A EB1 c/ JI de Selmes vai ter um Ponto Biblioteca.
Publicamos neste espaço os comentários de leitura dos alunos do 9º ano com a certeza de que, ao longo do ano, as suas opiniões de leitura vão ser cada vez mais profundas e interessantes.
Alguns comentários nº 5
(3º período)
1 - Identificação do livro
Título: Isto começa aqui
Autora: Colleen Hoover
Editora: Topseller
O meu comentário crítico:
O livro “Isto começa aqui” é a aguardada continuação de “Isto acaba aqui”, da autora Colleen Hoover. Este romance fala da história de Lily e Atlas, que tentam retomar o relacionamento enfrentando vários obstáculos, pois Lily está sempre preocupada com o bem estar da filha e com a reação do seu ex-marido (o pai da criança) ao descobrir a possibilidade de uma nova relação com Atlas.
As personagens principais desta obra são: a Lily, uma mulher muito forte mas bastante sensível, o seu ex-marido Ryle, que é controlador e agressivo, e o Atlas, que é calmo, gentil, protetor e carinhoso, o que demonstra que é exatamente o oposto de Ryle.
Esta história aborda temas muito importantes, como por exemplo a violência doméstica, que apesar de não ser o foco principal como no primeiro livro, as consequências desse trauma continuam bem presentes na vida das personagens. Outro tema é a família/maternidade, já que a relação de Lily com a sua filha é muito comovente e retrata as dificuldades de ser mãe nesta situação complicada. No entanto, o tema principal, a meu ver, é o amor visto que ela sai de um amor abusivo para um amor saudável e feliz baseado em respeito.
Embora seja uma continuação, acho que é perfeitamente possível entender o desenrolar da história sem ler o primeiro livro, porém recomendo lê-lo para estar a par de alguns pormenores. Este livro é em narrativa, tem muitos diálogos e é bastante fácil de ler pois a linguagem é simples.
Para concluir, gostei muito deste romance. Como já tinha lido o primeiro livro, desejava muito o que ia acontecer com este relacionamento entre Lily e Atlas. Recomendo a leitura a quem gosta de romances com temas realistas e importantes.
Identificação do livro
Título: “A minha casa assombrada”
Autor: Angie Sage
Editora: Editorial Presença
O meu comentário crítico:
O livro “ A minha casa assombrada” de Angie Sage é sobre a dependência que criamos no lugar que já se tornou o nosso lar.
Na vida real é cada vez mais comum sermos dependentes de algo: tecnologias, rotinas e decisões viciosas.
Numa das situações presentes no livro, este mostra como a menina era dependente da casa da sua tia, pois a partir do momento que ela fala que a irá vender e mudar para um apartamento mais reservado e atual, Araminta decide impedir a todo o custo que alguém quisesse permanecer ali.
Hoje em dia, as pessoas facilmente dependem da tecnologia ao ponto de sujeitarem-se a desafios perigosos, simplesmente para chegar a uma certa “meta” e ter a aprovação de outras pessoas.
No meu ponto de vista Araminta devia ter tido uma conversa com a sua tia para chegarem a um consenso, em vez da menina expor sua determinação de forma ridicularizada. Na minha sincera opinião, a dependência que a menina mantinha com a casa da sua tia era algo preocupante o que a levou a cometer erros graves, porém a sua determinação prova que ela fará de tudo para conseguir aquilo que quer e que gosta.
Por fim, achei o livro interessante, os capítulos mantinham um assunto contínuo de forma que não parecesse repetitivo.
Identificação do livro
Título: O Manuscrito Encontrado em Accra
Autor: Paulo Coelho
Editora: J’ai Lu
O meu comentário crítico:
Em 14 de julho de 1099, os cruzados estão à porta de Jerusalém e todos os habitantes da cidade se refugiam num local onde está uma pessoa misteriosa conhecida com o nome de ”O Copta” e, enquanto os últimos estão a serem atacados, eles ouvem as suas últimas lições de vida.
Na minha opinião, esta obra foi muito interessante de ler do início até ao fim. Com este livro do Paulo Coelho, (o primeiro que li do autor), aprendi muitas lições de vida. Ele fala sobre muitos aspectos da vida, como a religião, amor, amizade, ansiedade, entre muitos outros temas.
Este livro tem um tema muito diferente do livro que li anteriormente, mas mesmo assim gostei muito de o ler. Já me tinham aconselhado este autor então, tive curiosidade de ler um livro do mesmo, reparei que se fala muito de Li-o em francês pois comprei-o em França.
Para concluir, gostei muito deste livro e aprendi muitas coisas com ele, e agora vou ter ainda mais curiosidade em ler outros deste autor.
Identificação do livro
Título: Spiral
Autor: Bal Khabra
Editora: Desrotina
O meu comentário:
O livro Spiral de Bal Khabra foi a obra que escolhi para comentar. A obra apresenta o romance entre uma bailarina persistente (Sage) e um jogador de hóquei famoso que evita os holofotes (Elias).
