Para download, percurso/track para GPS, previsto e efetuado, em formato GPX e KMZ:
Desde 2002 que eu e o meu colega e amigo AC fazemos, anualmente, um Caminho de Santiago... falhámos somente duas vezes, mas o que fizémos sempre nos levou a Santiago de Compostela ou mesmo a Finisterra ou Muxia. De cada vez cumprimos com algo entre os 250Km e os 350Km, selecionando para o efeito um Caminho de entre os muitos que existem. Nos dois últimos anos recebemos a companhia do nosso colega e amigo CM.
Este ano, porém, as condições pandémicas que se vivem desaconselhavam uma iniciativa semelhante. Os quatro ou cinco dias de viagem introduziriam algum risco que convinha evitar e, por isso, decidimos fazer algo de diferente. Há já bastante tempo que tínhamos a intenção de percorrer a Variante Espiritual do Caminho Português, algo que, nas nossas companheiras de duas rodas movidas a pedais, se consegue completar em um dia... e a intenção fez-se realidade!
Aos três juntaram-se mais três amigos dos "Tantos & Empen(h)ados" que, como se sabe, perdem de quando em vez o "H", mas nunca perdem a boa disposição! Estava formado o grupo que, ao dia 8 de agosto de 2020 se fez ao Caminho, percorrendo cerca de 85Km desde Pontevedra, passando pelo Mosteiro de Armenteira, por Vila Nova de Arousa e outras localidades até Pontecesures.
Quem, à data, tem no currículo dezasseis "peregrinações" concluídas a Santiago de Compostela, por vários caminhos diferentes, já viu e apreciou inúmeros locais e paisagens. Cada Caminho, cada etapa, tem as suas caraterísticas próprias, tem as suas belezas, naturais, monumentais, ou ambas.
Já tinha ouvido e lido muito sobre a "Ruta das Pedras e da Auga", sobre o Mosteiro de Armenteira, sobre a Variante Espiritual do Caminho Português... no início desta viagem, estava preparado para a surpresa, nomeadamente em termos de efeitos visuais que a mãe natureza me pudesse oferecer...
Devo no entanto confessar que, apesar disso tudo, as minhas expectativas foram completamente ultrapassadas por aquilo que me foi oferecido apreciar durante aqueles cerca de 5Km. A beleza natural existe... e uma boa parte dela está depositada ali, naquele local.
Deixo-vos com a reportagem desta viagem, feita em um dia dividido em duas etapas. A primeira, mais dura, levou-nos a conhecer o Mosteiro de San Xoan de Poio, a localidade Combarro e, serra acima, durante sete quilómetros, muitas e bonitas paisagens até ao Mosteiro de Armenteira.
A segunda etapa levou-nos então pelas maravilhas naturais da "Ruta da Pedra e da Auga" e, depois, até Vila Nova de Arousa. Aqui, caberia fazer o resto do percurso em barco, tal como na Translatio... mas continuámos nas nossas bicicletas com vistas lindíssimas para a Ria de Arousa, passando ainda por Vila Garcia de Arousa, Catoira, e finalmente Pontecesures, o nosso destino final.
Ao longo do trajeto realizei mais de 520 fotografias que, na sua grande maioria, se encontram aqui publicadas. Com elas tento dar alguma ideia do que se pode apreciar no caminho... mas são despidas de qualquer tipo de arte que, honestamente, não me assenta. Grande parte delas são mesmo feitas com a bicicleta em movimento, pelo que não é invulgar que se apresentem desfocadas ou tremidas.
Espero que gostem, mesmo assim e que, quem sabe, esta humilde reportagem consiga atrair algum leitor a pedalar ou a caminhar ao longo desta Variante Espiritual do Caminho Português a Santiago.