Depois de uma longa viagem, primeiro em automóvel (Porto-Santiago) e depois em autocarro (Santiago - Avilez), lá conseguimos iniciar a nossa "peregrinação" de 2016. Após o primeiro impacto com uma Avilez belíssima, monumental, teríamos 4 dias completos para chegar a Santiago de Compostela. Pelo caminho fomos passando paisagens fabulosas, cidades e vilas magníficas, monumentos memoráveis.
Tentei captar para a minha pequena máquina fotográfica muitas dessas belezas. Ao todo, foram mais de 2000 (dois milhares) de fotografias, a maioria das quais feitas em movimento, sem parar a bicicleta... não serão pois as melhores... nem eu serei fotógrafo à altura... mas permitam-me, este sub-conjunto de imagens selecionadas é a minha singela homenagem a um Caminho que, mesmo sendo a 13ª vez que percorro, em várias das suas variantes, não pára de me surpreender. Desta vez foi o Caminho do Norte... ou, melhor dizendo... os seus últimos 330Km.
A reportagem fotográfica divide-se em 9 partes, à média de duas por dia (manhã e tarde), iniciando-se na tarde de dia 17 e terminando na tarde de dia 21 de agosto, com a inevitável visita à cidade de Santiago de Compostela. Em cada uma apresenta-se o percurso (visível com o software Google Earth - versão mobile não funciona) e o álbum de fotografias (Google Photos).
Permitam-me uma palavra de agradecimento ao meu colega e grande amigo AC que me acompanha usualmente nestas aventuras... só um paciente como ele consegue aguentar as quebras de ritmo nas pedaladas devidas a tanta paragens e tantas fotografias... Um abraço, AC!
Espero que gostem e talvez... quem sabe... se sintam impelidos a fazerem também o próprio Caminho a Santiago!