Critérios Avaliativos
Critérios Avaliativos
A avaliação contemplará duas dimensões: individual e coletiva
A parcela individual será avaliada principalmente, mas não exclusivamente, a partir de quatro elementos: 1) atitudes no processo de construção do trabalho, tanto em relação às tarefas a serem realizadas quanto da relação com as/os colegas de grupo; 2) as evidências de participação na escrita do poema; 3) o grau de contribuição na escrita do poema; e 4) comparecimento nas reuniões de orientação (presencial, online e/ou por outros meios de comunicação entre orientador e integrantes do grupo).
Além da observação dos integrantes dos grupos durante o processo de confecção da atividade, o histórico de edições da escrita do poema na ferramenta Documentos Google será examinado a fim de determinar a qualidade, a quantidade e a frequência do envolvimento da/o discente na escrita da tarefa. Cada discente será posicionado em um dos seguintes níveis de desempenho.
Atenção: TODAS/OS integrantes do grupo devem fazer suas contribuições exclusivamente na ferramenta Documentos Google que foi compartilhada pelo projeto, pois a avaliação focalizará apenas tal arquivo. Assim, não serão consideradas contribuições em grupos de WhatsApp, Telegram, Discord etc., e nem em outro arquivo do grupo no Docs., uma vez que a avaliação é processual.
Fator de contribuição:
Nível 5: Sistematicamente, apresenta muito boas contribuições e colabora positivamente para a escrita do poema. Comparece a todas as reuniões de orientação e demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 100% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 4: Sistematicamente, apresenta boas contribuições e colabora positivamente para a escrita do poema. Comparece a quase todas as reuniões de orientação e demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 90% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 3: Com frequência, apresenta contribuições que sinalizam a capacidade de colaborar para com o resultado final. Comparece a quase todas as reuniões de orientação e demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 80% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 2: Apresenta contribuições e coopera com a escrita do poema, porém, não o faz com frequência e consistência. Desconsidera instruções e reuniões de orientação, mas parece demonstrar algum interesse pelo resultado final. Recebe 60% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 1: Com limitações, apresenta algumas contribuições à escrita do poema. Ignora instruções e reuniões de orientação e não demonstra interesse pelo resultado final do trabalho. Recebe 40% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 0: Omissão. Não há indícios de que a/o discente tenha participado da escrita do poema. Ignora reuniões de orientação e outras instruções. Recebe 0% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
A parcela coletiva será avaliada a partir do poema confeccionado e considerará três competências distintas:
Competência 1 ― Desenvolvimento da estrutura do gênero poema e elementos básicos
A avaliação desta competência focaliza-se no poema confeccionado, averiguando a estrutura do gênero construído, inclusive com rima e ritmo, a partir de uma estrutura versificada (de versos). Para tanto, a estrutura precisa estar composta por versos (mínimo de 18) e estrofação (separação em estrofes), contendo marcas de rima e ritmo, uso de figuras de linguagem e construção adequada do eu-lírico.
Nível 5: O poema apresenta excelente estrutura versificada e com estrofação, contendo rima e ritmo. Há um número adequado de versos, inclusive com o uso de figuras de linguagem de forma produtiva para um poema; os recursos linguísticos utilizados refletem satisfatoriamente um ponto de vista subjetivo.
Nível 4: O poema apresenta boa estrutura versificada e com estrofação, contendo rima e ritmo. Há um número adequado de versos, contendo o uso de figuras de linguagem, na maioria das vezes, de forma produtiva para um poema; os recursos linguísticos utilizados refletem bem um ponto de vista subjetivo.
Nível 3: O poema apresenta estrutura versificada e com estrofação de forma mediana, contendo alguns trechos com rima e ritmo. Há certo número de versos, contendo o uso de figuras de linguagem, mas, às vezes, não de forma produtiva para um poema; os recursos linguísticos utilizados refletem algum ponto de vista subjetivo.
