Turismo

Mosteiro de Jerónimos

Obra-prima da arquitetura portuguesa do século XVI, está classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO (1983). O Mosteiro dos Jerónimos situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo, local de onde partiram as naus e caravelas no tempo das Descobertas que viriam a dar “novos mundos ao mundo”. Na imponente fachada do Mosteiro, que se prolonga por cerca de trezentos metros, ergue-se o Portal Sul da Igreja, ricamente decorado, onde se destacam as imagens do Santo Patrono de Portugal, Arcanjo S. Miguel (ao cimo) e a imagem de Santa Maria de Belém, ou Nossa Senhora dos Reis (ao centro).



Torre de Belém

A Torre de Belém, Património da Humanidade da UNESCO, é um dos monumentos mais marcantes de Lisboa, e símbolo de um país virado para o mar e para a descoberta do mundo.

Graças aos Descobrimentos, Lisboa nos séculos XV e XVI tornou-se o principal centro de comércio à escala mundial.

Para proteção da cidade, o rei D. João II concebeu um projeto pioneiro de defesa marítima de Lisboa, o qual ficou concluído em 1514, com a construção da Torre de Belém, pelo arquiteto Francisco de Arruda.

Conjuga com originalidade uma torre com um moderno baluarte avançado e bem armado.

D. Manuel I quis que na Torre de Belém ficassem bem patentes as marcas do seu poder: as armas reais, a esfera armilar e a cruz da ordem de Cristo.


Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa, originalmente Pavilhão dos Oceanos, é um oceanário situado na freguesia do Parque das Nações, na cidade de Lisboa, distrito de mesmo nome, em Portugal. Constitui-se em um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário da Península Ibérica, contendo uma extensa coleção de espécies — aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. Em 2017, foi considerado no TripAdvisor como o melhor oceanário do mundo.