Gastronomia

Papas de Sarrabulho

As papas de sarrabulho são um prato típico da culinária portuguesa. São oriundas da região do Minho, no norte de Portugal.

As papas são confeccionadas com sangue de porco, carne de galinha, carne de porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho, entre outros ingredientes.

As papas de sarrabulho são apenas confeccionadas no inverno, uma vez que é nessa altura que se realiza a matança do porco. Para além disso, constituem um prato bastante forte, mais apetecível no tempo frio do Inverno. Por outro lado, o sangue de porco é um ingrediente bastante sensível, com tendência para se deteriorar rapidamente no verão.


Rojões à Minhota

Este é um daqueles pratos típicos que nos trazem todas as recordações do Minho. Na sua confeção estão presentes a tradição e a sabedoria minhota, a cultura de um povo que é especialista em criar pratos nobres com ingredientes simples e baratos.

Os rojões à minhota são um prato pesado, à imagem de quase toda a gastronomia da região do Minho. Existem formas de os tornar mais leves e refrescantes, mas para saber isso terá que ler a receita.


Sobremesas

PUDIM ABADE DE PRISCOS

Nesta arte de cozinhar, o engenho não conhece credos e tudo indica que o pecado da gula seria várias vezes confessado pelo abade Manuel Joaquim Machado Rebelo, padre na freguesia de Priscos - Braga, durante 47 anos.

Homem dos 7 ofícios, Manuel era padre, gastrónomo, bordava, ocupava-se de arranjos florais, e tinha interesse em química e fotografia. Vivendo quase 100 anos (1834-1930), o abade dedicava parte do seu tempo à culinária. Diz-se que carregava para todo o lado uma pasta onde teria alguns dos segredos das suas criações e condimentos mágicos que usava nos seus pitéus. Infelizmente, só o Pudim Abade de Priscos chegou aos nossos dias.

Doce mais doce que este não vai encontrar caro leitor (meio quilo de açúcar). E quando o provar vai arregalar os olhos de surpresa porque estou segura que nunca degustou algo igual. De consistência sem par no mundo dos pudins, vai procurar adivinhar qual o segredo da receita. Para além das quinze gemas de ovo e do vinho do Porto, este pudim leva... 50 gramas de toucinho de porco.


Frigideiras



Também nas Frigideiras do Cantinho pode optar por um salgado que deu nome à casa: as Frigideiras.

Uma verdadeira refeição, este divinal pastel redondo de massa folhada e recheio de carne picada foi mencionado pelo escritor português Camilo Castelo Branco na sua obra Novelas do Minho, e igualmente referenciado nos Serões da Província, da autoria de Júlio Dinis:

"O resto do jantar correu sem outra novidade, a não ser a saudação geral, que vitoriou a surpresa do doutor, a qual, desta vez, consistiu em uma dúzia das decantadas frigideiras de Braga, a mais apetitosa conceção dos pasteleiros da augusta cidade."

Receita com mais de 200 anos, foi passando de geração em geração. Sabemos que contém carne de vitela e que é cozinhada em banha... mas há segredo... e esse, é a alma do negócio!