Aula 01- Formação dos Estados Modernos (28/04) Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades; Correlacionar textos analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais; Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
Aula 02- Baixa idade média e o surgimento das primeiras cidades (05/05) Interpretar processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do saber; Analisar as formas de circulação da cultura em diferentes momentos da história; Analisar processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos; Compreender a gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas intervêm como produtos das relações de poder.
Aula 03-Renascimento Cultural (07/05) Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades; Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina); Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades.
Aula 04-O Renascimento (08/05) Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades; Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina); Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades.
Aula 05- Arte renascentista: pintura e escultura - Análises de obras (11/05) Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades.
Aula 06- Reforma Protestante e Contrarreforma (18/05) Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais.
Aula 07- Formação dos estados absolutistas Europeus (08/06) Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico cultural social e econômico, em contextos históricos específicos.
Aula 08- As grandes navegações (15/06) Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa espanhola em inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
Aula 09- A colonização na América (22/06) Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
Aula 10- A Colonização portuguesa na América (29/06) Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola em inglês, identificando suas semelhanças e diferenças.
Aula 11- A colonização espanhola na América (06/07) Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola em inglês, identificando suas semelhanças e diferenças.
Aula 12- A Revolução Inglesa: Século XVII (15/07) Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Aula 13- O Iluminismo (22/07) Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Aula 14- Independência dos Estados Unidos da América (29/07) Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.
Aula 15- Conjuração Mineira e Conjuração Baiana (séc. XVIII) (05/08) Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.
Aula 16- Revolução Francesa: Parte I (12/08) Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 17- Revolução Francesa: Parte II (19/08) Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 18- O império Napoleônico (02/09) Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 19- Processos de independência na América Latina (09/09) Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.
Aula 20- A revolução industrial Inglesa (16/09) Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial.
Aula 21- A luta por direitos sociais no século XIX (23/09) Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.
Aula 22- A luta por direitos: Uma retrospectiva (30/09) Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.
Aula 23- O bloqueio continental e seus desdobramentos (07/10) Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 24- Monarquia, colonialismo e revolução: Olhar dos pintores da Corte (14/10) Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América; Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 25- O renascimento (21/10) Valorizar a diversidade do patrimônio cultural e artístico, identificando suas manifestações e representações em diferentes sociedades.
Aula 26- Renascimento: A arte e o tempo (28/10) Associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua constituição.
Aula 27- Revoluções Inglesas: Séculos XVII e XVIII (04/11) Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Aula 28- O Iluminismo (11/11) Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Aula 29- Independência dos Estados Unidos da América (18/11) Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.
Aula 30-Revolução Francesa: 1789-99 (25/11) Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 31-O império Napoleônico e suas influências na América colonial (02/12) Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Aula 32-Lutas sociais e teorias políticas no século XIX (09/12) Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.
Aula 33-A resistência é negra! (16/12) Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos.