A unidade é uma das atitudes que Jesus propôs para todos os seres humanos realizarem, a começar por aqueles que o amavam. Antes de morrer, como testamento, Jesus transmitiu a sua sabedoria de vida e as suas últimas vontades: o lava-pés onde acrescentou o "Amai-vos uns aos outros".
Um Mandamento Novo
O ponto de referência do mandamento do amor é o próprio Jesus. Amar, à maneira de Jesus, consiste em acolher, em pôr-se ao serviço dos outros, em reconhecer-lhes dignidade, em respeitar absolutamente a liberdade de cada um, sem limites nem descriminação alguma. Este amor é a marca distintiva dos discípulos de Cristo.
Para que sejam um
Ao olharmos para a história do Cristianismo, verificamos que as limitações da natureza humana foram, por vezes, mais fortes do que o apelo de Jesus. A unidade sofreu várias fraturas. Para que a vontade de Deus se cumpra só há uma atitude possível: procurar restabelecer a unidade perdida até que o amor vença todas as barreiras.
Jesus o único alicerce
Na comunidade de Corinto, o Cristianismo corria o perigo de se tornar mais uma escola de sabedoria. Mas a fé cristã não é apenas mais uma filosofia de vida ou uma doutrina que se impõe pelos discursos. O Cristianismo é a adesão a uma pessoa: Jesus Cristo. Por isso, Paulo reage com veemência: é Cristo e só Cristo a única fonte de salvação. Ser batizado não é aderir à doutrina de um mestre qualquer, é estar em comunhão com Cristo.
Todos unidos em Cristo
Neste texto, Paulo apela aos crentes que vivam o seu compromisso compromisso com Cristo, promovendo a unidade com os outros membros da comunidade. Há comportamentos que são necessários para acontecer a unidade:
a modéstia e a humildade, como caminhos de superação do egoísmo, do orgulho e da autossuficiências que afastam os irmãos;
a paciência e a tolerância, que permitem compreender o outro, com os seus limites e falhas, e aceitar as diferentes maneiras de ser e agir;
o amor como fundamento das relações humanas.
A construção da unidade depende do contributo e do esforço de cada um. As diferenças entre nós não podem ser vistas como algo negativo, promotor de conflito e divisão, porque a diversidade é fonte de enriquecimento para a vida comunitária e um valor que não anula a unidade nem o amor.
No caderno: Que posso fazer para melhorar a UNIDADE da minha turma?