Gostei bastante do livro, é um romance leve, com uma boa narrativa e personagens bem caracterizados. O livro foi tudo aquilo que eu esperava que fosse, portanto, não me surpreendeu, nem me desapontou, achei apenas, que poderiam ter sido abordados temas relativamente mais importantes durante a narrativa. Adorei como o início do relacionamento dos personagens foi totalmente inesperado e mesmo antes de namorarem já tinham uma certa amizade e divertiam-se juntos, em parte, penso que é por isso que se tornaram um casal tão genuíno. Ambos têm passados trágicos que os perseguem e juntos lidam com os problemas causados pelos mesmos apoiando-se um ao outro e, mesmo pertencendo a realidades tão diferentes, têm um relacionamento singular e admirável.
Para concluir, considero que Spiral é um bom livro, para quem gosta de romances, pois não penso que seja apelativo para quem não se interessa por este tipo de obras literárias. Penso que em todas as leituras que fazemos adquirimos algum tipo de conhecimento e com esta leitura aprendi que sei exatamente o que procuro nas pessoas que quero ter ao meu redor, espero que me compreendam sem ter de me traduzir constantemente, que não tenha que pedir por atenção quando preciso dela e que não tenha que estabelecer limites quando não me sinto respeitada, pois em todos os relacionamentos, românticos ou não, é importante acima de tudo haver respeito.
Alguns comentários nº 3 e 4
(2º período)
Identificação do livro:
Título: ”Às de espadas"
Autor: Faridah Àbíké-Íyímídé
Editora: Desrotina
O meu comentário crítico:
O livro explora a vida de Devon e Chiamaka, os únicos alunos negros na escola. Devon é um músico introvertido, enquanto Chiamaka é popular e ambiciosa.
No último ano, segredos comprometedores sobre eles começam a ser expostos por um anônimo chamado "Ás". À medida que as ameaças aumentam, eles descobrem que são alvos de uma conspiração racista para destruir o seu futuro. Decidem unir-se para tentar revelar a verdade.
Descobrem que a conspiração contra eles faz parte de um esquema racista organizado pela escola, onde alunos negros são manipulados e destruídos para garantir que apenas estudantes brancos alcancem o sucesso. A própria administração da escola está envolvida, e os ataques de "Ás" fazem parte desses planos. Devon e Chiamaka unem-se para expor a verdade, e conseguem revelar a conspiração à escola toda, o que acabou por criar um grande escândalo.
Na minha opinião, Ás de Espadas foi uma ótima leitura e recomendo bastante. Começa com um clima de mistério meio “Gossip girl” e “Pretty little lyars”, o que eu gostei muito, porque são séries que eu admiro. A cada capítulo, tinha uma reação diferente, tipo "o que é que se está a passar aqui?", até as peças começarem a encaixar e cada detalhe da história começar a fazer ainda mais sentido. O livro aborda muito o tema do racismo e como certas pessoas fazem de tudo para manter amigos e familiares no topo sem se importarem se vão prejudicar outras pessoas ou não.
1 - Identificação do livro
Título: “Os Três Mosqueteiros”
Autor: Alexandre Dumas
Editora: Editorial Verbo
Comentário Crítico
O livro “Os Três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas conta a história das aventuras de D’Artagnan e os três mosqueteiros, e reviravoltas romanescas.
É um livro revestido de aventuras, ação e romance, na minha opinião, o decorrer da história é muito interessante, com vários inimigos, amizades, mas também romances.
Alexandre Dumas explora temas como a honra, traição, amor e poder, e, a meu ver, constrói uma boa crítica sobre a sociedade na sua época, como as disputas por poder da monarquia e os interesses da nobreza.
Esta obra de romance histórico é, no meu ponto de vista, uma das mais importantes e marcantes da história, e recomendo a leitura para quem gosta de aventura, ação e romance.
1 - Identificação do livro
Título: Os Indomáveis F. C.: o mundo é uma bola
Autor: Álvaro Magalhães
Editora: Porto Editora
O meu comentário crítico:
“Os Indomáveis F.C. O Mundo é Uma Bola” de Álvaro Magalhães agarra o leitor desde o primeiro apito. A narrativa, centrada na formação de uma equipa de futebol infantil, vai muito além do desporto, explorando temas como a amizade, a competição, a importância do trabalho em equipa e a descoberta da própria identidade. Magalhães consegue criar personagens cativantes e diversificadas, com as quais jovens leitores se podem facilmente identificar. Desde o Rui, o guarda-redes inseguro, até à Carolina, a única rapariga da equipa que luta pelo seu lugar, cada personagem contribui para a riqueza da história.
Contudo, apesar do seu inegável encanto, a obra peca por vezes por uma certa previsibilidade. Os desafios que a equipa enfrenta, embora realistas, seguem uma fórmula algo familiar, com vitórias e derrotas que se sucedem de forma um pouco expectável. A linguagem, embora acessível ao público-alvo, poderia ser mais rica e exploratória, aproveitando a oportunidade para introduzir um vocabulário mais variado aos jovens leitores.
Outro ponto a considerar é a representação, por vezes idealizada, do espírito desportivo. Embora seja importante transmitir valores positivos, a obra poderia beneficiar de uma abordagem mais matizada da competição, mostrando que nem sempre todos os jogadores agem de forma íntegra e que as derrotas, por vezes, são injustas.
