A família é o lugar onde germina a vida e se educam os filhos, a célula primeira da sociedade. É no seio da família que as pessoas aprendem os primeiros passos em direção à felicidade e à realização pessoal. A família é, assim, a célula primordial da sociedade, ou seja, uma comunidade onde se aprendem e desenvolvem os valores. A vida da família é a iniciação à vida em comunidade, é a primeira escola de sociabilidade.
Aos pais incumbe o dever de tomar os cuidados necessários para que os filhos possam crescer e, consequentemente, tornar-se cidadãos responsáveis. Aqui se manifesta a importância indiscutível da família, na medida em que, de entre todos os animais, o ser humano é aquele que mais tempo permanece junto dos seus progenitores.
A paternidade responsável engloba o planeamento da família — o diálogo do casal sobre como viver o amor recíproco que os une e sobre as decisões a tomar a respeito do número de filhos que pode ter e como vai espaçar o seu nascimento — o que implica escolher um método de regulação dos nascimentos.
A quem diz respeito a contraceção?
Antes de tomar uma decisão sobre o método de planeamento familiar a adotar, o casal deve procurar informação cientificamente correta sobre:
o funcionamento,
as vantagens e desvantagens,
o efeito sobre a saúde e
a eficácia de todos os métodos existentes.
Com o teu telemóvel pesquisa "Youcat 421".
Regista no caderno o que aprendeste.