Critérios Avaliativos
Critérios Avaliativos
A avaliação contemplará duas dimensões: individual e coletiva
A parcela individual será avaliada principalmente, mas não exclusivamente, a partir de quatro elementos: 1) atitudes no processo de construção do trabalho, tanto em relação à tarefa a ser realizada quanto da relação com as/os colegas de grupo; 2) as evidências de participação na escrita do projeto de exposição; 3) o grau de contribuição para a execução da tarefa; e 4) comparecimento nas reuniões de orientação (presencial, online e/ou por outros meios de comunicação entre orientador e integrantes do grupo).
Além da observação dos integrantes dos grupos durante o processo de confecção da atividade, o histórico de edições da escrita do projeto na ferramenta Documentos Google será examinado a fim de determinar a qualidade, a quantidade e a frequência do envolvimento da/o discente na execução da tarefa. Cada discente será posicionado em um dos seguintes níveis de desempenho.
Atenção: TODAS/OS integrantes do grupo devem fazer suas contribuições exclusivamente na ferramenta Documentos Google que foi compartilhada pelo projeto, pois a avaliação focalizará apenas tal arquivo. Assim, não serão consideradas contribuições em grupos de WhatsApp, Telegram, Discord etc., e nem em outro arquivo do grupo no Docs., uma vez que a avaliação é processual.
Fator de contribuição:
Nível 5: Sistematicamente, apresenta muito boas contribuições e colabora positivamente para a execução da tarefa. Comparece a todas as reuniões de orientação e demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 100% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 4: Sistematicamente, apresenta boas contribuições e colabora positivamente para a execução da tarefa. Comparece a quase todas as reuniões de orientação e demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 90% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 3: Com frequência, apresenta contribuições que sinalizam a capacidade de colaborar para com o resultado final. Comparece a quase todas as reuniões de orientação e demonstra interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo. Recebe 80% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 2: Apresenta contribuições e coopera com a execução da tarefa, porém, não o faz com frequência e consistência. Desconsidera instruções e reuniões de orientação, mas parece demonstrar algum interesse pelo resultado final. Recebe 60% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 1: Com limitações, apresenta algumas contribuições à execução da tarefa. Ignora instruções e reuniões de orientação e não demonstra interesse pelo resultado final do trabalho. Recebe 40% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
Nível 0: Omissão. Não há indícios de que a/o discente tenha participado da execução da tarefa. Ignora reuniões de orientação e outras instruções. Recebe 0% da nota que tiver sido atribuída à atividade.
A parcela coletiva será avaliada a partir do projeto de exposição confeccionado, e considerará quatro competências distintas:
Competência 1 ― Seleção e organização da apresentação e dos procedimentos metodológicos
A avaliação desta competência focaliza-se nas seções da apresentação e dos procedimentos metodológicos do projeto, averiguando se os objetivos (principal e específicos) foram definidos, se a ideia central do projeto e a justificativa de sua realização estão bem elaboradas, isto é, a proposta é útil, necessária e viável em sua execução; e mais: verifica-se a articulação de tais seções no sentido de explicitar os meios para realizar os objetivos.
Nível 5: A ideia central do projeto e a definição dos objetivos são precisas e estão adequadamente justificadas. Os procedimentos metodológicos indicam viabilidade do projeto.
Nível 4: A ideia central do projeto e a definição dos objetivos são pertinentes e estão, de forma geral, adequadamente justificadas. Os procedimentos metodológicos sugerem viabilidade do projeto.
Nível 3: A ideia central do projeto e a definição dos objetivos ainda não são precisas e/ou não estão adequadamente justificadas. Os procedimentos metodológicos sugerem viabilidade do projeto.
Nível 2: A ideia central do projeto e a definição dos objetivos apresentam-se inadequadas e/ou há problemas quanto à justificativa. Os procedimentos metodológicos apresentam muitos problemas.
Nível 1: A ideia central do projeto e a definição dos objetivos apresentam inadequações graves e/ou há muitos problemas quanto à justificativa. Os procedimentos metodológicos também apresentam muitos problemas graves.
Nível 0: Omissão. Não houve escrita do projeto de uma exposição.
Competência 2 ― Elaboração do cronograma e projeção dos resultados com a exposição do produto
A avaliação desta competência incidirá nas seções do cronograma e dos resultados esperados, averiguando as especificações das etapas para o desenvolvimento da exposição; a descrição das atividades que serão feitas, observando a ordem lógica e a exequibilidade em relação às datas; e, por fim, a coerência entre as expectativas e os resultados esperados que se deseja alcançar com as outras seções do projeto.
Nível 5: A organização e o cronograma das atividades estão muito bem descritos, não apresentam incoerências e sugerem que haverá um bom desenvolvimento da exposição. Os resultados esperados são coerentes com a ideia central e com os objetivos.
