Mais um Caminho de Santiago feito, desta vez na alternativa "Camiño Sanabrês" da Via da Plata. Fomos três colegas e amigos iniciá-lo em Puebla de Sanábria, uma bonita vila com aspeto algo medieval.
Apesar de o trajeto, a partir de Laza, ser já nosso conhecido desde 2010, o caminho continua a presentear-nos, apesar disso, com muitas coisas boas... por mais que se faça, por mais que se conheça, há sempre algo que se vê e se aprecia pela primeira vez... não lhe faltam beleza e variedade, motivos suficientes para muitos sorrisos. Mas o percurso inicial entre Puebla de Sanábria e Laza, para nós novidade absoluta, comprovou e recomenda-se: com algumas dificuldades, é certo, reúne trilhos belíssimos, paisagens indescritíveis, lugarejos típicos, muitos deles quase abandonados... e muito mais, tanto, que umas simples fotografias, feitas por improviso, na sua maioria sem sequer parar a bicicleta, não são capazes de transmitir.
Fizémos o percurso de cerca de 265Km (medidos por GPS) em três dias e meio, na intenção falhada de ainda chegarmos a Santiago de Compostela a tempo de assistirmos à missa do peregrino. Esta humilde reportagem divide-se em sete partes, correspondendo cada uma delas a uma manhã ou uma tarde de viagem, acessíveis através dos links abaixo. Tentei selecionar as fotografias mais representativas de um conjunto que, no total, soma cerca de 1400 imagens... Talvez sejam motivação para alguém se fazer também "ao caminho".
Espero que gostem,