No geral, “Os Indomáveis F.C. O Mundo é Uma Bola” é uma leitura agradável e recomendável para jovens leitores apaixonados por futebol. Apesar de algumas falhas, a obra consegue transmitir mensagens importantes sobre a importância do trabalho em equipa, da perseverança e da amizade, tornando-se uma boa opção para incentivar o gosto pela leitura. A simplicidade da narrativa e a familiaridade do tema tornam-na acessível e cativante, abrindo caminho para discussões importantes sobre valores e ética no desporto.
Assim concluo que gostei muito do livro, já que fala de temas que abordo no dia a dia, pois jogo futebol e achei muito interessante a maneira como aborda o tema.
1 - Identificação do livro
Título: “A todos os rapazes que amei”
Autor: Jenny Han
Editora: TopSeller
O meu comentário crítico:
“Para todos os rapazes que amei” é um livro de romance, drama e comédia. Eu escolhi esta obra porque ela tem adaptação em filme e eu já tinha curiosidade em ler para saber como era a história original.
Na história acompanhamos a vida de Lara Jean que escreve cartas quando está apaixonada, é a maneira que ela encontrou para esquecer as suas paixões, como a personagem refere no livro, quando ela escreve uma carta, escreve tudo o que quer dizer à pessoa, é como se fosse uma despedida. Lara Jean escreveu 5 cartas no total, e num certo dia as cartas são todas enviadas inesperadamente para os rapazes, um deles é o Peter Kavinsky, que é o popular da escola. De início, ele diz que não quer nada com a Lara Jean, mas depois decide fingir namorar com ela porque queria fazer ciúmes à ex-namorada e a Lara Jean aceita porque uma das cartas era para o namorado da irmã mais velha e a personagem não queria que ele achasse que ela ainda gostava dele, no entanto, com o tempo eles começam a apaixonar-se um pelo outro.
O que eu mais gostei da obra foi acompanhar a maneira como eles se apaixonam, não foi repentino, dá para perceber quando eles se começam a apaixonar e também gostei da maneira como a autora descreve a relação da Lara Jean com as irmãs.
A autora desenvolveu a história de uma maneira leve que faz com que quem está a ler queira ler sempre mais. Acho que os personagens tem um bom desenvolvimento, mas alguns deles mereciam ser um pouco mais aprofundados, como por exemplo a Christine que é uma personagem muito superficial sendo que ela é a melhor amiga da personagem principal e não tem o seu devido valor.
Um ponto negativo do livro é que ele acaba em aberto, com os dois personagens separados, o que deixa o leitor muito curioso.
É uma boa recomendação para quem gosta de livros leves mas com um pouco de drama. Apesar de ser um romance “clichê”, a autora soube escrever bem a obra e usou linguagem acessível para todas as idades.
1 - Identificação do livro
Título: O Diário de um Banana 2 : O Rodrick é terrível Autor: Jeff Kinney
Editora: Booksmile
O meu comentário crítico:
Este livro relata o dia-a-dia de um rapaz chamado Greg Heffley.
O Greg é um rapaz engraçado e inteligente. As suas férias de verão foram um desastre, o seu irmão Rodrick encontrou o seu primeiro diário e as aulas de natação não correram nada bem. Voltaram às aulas e ele só tinha um amigo, o Rowley, que é um pouco atrapalhado. Nada dava certo na sua vida, nem na escola, nem em casa, na escola ele sofria bullying e em casa ele tinha o seu irmão mais novo, Manny, que sempre que fazia alguma asneira colocava a culpa nele e o seu irmão mais velho, Rodrick, que estava sempre a o chatear. Mas ele conseguiu dar a volta e tornar-se o mais popular da escola e fazer com que o seu irmão Rodrick percebesse a sorte que ele tem de ser seu irmão.
Eu gostei bastante deste livro pois é muito engraçado e fácil de ler.
Identificação do livro
Título: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Autor: Jorge Amado
Editora: Publicações Dom Quixote
O meu comentário crítico:
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é uma fábula engraçada e encantadora. A história, escrita por Jorge Amado e ilustrada por Carybé, conta o amor impossível entre um gato rabugento e uma andorinha gentil, que ignoram as "regras do seu mundo".
Embora pareça um conto infantil, o livro ressalta uma crítica profunda à sociedade brasileira. Mostra como o preconceito e as regras sociais impedem que as pessoas ou, neste caso, os animais vivam os seus verdadeiros sentimentos e a sua verdadeira vida. A história é cativante, mas o final triste reforça a mensagem de que muitas vezes o mundo/pessoas rejeitam aquilo que é diferente, pois a andorinha trocou o gato por um rouxinol por esse mesmo motivo.
A escrita de Jorge Amado é simples e envolvente. Apesar de ser um livro acessível para crianças, também faz pensar os adultos sobre liberdade, amor e as regras impostas pela sociedade. No fundo, é uma bela história. O livro tem 110 páginas mas por vezes a linguagem é um pouco difícil.
