e Priscila (EMI); Alunos voluntários do projeto: Maria Luíza, Sandora, Cristiane e Leandro. 2019

O Projeto (R)Existências foi desenvolvido em 2019, como uma proposta de diálogos envolvendo alguns professores do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont, provenientes de diferentes áreas do conhecimento. Estes atuaram em suas disciplinas, de maneira transversal, com uma determinada temática a ser trabalhada durante o mês. Os professores atuaram em classes do Ensino Médio Integrado, em cursos profissionalizantes de áreas diversas, na Graduação e na Pós-graduação.

As temáticas foram escolhidas após pesquisa prévia sobre as questões trazidas pelos alunos em sala de aula e que repercutiam confusamente nas mídias, necessitando maiores esclarecimentos. As temáticas selecionadas foram: Migrações, Movimento Negro, LGBTTI, Coletividades de Base e Resistência Indígena e Quilombola. Posteriormente, expandiu-se o grupo inicial para outros professores, estudantes voluntários e bolsistas, bem como técnicos administrativos, que se organizaram para juntos elaborarem as atividades relacionadas à temática do mês nas disciplinas ministradas. Os trabalhos transdisciplinares e eventos realizados serão descritos nas produções acadêmicas que sejam resultado desta pesquisa.

A partir dessas atividades, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto de extensão que permitisse a ampliação e articulação do projeto com a comunidade local. Essa ampliação possibilitou que os próprios atores protagonistas desses movimentos sociais narrassem suas histórias para as comunidades acadêmica e local, além de ampliar a reflexão sobre os diferentes saberes e patrimônios culturais, por meio de atividades didáticas, culturais e artísticas que faziam parte do projeto.


Reportagens: