A Bíblia é a fonte e a norma da fé de todos os cristãos: católicos, ortodoxos e protestantes. É o livro sagrado dos crentes em Cristo.
A Bíblia é fruto de muitos anos de vivência e relação entre Deus e o seu povo. Antes de terem sido escritos, os textos da bíblia eram relatos orais, transmitidos de geração em geração. Tal como a história do povo de Israel se desenrolou em muitos séculos, também os livros do Antigo Testamento (AT) foram escritos ao longo de vários séculos.
Os livros do Novo Testamento (NT) foram redigidos ao longo da segunda metade do século I. Os primeiros foram as Cartas de S. Paulo, escritas na década de 50. Por ser necessário dar formação aos novos discípulos de Cristo, por se tornar urgente a organização de textos para as celebrações e por estarem a desaparecer aqueles que contactaram com Jesus, a tradição oral foi fixada por escrito.
Revelação, inspiração e cânone
Os cristãos acreditam que Deus se deu a conhecer na história do povo de Israel e, de forma definitiva, na pessoa de Jesus - revelação. O cânone é a lista de livros considerados sagrados pelas comunidades de crentes, por estarem de acordo com a norma de fé professada. No tempo de Jesus, havia dois cânones:
Palestina - só aceitava como sagrados textos escritos em hebraico (seguido pelos protestantes);
Alexandria - incluía escritos em grego (seguido por católicos e ortodoxos - têm mais sete livros: Tobias, Judite; Ester; Sabedoria, Ben Sira, Baruc, 1º e 2º Macabeus).
O cânone do NT é aceite por todas as Igrejas Cristãs.
Organização Interna da Bíblia
A Bíblia católica é uma coleção de 73 livros agrupados em duas grandes partes:
AT - 46 livros;
NT - 27 livros;
Os livros do AT, na tradição judaica, aparecem agrupados por ordem de importância:
Lei ou Torah (Pentateuco);
Profetas anteriores (Livros Históricos);
Profetas posteriores (Livros Proféticos);
Escritos (Livros Sapienciais).
Os livros do NT aparecem agrupados na mesma maneira em todas as Bíblias, sejam elas da tradição católica, ortodoxa ou protestante:
Quatro Evangelhos;
Livro dos Atos dos Apóstolos;
Treze Epístolas ou Cartas;
Sete Cartas Católicas;
Carta aos Hebreus;
Livro do Apocalipse.