Critérios Avaliativos
Critérios Avaliativos
A avaliação contemplará duas dimensões: individual e coletiva
A parcela individual será avaliada principalmente, mas não exclusivamente, a partir de três elementos: 1) atitudes no processo de construção da exposição, tanto em relação às tarefas a serem realizadas quanto da relação com as/os colegas de grupo e de turma; 2) as evidências de participação na exposição; e 3) o grau de contribuição para a execução das tarefas.
Caso seja verificada alguma conduta imprópria (desrespeitosa) com colegas de turma(s) e/ou com visitantes, a questão será observada como item da avaliação individual também.
Fator de contribuição:
Nível 5: Sistematicamente, apresenta muito boas contribuições e colabora positivamente para a execução da tarefa. Demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 100% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 4: Sistematicamente, apresenta boas contribuições e colabora positivamente para a execução da tarefa. Demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 90% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 3: Com frequência, apresenta contribuições que sinalizam a capacidade de colaborar para com o resultado final. Demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 80% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 2: Apresenta contribuições e coopera com a execução da tarefa, porém, não o faz com frequência e consistência. Desconsidera algumas instruções, mas parece demonstrar algum interesse pelo resultado final. Recebe 60% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 1: Com limitações, apresenta algumas contribuições à execução da tarefa. Ignora instruções e não demonstra interesse pelo resultado final do trabalho. Recebe 40% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 0: Omissão. Não há indícios de que a/o discente tenha participado da execução da tarefa. Ignora instruções de forma geral. Recebe 0% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
A parcela coletiva será avaliada a partir da exposição apresentada pela turma e considerará quatro competências distintas:
Competência 1 ― Abordagem da temática da mostra de acordo com o produto em exposição
A avaliação desta competência focaliza-se na temática da mostra vinculada ao produto a ser exposto por cada turma, a saber: DS ― fotografias | EDI ― gêneros de discurso não-verbais ou icônico-verbais (cartum, charge, quadrinhos ou tirinha) | QUI ― poemas; averiguando se a exposição do produto conseguiu contemplar a temática.
Nível 4: A exposição aborda de forma excelente a temática, privilegiando informações (fatos, dados e exemplos) pertinentes para compreender questões históricas, geográficas e da biodiversidade da região do Vale do Aço, a importância das populações originárias do Leste de Minas e/ou as problematizações em relação à temática indígena.
Nível 3: A exposição aborda de forma satisfatória a temática, sendo a maioria das informações (fatos, dados e exemplos) pertinente para compreender questões históricas, geográficas e da biodiversidade da região do Vale do Aço, a importância das populações originárias do Leste de Minas e/ou as problematizações em relação à temática indígena; há pouquíssimos erros.
Nível 2: A exposição aborda de forma mediana a temática, sendo que uma parte das informações (fatos, dados e exemplos) poderia ter sido melhor desenvolvida para compreender questões históricas, geográficas e da biodiversidade da região do Vale do Aço, a importância das populações originárias do Leste de Minas e/ou as problematizações em relação à temática indígena; há alguns erros.
Nível 1: A exposição aborda de forma insuficiente a temática, sendo que há problemas em grande parte das informações (fatos, dados e exemplos). Isto dificulta a compreensão das questões históricas, geográficas e da biodiversidade da região do Vale do Aço, a importância das populações originárias do Leste de Minas e/ou as problematizações em relação à temática indígena; há alguns erros graves.
Competência 2 ― Estética do produto da exposição
A avaliação desta competência focaliza-se na estética tanto do produto em si quanto da exposição de forma mais ampla, averiguando se houve capricho e zelo, e cuidados na formatação de imagens, apresentações, adornos etc.
Nível 4: A exposição e o produto apresentam uma estética muito aprimorada, demonstrando capricho e zelo tanto em relação ao produto quanto à exposição em si, inclusive no acabamento. Percebe-se preocupação estética nos vários espaços em que a exposição foi ocupada e também nos detalhes.
Nível 3: A exposição e o produto apresentam uma estética bonita e cuidadosa, demonstrando, em grande parte, capricho e zelo tanto em relação ao produto quanto à exposição em si. Há preocupação estética em alguns espaços em que a exposição foi ocupada, mas faltou um olhar mais aprimorado nos detalhes.
Nível 2: A exposição e o produto apresentam uma estética a ser aperfeiçoada, demonstrando, em grande parte, cuidados tanto em relação ao produto quanto à exposição em si. Mas há certos desleixos em alguns espaços em que a exposição foi ocupada, faltando capricho e zelo nos detalhes.
Nível 1: A exposição e o produto apresentam uma estética precária, demonstrando pouco capricho e zelo tanto em relação ao produto quanto à exposição em si. Há muito desleixo nos espaços em que a exposição foi ocupada.
Competência 3 ― Criatividade na exposição do produto e na própria exposição
A avaliação desta competência focaliza-se na criatividade tanto da exposição do produto quanto da exposição de forma mais ampla, averiguando, inclusive, se houve capacidade de reter o interesse do público.
Nível 4: A exposição e o produto apresentam excelente criatividade, com propostas inovadoras e/ou provocativas, despertando o interesse do público em relação à temática e à imersão na exposição.
Nível 3: A exposição e o produto apresentam uma criatividade satisfatória, com algumas propostas inovadoras e/ou provocativas, despertando, em alguns momentos, o interesse do público em relação à temática e à imersão na exposição.
Nível 2: A exposição e o produto apresentam uma criatividade mediana, com poucas propostas inovadoras e/ou provocativas, despertando pouco interesse do público em relação à temática e à imersão na exposição.
Nível 1: A exposição e o produto apresentam uma criatividade precária, com pouquíssimas propostas inovadoras e/ou provocativas, o que leva à falta de interesse do público em relação à temática e à imersão na exposição.
Competência 4 ― Montagem e desmontagem da exposição & limpeza dos espaços utilizados
A avaliação desta competência focaliza-se na montagem e na desmontagem da exposição, bem como na limpeza dos espaços utilizados ao fim da mostra.
Nível 4: Houve um cuidado primoroso em relação à montagem da exposição, sem danificar espaços e equipamentos da instituição, bem como atenção na desmontagem. Ressalta-se também o capricho com a limpeza ao final da mostra, recolhendo equipamentos e materiais utilizados, descartando adequadamente o lixo e deixando os espaços organizados.
Nível 3: Houve cuidado em relação à montagem da exposição, sem danificar espaços e equipamentos da instituição, bem como atenção na desmontagem. Ressalta-se que houve certa preocupação com a limpeza ao final da mostra, recolhendo equipamentos e materiais utilizados, descartando, grande parte, do lixo e deixando os espaços organizados, em certa medida.
Nível 2: Houve alguns cuidados em relação à montagem e a desmontagem da exposição, apesar de algumas danificações nos espaços e/ou equipamentos da instituição. Houve preocupação mediana com a limpeza ao final da mostra ao recolher parte dos equipamentos e materiais utilizados, e ao descartar o lixo. Os espaços poderiam ter ficado melhor organizados.
Nível 1: Houve pouquíssimo cuidado em relação à montagem e a desmontagem da exposição, levando a danificações nos espaços e/ou equipamentos da instituição. Houve também pouca preocupação com a limpeza ao final da mostra ao recolher parte dos equipamentos e materiais utilizados, e ao descartar o lixo. Os espaços não ficaram organizados ao fim da exposição.