Foi com esta "aventura" que tudo começou para este peregrino... De uma vã expectativa de um dia fazer Porto - Santiago de Compostela em bicicleta, passei à classe de peregrino, com direito ao meu primeiro diploma e tudo, a minha primeira Compostellae.
Sem grande preparação física para o evento, não posso dizer que tenha sido fácil... passar a Serra da Labruja num dia de imenso calor foi "do pior" e fui-me abaixo temporariamente... cheguei a Santiago de Compostela com um cansaço enorme e muito me custou subir a rua do Hospital Universitário (percurso que, passados anos, deixou de se fazer). Mas o grupo de outros peregrinos, sabiamente liderados pelo meu novo e bom amigo Jorge Maia, trataram de construir e manter um ambiente de boa disposição e até de alegria que ajudaram e muito a ultrapassar as dificuldades.
No final, senti necessidade de escrever algo... e fiz o texto que disponibilizo no link abaixo e que, na altura, ofereci na forma de artigo para publicação na revista de BTT "Byke Magazine". As fotografias são, algumas, feitas por mim, mas na sua grande maioria são da autoria de outros companheiros de aventura que mas disponibilizaram para o dito artigo. Infelizmente, nem os nomes das localidades por onde passara eu sabia... e tive imensa dificuldade em reconstruir toda a viagem.
É um texto simples... mas que relata o bom ambiente do grupo e que muito contribuiu para que eu interiorizasse a frase "uma vez peregrino, para sempre peregrino". Foi a primeira de muitas outras peregrinações, algumas das quais dou a conhecer neste site... e foi também a primeira de muitas outras vezes em que usei, como despedida:
Adeus e até ao próximo empeno,