Nível 2: O poema apresenta estrutura não adequada, faltando um melhor emprego da estrutura versificada e da estrofação, além da ausência de rima e ritmo em grande parte dos trechos. A quantidade mínima de versos não foi atingida e há pouquíssimo uso de figuras de linguagem de forma produtiva para um poema; os recursos linguísticos utilizados refletem muito pouco um ponto de vista subjetivo.
Nível 1: O poema apresenta estrutura precária, faltando de fato uma estrutura versificada e estrofação, além da ausência de rima e ritmo. A quantidade mínima de versos não foi atingida e há pouquíssimo uso de figuras de linguagem de forma produtiva para um poema; os recursos linguísticos utilizados não refletem um ponto de vista subjetivo.
Nível 0: Omissão. Não há poema a ser avaliado.
Competência 2 ― Domínio da temática: reflexão sobre as ideias para adiar o fim do mundo
As abordagens e o domínio da temática e do conteúdo da proposta, bem como a capacidade de reflexão crítica às problemáticas ambientais serão os itens avaliados nesta competência.
Nível 5: A reflexão crítica está presente no poema, demonstrando que há um excelente domínio do conteúdo e que a temática foi muito bem abordada, inclusive ao estabelecer correlações com a obra de Ailton Krenak e seus principais conceitos.
Nível 4: A reflexão crítica está presente em grande parte do poema, demonstrando que há um bom domínio do conteúdo e que a temática foi bem abordada, inclusive ao estabelecer correlações com a obra de Ailton Krenak e seus principais conceitos.
Nível 3: A reflexão crítica está presente parcialmente no poema, demonstrando que há um domínio mediano do conteúdo e que a temática foi abordada em parte. Faltou estabelecer melhor as correlações com a obra de Ailton Krenak e seus principais conceitos.
Nível 2: A reflexão crítica está pouco presente no poema, demonstrando que há um domínio insuficiente do conteúdo e que a temática foi pouco abordada. Faltou estabelecer de fato as correlações com a obra de Ailton Krenak e seus principais conceitos.
Nível 1: Não houve uma reflexão crítica no poema, demonstrando que há um domínio precário do conteúdo e que a temática quase não foi abordada. Faltou estabelecer de fato as correlações com a obra de Ailton Krenak e seus principais conceitos.
Nível 0: Omissão. Não há poema a ser avaliado.
Competência 3 ― Domínio e emprego adequado da linguagem verbal
A avaliação desta competência irá incidir no domínio das formas linguísticas aplicadas no poema e no domínio da linguagem verbal no quesito do emprego de variedades linguísticas apropriadas ao gênero.
Nível 5: Quanto à escrita, não há problemas visíveis no poema, isto é, não há reincidência de desvios gramaticais descontextualizados (que não se configura como licença poética); e a linguagem verbal apresenta-se muito bem adequada ao gênero.
Nível 4: Quanto à escrita, praticamente não há problemas no poema, isto é, há poucos desvios gramaticais descontextualizados (que não se configura como licença poética); e a linguagem verbal apresenta-se bem adequada ao gênero, sendo que eventuais desvios não comprometem a comunicação.
Nível 3: Quanto à escrita, há alguns problemas no poema. Faltam uma leitura e edição cuidadosas, além de reconhecer e remover alguns desvios gramaticais que estão descontextualizados (que não se configura como licença poética); e a linguagem verbal está razoavelmente adequada ao gênero, sendo que alguns desvios comprometem um pouco a comunicação.
Nível 2: Quanto à escrita, há muitos problemas no poema, sendo que alguns podem ser desvios gramaticais que estão descontextualizados (que não se configura como licença poética); e a linguagem verbal não está adequada ao gênero, com problemas que comprometem a comunicação.
Nível 1: Quanto à escrita, há sérios problemas no poema, sendo que muitos podem ser desvios gramaticais que estão descontextualizados (que não se configura como licença poética); e a linguagem verbal afasta o produto do gênero pretendido, com muitos problemas que comprometem a comunicação.
Nível 0: Omissão. Não há poema a ser avaliado.