Gastronomia

Carapaus Alimados

É nas subtilezas da confecção, bem como através de saberes passados de geração em geração que assenta a riqueza da gastronomia regional portuguesa. E, se há pratos identificadores do património culinário algarvio o carapau alimado é, sem dúvida, um deles. Característico da zona costeira algarvia, de quando era necessário preservar o peixe na salmoura, este prato ilustra a simplicidade e o purismo deste ingrediente tão apreciado por nós, algarvios.

Pode parecer contrassenso, todavia, mesmo precisando de conservação prévia pela sábia técnica da salga, o carapau tem de estar a "saltar de vivo" para que seja possível manter os seus sabores autênticos. Assim explica Maria Rosa, de Barão de São João, enquanto amanha e tempera o peixe.


Arroz de lingueirão

O linguerão é um dos mariscos mais apreciados pelos portugueses. Existem muitas formas de o cozinhar e as suas melhores receitas são originárias do Algarve ou de Setúbal, regiões famosas pela sua excelência na hora de cozinhar peixes e mariscos. Aprenda a confecionar esta fantástica receita de arroz de lingueirão.

Sobremesas

Doces finos do Algarve

Este doce regional do Algarve é muito conhecido e apreciado aquém e além fronteiras de Portugal. Os estrangeiros conhecem-no como docinho de marzipan, uma vez é é feitio a partir de uma mistura de massapão, à base de amêndoa, o ingrediente mais comum na doçaria tradicional algarvia, açúcar e clara de ovo. Esta massa, também é conhecida como massa de amêndoa, massa de doce regional ou massa de morgadinho.Depois de preparada a massa, são moldadas figuras, normalmente frutas e animais pequenos, pintados com corantes alimentares de cores alegres para criar uma boa imitação do objeto real. Estas deliciosas figuras são ainda recheadas com fios de ovos.



Queijinhos de Amêndoa

A doçaria algarvia foi marcadamente influenciada pela presença árabe, mas também pelas tradições conventuais, sendo os ovos e as amêndoas ingredientes muito usados na confecção dos doces regionais.

Os queijinhos de amêndoa são fruto da combinação de amêndoas com açúcar e ovos, sendo usada na sua confecção uma das maravilhas da doçaria regional que normalmente se associa mais a Aveiro: os ovos-moles.