Em suma eu gostei da história mas o livro poderia não ser tão confuso nas histórias.
Comentário nº 2
(1º período)
9ºB
Identificação do livro
Título: As Vantagens de Ser Invisível Autor: Stephen Chbosky
Editora: ASA, grupo LeYa.
Processo de leitura
Comecei a ler este livro no dia 13 / 9/ 2024 e terminei no dia 30 /10 .
O excerto/frase da obra que mais me marcou foi o seguinte:
“- Charlie, nós aceitamos o amor que achamos que merecemos. “ (Página 39)
Escolhi esta frase porque acho que, cada vez mais, o significado desta frase é demonstrado pelas pessoas que não tem o amor-próprio, achando que o amor que recebe é o suficiente. Dado que não se amam a eles próprios, aceitam qualquer tipo de amor de outra pessoa, mesmo que esse, seja muito, pouco ou nada.
O meu comentário crítico:
O livro “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky, é uma história de esperança e crescimento.
O único aspeto positivo do livro é que ao longo do livro, conseguimos crescer com o Charlie e percebemos que ninguém pode ser invisível para sempre. Um dos aspetos negativos, é que achei o vocabulário um pouco inapropriado.
O tipo de estilo que é usado pelo autor é descritivo, onde Charlie descreve os seus dias para uma pessoa anónima, como desabafo.
Alguns dos temas que ele aborda são o suicídio, o luto e drogas. Eu concordo com a opinião do autor, quando explica como tentava lidar com isso tudo, mas não conseguia, no entanto, o autor mostra capacidade de desenvolver todos eles devidamente e colocá-los naturalmente na história.
Eu recomendaria este livro para adolescentes, especialmente aos mais introvertidos.
Para concluir, este livro fez-me pensar em querer ser a melhor pessoa que podemos ser.
Comentário nº 1
(1º período)
9ºA
1 - Identificação do livro
Título: O Rapaz dos sapatos prateados
Autor: Álvaro Magalhães
Editora: ASA
O meu comentário crítico:
Eu gostei do livro e recomendo a sua leitura.
Penso que aborda vários temas importantes numa
só história e de forma simples de compreender.
Tem várias ilustrações que fazem com que compreendamos mais facilmente a história e acho que é um livro que, apesar da parte lúdica e engraçada, retrata bastante bem a realidade e assuntos muito sérios.
1 - Identificação do livro
Título: Fama de Má Rapariga Autor: Elle Kennedy
Editora:TopSeller
2 - O meu comentário crítico:
O livro sobre o qual eu vou comentar apresenta uma rapariga que era famosa pela sua reputação de ser uma "bad girl".
Gen ao longo da história teve vários problemas e com eles começou a perceber que as suas ações eram o que definia a sua imagem aos olhos das outras pessoas, com isso eu percebi que temos que pensar antes de fazermos certas coisas para não magoarmos os outros, nem a nós próprios. Este livro explora muito o tema do amor, amizade e família. As interações com as suas amigas revelam lealdade, mas também várias rivalidades e confusões, como a de uma rapariga manipuladora e invejosa que não era nada fã da Gen, esta demonstrou não se sentir confortável com isso o que eu compreendo totalmente, porque ela acabou por perder amizades e acho que nenhum de nós gosta que alguém esteja constantemente em conflito connosco. / Em relação à vida amorosa da Gen, não era nada estável, estava sempre a acabar e voltar com o seu namorado que era o seu melhor amigo de infância.
Na minha opinião, o livro "Fama de Má Rapariga" de Elle Kennedy, é um ótimo livro, principalmente para quem gosta de romances. Ao longo da história, a autora consegue misturar humor, romance, pressão social e expectativas pessoais, o que eu acho incrível, porque quem está a ler fica sempre com curiosidade para saber o que vai acontecer, já que a cada página é um drama diferente./ Eu recomendo a leitura deste livro mas acho que não me identifico com ele, porque nunca aceitaria que me fizessem as coisas que o Even(ex namorado da Gen) fez à Gen e não permitiria que alguém me tratasse tão mal quanto ele a tratou.
Identificação do livro
Título: “Um trono para dois irmãos” Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Caminho
O meu comentário crítico:
Ana Maria Magalhães, nascida a 14 de abril de 1946, e Isabel Alçada, nascida a 29 de maio de 1950 são as autoras do livro “Um trono para dois irmãos”.
A obra tem como personagens dois irmãos, a Ana e o João, e um cientista que, numa viagem no tempo, foram parar no meio de uma guerra civil entre os liberais e os absolutistas passada em Portugal no séc. XIX.
Neste cenário de guerra existem quatro personagens principais: a Ana, o João, o cientista Orlando e o Nuno. Para além deles há várias personagens secundárias e algumas figurantes.
