Caminho Português
N. Senhora do Norte
2014/ago/07 - 09; 2014/out/18 - 19
2014/ago/07 - 09; 2014/out/18 - 19
Fizéramos em 2008 este Caminho, descrito no livro junto, de D. José Lourenço de Almada, mas o desconhecimento do percurso e sobre a qualidade das marcações em Espanha, tinham-nos levado a não atravessar o rio Minho. Da parte portuguesa tínhamos fortes memórias... tão boas quanto as belas paisagens e as virgens ruralidades... tão más quanto as agrestes dificuldades do percurso... A parte espanhola do percurso chamava-nos e a oportunidade surgiu.
O plano passava por atravessar o rio Minho na ponte recente de Vila Nova de Cerveira e, depois de se cruzar a serra local, ligar de Gondomar ao Caminho Português da Costa, ali mesmo a Este de Baiona, na belíssima ponte Romana de Ramallosa. A partir desse ponto, o caminho, também com as suas belezas, era já conhecido de anterior peregrinação (2011).
A reportagem inicia-se com a "saída simbólica" da Sé Catedral do Porto e estende-se, através de mais de 1400 fotografias, por mais nove etapas, cada uma delas correspondendo a uma manhã ou a uma tarde de viagem. Divide-se em duas partes, a primeira das quais realizada em agosto e a segunda em outubro, ligadas entre si na localidade Gondomar, Espanha.
Espero que seja do gosto do leitor e... quem sabe... se não tento mais alguém a ser "Peregrino a Santiago"...
Recentemente (2023) descobri que o percurso deste caminho entre Gondomar e Vigo não é o que percorri em 2014. Fui fazê-lo, entretanto, e também o documentei fotograficamente como sempre faço.
É um pequeno acrescento, mas de alguma forma repõe uma certa verdade neste documento que deriva diretamente do livro de D. Lourenço José.
Espero que apreciem.
A. Augusto de Sousa