O Cristianismo, que assenta a sua fé e a sua esperança em Jesus Cristo, é uma religião profundamente inserida na vida das pessoas e dos povos.
Jesus e os apóstolos viveram num período histórico em que o Império Romano dominava grande parte do mundo conhecido. Herdeiro do Judaísmo e influenciado pela civilização greco-romana, o Cristianismo, apesar de séculos de perseguições, criou raízes na vida de muitos homens e mulheres que, em Jesus Cristo, encontraram sentido para a suas vidas.
Com raízes no Cristianismo do primeiro século, o Catolicismo e a Igreja Ortodoxa são seguidos por perto de um bilião de pessoas em todo o mundo. As doutrinas básicas da Igreja foram inventariadas nos primeiros Concílios Ecuménicos, iniciados no Séc. IV. As suas doutrinas éticas são baseadas no Novo Testamento e nas orientações da Igreja. A prática religiosa e de vida da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa divergiu através dos séculos, à medida que cada uma delas abraçou ideias diferentes acerca da adoração, da ética e das relações com a política e a cultura.
Desde o século XVI, o Cristianismo floresceu numa terceira forma, chamada Protestantismo, que se desenvolveu na Europa Ocidental. Na Reforma protestante, emergiram quatro denominações principais: Luterana, Reformadora, Anglicana e algumas extensões radicais destes movimentos iniciais. Novas seitas protestantes foram desenvolvidas com base nos fundamentos Protestantes.