Na minha opinião, de entre estas personagens, haviam algumas que se destacavam a nível de características psicológicas: o João por ser aventureiro, visto que fez uma viagem no tempo, mas também corajoso; juntamente com o Nuno pois foram os dois lutar na guerra. O Dr. Libânio destaca-se pela sua bondade, dado que ia para o meio da guerra ajudar os feridos, o que no meu ponto de vista é uma qualidade admirável, uma vez que não era qualquer pessoa que arriscaria a própria pele para salvar outras pessoas. Já o Zé Maria era leal ao Nuno, porque apesar de um ser liberal e o outro miguelista, antes da guerra eram amigos, e quando o Zé Maria teve oportunidade de matar Nuno não o fez, demonstrando o valor da amizade.A história está escrita em narrativa e tem diálogos. Foi escrita para público jovem e está adequada a esse tipo de leitores pois é usado vocabulário simples o que facilita a leitura, permitindo compreender as ideias que as autoras desejam transmitir.
Este livro fez-me mudar a opinião, visto que quando comecei a ler pensei que seria aborrecido, uma vez que fala da História de Portugal (guerra civil entre os liberais e os absolutistas). No entanto, com o desenrolar da história notei que era um livro bem interessante e nada aborrecido devido ao facto de abordarem este tema de um modo divertido e aventureiro.
Recomendo a leitura deste livro para todos que gostam da História de Portugal misturada com aventuras.
Identificação do livro
Título: Aventuras de dois miúdos e dois castores
Autor: Grey Owl
Editora: Clássica
O meu comentário crítico:
O livro “Aventuras de dois miúdos e dois castores ensinou-me um pouco mais sobre como é a qualidade de vida dos índios, o espaço onde eles têm de se mover para ter alimento para si e para suas famílias e para obter proteção conforme as condições climatéricas onde permaneciam.
O fim desta história teve um grande desfecho, pois no início o narrador disse que era uma história real, porém não falou que os pobres animais iriam falecer e que a história acontecera no momento em que a contara. No final, o acampamento onde ele contava a história ficou coberto de brasas rubras, por fim decidiram partir.
Eu indico este livro aos meus colegas para que eles possam saber um pouco mais sobre como era a vida quotidiana destes povos quando tinham que caçar para obter alimento e conseguir proteção através da natureza.
No meu ponto de vista, eu gostei bastante do facto do índio ter ajudado os castores, pois eles não passavam de animais inocentes pedindo ajuda para as suas famílias e habitações.
Identificação do livro
Título: O Homem que Plantava árvores Autor: Jean Giono
Editora: Cultura Editora
O meu comentário crítico:
Este livro, inspirado em acontecimentos verídicos, conta a história de Elzéard Bouffler, um homem solitário que vivia numa região deserta dos Alpes.
Um dia, o narrador estava a realizar uma viagem pelos Alpes e, com sede, procurou água. Depois de algumas horas, avistou alguma coisa próxima de uma árvore, aproximou-se e Elzéard Bouffier, um pastor que o acolheu em sua casa e que após o jantar viu o pastor a separar bolotas perfeitas. No dia seguinte, semeou-as com materiais muito simples e contou ao nosso narrador que já tinha plantado mais de 20000.
Um ano depois, o narrador teve de ir para a guerra de 1914 e, passados cinco anos, voltou para visitar Elzéard Bouffier e os carvalhos estavam maiores. Passados muitos anos, uma floresta que tinha trocado os ventos fortes por uma brisa fresca e que deu oportunidade para reconstruir uma aldeia abandonada para ser habitada.
Eu considero que este livro conta uma história muito interessante e se Elzéard Bouffler se dedicou ao que se dedicou, foi devido à sua vida já não fazer sentido, uma vez que já lhe tinha morrido a mulher e o filho.
Identificação do livro
Título: Ela disse/Ele disse
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Editorial Presença
O meu comentário crítico:
Eu gostei deste livro, pois ele é fácil de ler, fala sobre assuntos importantes acerca da adolescência e sobre novas emoções que podem ser um pouco confusas e não sabermos o que é, como por exemplo: os ciúmes, a primeira paixão, o bullying, a experiência numa nova escola, etc…
Esta obra aborda temas, que nem sempre são fáceis de explicar, mas a autora consegue fazê-lo de uma forma simples.
O livro acaba por ser viciante, ou seja, quando o começas a ler já não queres parar e, por mais que tenha 191 páginas, quando estás a ler, num minuto estás na primeira página e no outro já leste mais de metade do livro, o que faz esquecer o número de páginas que ele tem.
E é esta a minha opinião.
Identificação do livro
Título: A Bruxa Cartuxa: em busca do primo Eco
Autor: Ana Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Caminho
O meu comentário crítico:
"Bruxa Cartuxa em busca do primo Eco", de Ana Magalhães e Isabel Alçada, é um livro de fantasia. A protagonista é interessante, mas os outros personagens ficam um pouco esquecidos na questão da sua história.
A história é envolvente e fácil de ler, o que é bom para nós jovens.
O livro fala sobre amizade e coragem de maneira positiva, mas poderia abordar temas mais complexos. No geral, é uma leitura agradável, e não poderia ser melhor explorada. “ Bruxa Cartuxa em busca do primo Eco", de Ana Magalhães e Isabel Alçada, é um livro que transporta o leitor para um mundo de fantasia e mistério.
