Fonte da imagem: Disponível em: https://gazetadonorte.com.br/2020/10/30/estudo-devera-identificar-cidades-intermediadoras-do-norte-nordeste-e-centro-oeste/. Acesso em: 17 mar. 2021.
Organograma
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/in stitucional/organograma. Acesso em: 20 fev. 2021.
As políticas de mobilidade e desenvolvimento regional e urbano foram integradas, por meio do Decreto n. 10.290, numa única secretaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR): Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano. Também foi criada a Secretaria de Coordenação Estrutural e Gestão Corporativa - vinculada à Executiva -, que terá a função de planejar, coordenar e promover atividades de desenvolvimento organizacional e de modernização administrativa no âmbito da Pasta. Essas são algumas das principais mudanças trazidas pela reestruturação do ministério, que ajustou, ainda, o quadro de cargos em comissão e das funções de confiança, com a finalidade de aperfeiçoar a gestão das políticas.
“Neste um ano e três meses de funcionamento do MDR observamos que as ações da política de mobilidade urbana se cruzavam e se sobrepunham, em muitos momentos, com as de desenvolvimento regional e urbano. Para otimizar a gestão dos programas e dos recursos, unimos os temas numa única secretaria”, explica o ministro Rogério Marinho.
Dessa forma, a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano atuará com os seguintes departamentos: de Estruturação Regional e Urbana; de Desenvolvimento Regional e Urbano e de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos.
Já a Secretaria de Coordenação Estrutural e Gestão Corporativa tem em sua estrutura as Diretorias de Gestão Estratégica e Coordenação Estrutural; de Administração e de Orçamento e Finanças.
O MDR foi criado em janeiro de 2019 com o desafio de integrar, numa única Pasta, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo. As ações da Pasta visam apoiar os 5.570 municípios brasileiros na melhoria da qualidade de vida da população. Foi estruturado a partir da junção dos antigos Ministérios das Cidades (MCid) e da Integração Nacional (MI), com adaptações para otimizar a administração de programas, recursos e financiamentos.
Competências:
I - política nacional de desenvolvimento regional;
II - política nacional de desenvolvimento urbano;
III - política nacional de proteção e defesa civil;
IV - política nacional de recursos hídricos;
V - política nacional de segurança hídrica;
VI - política nacional de irrigação, observadas as competências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
VII - política nacional de habitação;
VIII - política nacional de saneamento;
IX - política nacional de mobilidade urbana;
X - política de subsídio à habitação popular, ao saneamento e à mobilidade urbana;
XI - política nacional de ordenamento territorial;
XII - estabelecimento de diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos:
a) dos programas de financiamento relativos ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO, ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE e ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO;
b) dos programas de financiamento de que trata a alínea “c” do inciso I do caput do art. 159 da Constituição;
c) do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia - FDA, do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste - FDNE e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste - FDCO; e
d) do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FNHIS;
XIII - estabelecimento de normas para o cumprimento das programações orçamentárias do Fundo de Investimentos da Amazônia - Finam e do Fundo de Investimento do Nordeste - Finor;
XIV - estabelecimento de metas a serem alcançadas nos programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana realizados com aplicação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS; e
XV - planos, programas, projetos e ações de:
a) desenvolvimento regional, metropolitano e urbano;
b) gestão de recursos hídricos;
c) infraestrutura e garantia da segurança hídrica;
d) irrigação;
e) proteção e defesa civil e de gestão de riscos e desastres; e
f) habitação, saneamento, mobilidade e serviços urbanos.
Parágrafo único. A competência de que trata o inciso XI do caput será exercida em articulação com o Ministério da Defesa.
Missão:
Promover o desenvolvimento das cidades e regiões e a redução das desigualdades regionais.
Valores:
Diálogo;
Foco;
Integração;
Integridade;
Inovação;
Previsibilidade.
Visão:
Transformar as cidades e regiões brasileiras em lugares mais justos e equilibrados.
Serviços arquivisticos e arquivos
Secretaria-Executiva
Secretaria de Coordenação Estrutural e Gestão Corporativa
Diretoria de Administração
Coordenação-Geral de Suporte Logístico
Coordenação de Documentação e Informação
Competências da Coordenação de Documentação e Informação:
I - planejar, coordenar e desenvolver as atividades de administração, de administração dos recursos de informação e informática, de recursos humanos, de logística, de serviços gerais e de gestão de documentos de arquivo;
II - promover a articulação com os órgãos centrais dos sistemas federais, informar e orientar as unidades administrativas, os órgãos e as entidades vinculadas ao Ministério quanto ao cumprimento das normas administrativas estabelecidas;
III - elaborar e consolidar os planos e os programas de atividades de sua área;
IV - desenvolver as atividades de gestão administrativa e patrimonial;
V - planejar, supervisionar, coordenar e articular a implementação de ações unificadas e integradas de governo eletrônico, principalmente no que se refere à prestação de serviços públicos;
VI - formular estratégias e padrões relacionados com a administração dos recursos de informação e informática para a sistematização e a disponibilização de informações gerenciais;
VII - realizar ações de desenvolvimento de recursos humanos e de administração de pessoal; e
VIII - desenvolver as atividades de logística, de administração de serviços gerais, de gestão documental e de informações bibliográficas.
Referência:
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Competências. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/competencias. Acesso em: 23 fev. 2021.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Institucional. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 23 fev. 2021.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Organograma. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/organograma. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Planejamento Estratégico. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/planejamento-estrategico-institucional. Acesso em: 23 fev. 2021.
BRASIL. Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal. Lista de Órgão e Estruturas. Versão 3.8.3. Disponível em: https://siorg.planejamento.gov.br/siorg-cidadao-webapp/pages/listar_orgaos_estruturas/listar_ orgaos_estruturas.jsf;jsessionid=T7fJRxJHikBKYof-hYTy7Ic9#bxResultado. Acesso em: 07 fev. 2021.