Design de Produtos Artesanais

Objetivo: Consultoria para elaborar projeto de novos produtos artesanais ou melhoria dos produtos já existentes.

Os processos de criação de um novo produto ou de inovação de um já existente em decorrência das expectativas do mercado constituem uma atividade complexa que requer a colaboração de profissionais experientes e comprometidos. Estes atuam em parceria com os artesãos, respeitando sua imaginação, sua cultura, seu local e a origem de seus conhecimentos. Ao talento e à capacidade criativa dos artesãos aliam-se os procedimentos técnicos, gerenciais, comerciais e financeiros.

Criar novas linhas de produtos com uma estética mais despojada e depurada, dirigida ao mercado consumidor de maior poder aquisitivo, pode ser, em algumas situações, uma alternativa para valorizar os produtos e aumentar sua produção. Entretanto, não se pode perder de vista a iconografia que caracteriza sua cultura de origem. Desse modo, os processos que tornam a produção mais ágil e competitiva, adequando-se às novas exigências do mercado, tanto do ponto de vista da qualidade, quanto da técnica, devem ocorrer mantendo as características e os valores tradicionais de cada núcleo artesanal.

A inovação da produção artesanal pode se dar:

  • Na criação de um produto ou de uma coleção
  • Na substituição de uma matéria-prima que está ficando escassa por outra mais abundante
  • Pela troca por instrumentos de trabalho mais eficazes
  • Pela utilização de novas ferramentas que facilitem o trabalho, porém sem esquecer que, em algumas técnicas, somente a mão humana pode executar, com suas imperfeições e pequenas diferenças
  • Pela mudança de técnicas ou de processos mais produtivos
  • Pela alteração da forma, da aparência e da função
  • No modo de apresentar comercialmente os produtos

Projetos elaborados com consultoria do Programa SEBRAETec/SE

Produtos Artesanais

Relação dos prestadores de serviços do SEBRAETec no Estado de Sergipe

Provedores