Identificação do livro
Título: O rapaz do pijama às riscas
Autor: John Boyne
Editora: ASA
O meu comentário crítico:
O livro “O rapaz do pijama às riscas” de John Boyne aborda o tema da amizade e inocência infantil no meio da maldade e brutalidade do holocausto. A narrativa é centrada na perspectiva do Bruno, um menino que foi afetado pela decisão do pai de se mudar para Acho- devido a uma promoção no cargo.
A simplicidade da linguagem e a inocência do Bruno tornam o livro uma maneira simples de mostrar a tragédia que acontecia na época do holocausto, a amizade de Bruno e Schmuel é como a esperança no meio do cenário sombrio de maldade e injustiça que acontecia ao redor deles.
Em conclusão, “O rapaz do pijama às riscas” é um livro que nos faz refletir sobre a amizade mas também sobre a injustiça e desumanização da época.
Identificação do livro
Título: O livro que falava com o vento e outros contos Autor: José Jorge Letria
Editora: Texto Editores
O meu comentário crítico:
Gostei porque é interessante.
9º B
Identificação do livro
Título: Five Nights at Freddy’s: À procura do terror- Arrepios de Fazbear #2
Autor: Scott Cawthon, Andrea Waggener e Carly Anne West
Editora: Presença
O meu comentário crítico:
A saga Fazbear Fright’s continua com mais três contos assustadores do tamanho
de uma novela, uma mistura entre terror e mistério baseado na série de videojogos e agora filmes de terror “Five Nights at Freddy’s (FNAF)”.
Achei este livro bastante intrigante e envolvente, as referências às obras originais subentendidas e bem contadas, as três histórias sendo fluidas e fáceis de acompanhar com um terror leve mas chocante. Algumas partes desta obra revelam até segredos sobre o “universo principal” de “FNAF” sendo uma bela forma de expandir o mundo desta saga do terror. O universo de “FNAF” conta já com mais ou menos 21 livros, 11 jogos e 1 filme que se transformará numa trilogia.
Em suma, achei este um livro divertido e misterioso, como um grande fã de obras de terror deixou-me satisfeito e recomendo-o a quem gostar do género de horror.
Identificação do livro
Título: Se me amas não te demores
Autor: Raul Minh’alma
Editora: Manuscrito
O meu comentário crítico:
Eu gostei do livro, mas achei-o diferente porque um dos personagens tem uma doença rara que o faz envelhecer mais rápido e conhecendo a condição do personagem dá para ter uma ideia do porquê da escolha do título.
Já tinha lido livros de romance por isso não o estranhei muito. Eu recomendaria o livro, uma vez que a escrita do autor é simples e eu consegui perceber o que ele queria dizer. Por isso, acho que o livro é adequado para a minha idade.
Identificação do livro
Título: 9 de novembro Autor: Colleen Hoover
Editora: TopSelLer
O meu comentário crítico:
“9 de Novembro”, de Colleen Hoover, relata um relacionamento fora do comum. Fallon e Ben decidiram que vão ter uma relação, onde apenas se encontram, no dia 9 de Novembro de cada ano, durante cinco anos, sem manter qualquer contacto durante os outros dias do ano.
Gostei de como os personagens principais se revelaram ao longo do livro, uma vez que tomaram atitude que não esperava.
Não gostei do facto da mãe da Fallon ter pouca interação na ação do livro porque a filha sempre deixou claro que a mãe foi a pessoa que a mais apoiou e sempre foi muito importante na sua vida. Também achei algumas atitudes do Ben infantis e a Fallon ser muito confusa no que queria.
Identificação do livro
Título: Diário de uma Totó Autor: Rachel Renée Russell
Editora: Edições Gailivro
O meu comentário crítico:
Eu não gostei muito deste livro porque, não faz muito o meu estilo de leitura e eu só quis experimentar um género diferente, porque os que eu gosto mesmo é de aventura ou de terror.
Esta obra apresenta uma rapariga de 13 anos que sofria bullying na escola pela rapariga mais popular e gira da escola, por querer entrar num concurso de artes.
Identificação do livro
Título: A Vida de Pi Autor:Yann Martel
Editora: Editorial Presença
O meu comentário crítico:
O livro “ A Vida de Pi ” de Yann Martel é uma história de fé e de esperança, porque ele tinha a esperança de encontrar a família depois do naufrágio do barco.
Pi também conta sobre os animais do jardim zoológico e dos seus hábitos.
Na minha opinião eu gostei do livro porque é um livro de sobrevivência e aventura que são temas que gosto.
Identificação do livro
Título: A distância entre nós Autor: Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis
Editora: Editorial Presença
O meu comentário crítico:
É um romance comovente, é um dos meus livros favoritos, porque gosto deste tipo de livros, o que me fez gostar ainda mais deste.
Esta é a história de amor impossível entre dois adolescentes, Stella e Will, que sofrem de fibrose quística, o que os impede de se aproximarem fisicamente por questões de saúde.
Eu recomendaria este livro para quem gosta de ler temas mais sensíveis, como os que este aborda, tais como a responsabilidade e o autocuidado, uma vez que essa doença requer bastante cuidado, ao estar muito próximo com alguém da mesma doença. Saber que comprimidos tomar, ou que injeções levar, bem como a morte e o luto, são temas presenciados constantemente no livro, dada a gravidade das condições dos personagens.