Nível 4: A organização e o cronograma das atividades estão bem descritos, não apresentam incoerências e sugerem que haverá um bom desenvolvimento da exposição. Os resultados esperados são, em grande parte, coerentes com a ideia central e com os objetivos.
Nível 3: A organização e o cronograma das atividades estão descritos, mas há algumas incoerências que podem comprometer um pouco o desenvolvimento da exposição. Os resultados esperados são, em parte, coerentes com a ideia central e com os objetivos.
Nível 2: A organização e o cronograma das atividades estão descritos de forma insuficiente e há muitas incoerências que comprometem o desenvolvimento da exposição. Os resultados esperados apresentam falhas de coerência com a ideia central e com os objetivos.
Nível 1: A organização e o cronograma das atividades estão descritos de forma precária e há muitas incoerências graves, o que compromete bastante o desenvolvimento da exposição. Os resultados esperados apresentam muitas falhas de coerência com a ideia central e com os objetivos.
Nível 0: Omissão. Não houve escrita do projeto de uma exposição.
Competência 3 ― Desenvolvimento do texto de acordo com o gênero e os elementos estruturais solicitados e domínio das normas gerais de textos acadêmicos
A avaliação desta competência incidirá na observação global das diferentes partes estruturais do projeto (Título, Apresentação, Procedimentos Metodológicos, Cronograma e Resultados Esperados), verificando as diferentes funções comunicativas que essas partes desempenham; e a habilidade e o cuidado dos editores de texto a fim de alcançar uma escrita adequada ao gênero e livre de ruídos.
Nível 5: Apresenta projeto muito bem organizado e detalhado, selecionando informações pertinentes e de acordo com os padrões da escrita acadêmica; não apresenta incoerências. Além disso, demonstra cuidado com a apresentação gráfica do texto: não há problemas de digitação e formatação.
Nível 4: Apresenta projeto bem organizado e detalhado, selecionando informações pertinentes e de acordo com os padrões da escrita acadêmica; apresenta pouquíssimas incoerências. Além disso, demonstra certo cuidado com a apresentação gráfica do texto: não ocorrem muitos problemas de digitação e formatação.
Nível 3: Apresenta, minimamente, um projeto; o conteúdo está organizado em grande parte e sem incoerências globais. Demonstra algum cuidado com a apresentação gráfica do texto: ocorrem poucos problemas de digitação e formatação.
Nível 2: Desenvolve, em certa medida, o gênero projeto, mas ele apresenta incoerências que comprometem sua leitura ou apresenta lacunas e falhas graves na organização do texto. Demonstra algum cuidado com a apresentação gráfica do texto: ocorrem alguns problemas de digitação e formatação.
Nível 1: O texto apresentado aproxima-se apenas precariamente do gênero projeto. Há partes ausentes ou incompletas que comprometem o sentido. Além disso, demonstra pouco cuidado com a apresentação gráfica do texto: ocorrem muitos problemas de digitação e formatação.
Nível 0: Omissão. Não houve escrita do projeto de uma exposição.
Competência 4 ― Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, especialmente das formas de impessoalização da linguagem típicas da linguagem acadêmica
A avaliação desta competência observará se o texto revela clareza e organização sintática na elaboração de frases e na sua organização em parágrafos; se há domínio da modalidade escrita formal da língua; e se os recursos linguísticos de impessoalização da linguagem foram bem empregados.
Nível 5: O texto caracteriza-se pela correção sintática. A organização global dos parágrafos sugere planejamento a fim de alcançar a clareza, objetividade e simplicidade típicas da escrita acadêmica. Ocorrem muito poucos desvios em relação à modalidade escrita formal.
Nível 4: Ainda que com alguns problemas, as frases revelam boa organização sintática. A organização dos parágrafos sugere preocupação em alcançar a clareza, objetividade e simplicidade típicas da escrita acadêmica.
Nível 3: As frases apresentam-se organizadas do ponto de vista sintático. Eventuais problemas não chegam a comprometer os esforços para alcançar a clareza, objetividade e simplicidade típicas da escrita acadêmica. O resultado sugere progressivo domínio da habilidade de monitorar a própria escrita.
Nível 2: As frases apresentam alguns problemas sintáticos; ocorrem desvios em relação às convenções da escrita. A organização dos parágrafos ainda não caracteriza a clareza, objetividade e simplicidade típicas da escrita acadêmica.
Nível 1: Há muitos problemas sintáticos, de escolha de vocabulário ou desvios em relação às convenções da escrita. Por vezes, ocorrem estruturas típicas da oralidade, afastando o texto da modalidade escrita. O resultado sugere pouco domínio da habilidade de monitorar a própria escrita.
Nível 0: Omissão. Não houve escrita do projeto de uma exposição.