Ferramenta SCRUM

Objetivo: Consultoria para implantar a ferramenta SCRUM em projetos da empresa.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos, principalmente os de software. Método ágeis de desenvolvimento de software são iterativos, ou seja, o trabalho é dividido em interações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

Na metodologia Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um time box dentro do qual um conjunto de atividades devem ser executadas.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como product backlog.

No início de cada Sprint, faz-se um Sprint planning meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o product ower prioriza os itens do Product Backlog, e a equipe seleciona as atividades que será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective, e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint.

Relação dos prestadores de serviços do SEBRAETec no Estado de Sergipe

Provedores