Os autores também falam sobre resiliência e a esperança que temos que ter ao ver alguém com uma doença fatal a piorar dia após dia.
O livro “A distância entre nós” ficou mais conhecido pelo filme.
Para concluir, este livro fez-me pensar que temos que aproveitar o pouco tempo de vida que temos e lutar por ela.
IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO:
Título : Os jogos da Herança
Autor: Jennifer Lynn Barnes
Editora: Editorial Presença
O MEU COMENTÁRIO CRÍTICO:
Eu adorei ler este livro, porque gosto de ler livros de suspense, aventura e enigmáticos.
Identificação do livro:
Título: Mudança Radical
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Editora: Paulinas Editora
O meu comentário crítico:
Na minha opinião, acho que os pais, mesmo que fosse uma decisão que só eles pudessem tomar, deveriam ter falado com os três filhos para que eles tivessem a ideia e a noção do que estava a acontecer.
Acho que no início não perceberam nada e até não gostaram da ideia, até porque não deve ser fácil mudar a vida de um dia para o outro, mas no final valeu a pena e até novos amigos fizeram e descobriram alguns segredos que não faziam ideia que existiam.
Achei o livro interessante para qualquer pessoa ler, pois relata uma situação que acontece na vida real de muita gente e consegue explicar como se pode lidar com isso ao longo do tempo.
Identificação do livro
Título: Atrás das redes Autor: Stephanie Archer
Editora: Chá das Cinco
O meu comentário crítico:
O livro Atrás das redes de Stephanie Archer foi a obra que escolhi apresentar e é um romance juvenil.
Escolhi-o pois é um género literário ao qual estou acostumada. Não foi o melhor que já li, é um romance genérico, porém, considero que a história é envolvente, fez-me sentir empatia pelos personagens e as suas trajetórias ao longo do livro, por exemplo quando descobri o que o ex-namorado da Pippa (uma das personagens principais) lhe tinha feito, enquanto ela se culpava por não ser suficiente para ele, até ela encontrar alguém que realmente a amava. Foi a partir deste e de outros aspetos que concluí depois de ler, que por vezes estamos mal em um sítio, ou com alguém, porque simplesmente não é para nós, mas que em algum lugar vai sempre haver uma pessoa que nos faça sentir bem, ao seja, haverá sempre lugar para nós algures por aí, mesmo nos sítios menos esperados.
Esta é uma obra carregada de emoções e sentimentos que explora detalhadamente os personagens principais (pois existem dois pontos de vista).
Identificação do livro:
Título: As jogadas do Amor Autor: Sarah Adams
Editora: Cultura
O meu comentário crítico:
No livro "As jogadas do Amor", Sarah Adams apresenta uma narrativa que, apesar de suas intenções românticas e com humor tem, na minha opinião, alguns “defeitos”.
A autora cria uma história que gira em volta de um romance intrigante entre dois personagens carismáticos, mas, em certos momentos, alguns acontecimentos são bastante previsíveis e clichês.
A construção dos personagens é bastante boa, porém alguns deles têm falta de profundidade, o que pode tornar difícil estabelecer a conexão do leitor com os estados emocionais dos personagens. Além disso, o ambiente desportivo é pouco utilizado e não explora adequadamente as coisas que poderiam tornar a história mais interessante.
Por outro lado, a escrita é leve e os diálogos engraçados são pontos fortes, dando momentos de descontração e risos aos leitores.
A química entre os protagonistas é óbvia e, mesmo com as suas falhas, o romance tem o poder de entreter e provocar reflexões sobre o amor e o quão profundo e complicado ele pode realmente ser.
Em suma, "Jogadas do Amor" é uma leitura agradável, mas que poderia ter- se aproveitado de uma ação mais original e de um desenvolvimento mais profundo dos personagens. Porém, é uma obra que, apesar das suas “falhas”, ainda conquista os fãs do romance leve e divertido.
9º C
Identificação do livro:
Título: Crónicas de Enigma - Os Inúteis
Autor: Maria Francisca Macedo
Editora: Manuscrito Editora
O meu comentário crítico:
O livro “Crónicas de Enigma - Os Inúteis” de Maria Francisca Macedo conta uma história cuja ação se desenvolve num universo onde a criatividade e o pensamento são proibidos.
O universo onde se passa a ação é controlado por “A Ordem” que prende que todas as pessoas se atrevam a ter imaginação, e, eu penso que, este assunto é muito interessante, tal como os enigmas escondidos pelo livro, que o leitor tem de desvendar.
Um dia, um rapaz chamado Arthur fez um baloiço com madeira e uma rapariga chamada Alice, inventou uma história. Então, ambos têm que fugir à Ordem, desvendando enigmas pelo caminho, mas, na minha opinião, o conflito poderia ser evitado se o Arthur e a Alice não tivessem expressado a sua criatividade.
Este livro é, a meu ver, muito interessante para quem gosta de enigmas e aventuras.
