O Cristianismo, enquanto religião organizada e equanto fé vivida no dia-à-dia pelos cristãos, contribuiu para a construção da civilização ocidental. Através das universidades, das catedrais e dos mosteiros promoveu a produção e transmissão de conhecimentos, princípios e valores que moldaram costumes e marcaram a cultura.
Inspiração e motor da construção da identidade europeia, o cristianismo influenciou o pensamento e a ação dos povos e dos indivíduos. Fruto dessa influência, podemos destacar:
a afirmação do valor e da dignidade da pessoa;
o reconhecimento de que a vida humana é sagrada;
a importância da família;
a promoção da solidariedade e do bem comum;
a dignidade do trabalho e da justa remuneração;
a importância da educação e da liberdade de pensamento.
Sé Catedral do Porto
Universidade de Salamanca
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de S. João de Tarouca
A visão bíblica do ser humano (criado à imagem e semelhança de Deus), moldou a cultura humanista da Europa e do Mundo. A Bíblia inspirou criações intelectuais e artísticas, influênciou códigos e normas, promoveu a paz.
Ao afirmar que há uma origem e um destino comum do ser humano, o Cristianismo propõe a fraternidade universal na pluralidade de rostos e de pensamentos que desafia cada pessoa a sair de si própria, indo ao encontro dos outros, na construção de um futuro comum.
Os mosteiros, espaços de oração, de estudo e de trabalho, tornaram-se polos de desenvolvimento artístico, cultural e económico (agricultura, comércio), formando nas suas "escolas" inúmeras gerações.
Tarefa:
No teu caderno, responde às seguintes questões:
Identifica três contributos do Cristianismo na construção da civilização europeia.
Que contributo pode dar o Cristianismo para a sociedade atual?