Identificação do livro
Título: O Mata-Sete Autor: José António Franco
Editora: Livros do Corvo
2 - O meu comentário crítico:
A meu ver, este livro vale a pena ler, no entanto, o autor deveria ter desenvolvido mais a história e utilizado menos palavras difíceis de ler. Esta obra é muito interessante e tem uma vantagem, como é pequeno lê-se rapidamente. No entanto, também tem uma desvantagem: como tem poucas páginas a história está muito condensada e em quatro linhas o autor expõe três assuntos diferentes.
Apesar destes aspetos, acho que deveriam ler, porque independentemente de tudo é giro.
Identificação do livro:
Título: Se me amas, não te demores
Autor: Raul Minh’Alma
Editora: Manuscrito Editora
O meu comentário crítico:
O livro ‘Se me amas, não te demores’ do Autor Raul Minh’Alma tem uma história bastante interessante de um menino chamado Salvador que descobre que tem uma doença genética rara que faz com que envelheça ainda mais do depressa que uma pessoa normal.
Eu gostei bastante desse livro pois acho que nos ensina bastantes lições de vida, como por exemplo aproveitar cada minuto da nossa vida.
Não gostei da última parte que ele acaba por morrer e deixa Linda sua esposa viúva.
Identificação do livro
Título: Os Indomáveis FC: o mundo é uma bola
Autor: Álvaro Magalhães
Editora: Porto Editora
O meu comentário crítico:
“Os Indomáveis FC” é um livro que explora a paixão pelo futebol. Na minha opinião este livro valoriza muito o futebol e as suas características. Considero que um dos aspetos mais interessantes é a maneira como o autor consegue captar a energia e dinâmica do futebol, conseguindo assim cativar relações entre os personagens.
A meu ver, este livro foi escrito com um vocabulário muito bom e que cativa muitas pessoas, principalmente para aquelas pessoas que gostam de futebol.
Identificação do livro
Título: História Breve da Lua Autor: António Gedeão
Editora: Porto Editora
O meu comentário crítico:
"História Breve da Lua", de António Gedeão, é uma obra que é marcada pela sua simplicidade. Gedeão, com sua habilidade poética, transforma a Lua em um personagem interessante, explorando a sua presença física no céu.
O autor convida o leitor a uma reflexão sobre o significado da Lua em diversas civilizações, abordando temas como o tempo, o amor e a busca por conhecimento. A linguagem é acessível, e a musicalidade dos versos faz com que a leitura flua.
Além disso, Gedeão promove uma conexão entre a ciência e a poesia, mostrando que a curiosidade científica pode coexistir coincidentemente com a sensibilidade artística. Esta obra é um verdadeiro convite à contemplação e à apreciação do cosmos, lembrando-nos da beleza e do mistério que cercam o nosso satélite natural.
A meu ver, este livro é muito interessante e de leitura divertida.
Identificação do livro
Título: Os contos de Beedle, o Bardo Autor: J.K. Rowling
Editora: Editorial Presença
O meu comentário crítico:
Na minha opinião, este livro pode ser um pouco confuso, mas é muito bom.
Este é um livro de contos, seguidos da opinião de um personagem da saga de livros “Harry Potter”. Estes contos foram escritos como se fossem reais e, na sua ação, os feiticeiros de Hogwarts ensinam uns aos outros a utilizar a magia de forma correta.
No total são quatro contos e no final de cada um está escrita a opinião e algumas histórias do diretor da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, o professor Dumbledore.
Considero alguns dos contos um pouco pesados e outros um pouco confusos.
Em suma, é um livro interessante e recomendo a todos os que gostam dos livros de Harry Potter e que se interessam por esse tema.
Identificação do livro
Título: As viagens de Gulliver
Autor: Jonathan Swift
Editora: Porto Editora
O meu comentário crítico:
Eu gostei deste livro, pois é um livro divertido que fala sobre a história de um homem chamado Gulliver, que se perde num mundo onde tudo é pequeno. É um livro interessante, fácil de ler e recomendo a leitura.
Identificação do livro
Título: O ESTRANHÃO: acordem-me quando isto acabar Autor: Álvaro Magalhães
Editora: Porto Editora
O meu comentário crítico:
Na minha opinião este livro vale a pena ler.
Gostei muito deste livro pois, tem muitas ilustrações, várias histórias muito engraçadas e interessantes, é fácil de ler, tem palavras simples.
Acho que deviam ler, porque é um livro engraçado e giro.
Identificação do livro
Título: O reino de Kensuke Autor: Michael Morpurgo
Editora: Presença
O meu comentário crítico:
A meu ver este livro valeu a pena ler.
Na minha opinião ele é bastante interessante porque conta-nos sobre uma amizade sincera e verdadeira.
O livro é pequeno e as palavras são acessíveis de ler, assim facilitando a sua leitura.
Recomendo este livro para quem gosta de aventura e amizade.
Identificação do livro
Título: A vida de Pi
Autor: Yann Martel
Editora: Editorial presença
O meu comentário crítico:
“Um livro que a cada página ensina e faz refletir sobre o impossível. Cheguei ao fim a achar que não há impossíveis. Que a vida é uma aventura…”