Via da Plata, variante de Vinhais
3 a 6 de agosto de 2010
3 a 6 de agosto de 2010
Com seis peregrinações feitas a Santiago de Compostela, sempre pelo Caminho Português Central (embora com uma variante em 2008...) era tempo de mudar um pouco... Com tantos e tão boas alternativas, era preciso dar asas à vontade de conhecer mais, mas sempre com o mesmo objetivo: a imponente catedral que se encontra no fim de "O Caminho das Estrelas".
A caminho correspondente à Via da Plata é um percurso longo, desde Sevilha a Santiago de Compostela, mas tentador... numa das suas variantes, entra em território português, em Quintanilha, Bragança, e segue por Vinhais para a fronteira com a Galiza, algures um pouco acima de uma localidade de nome Segirei. Este foi talvez o mote para a escolha deste trajeto: sendo Vinhais terra de bons amigos, iniciar ali mais um dos percursos que passam em território português.
Este humilde documento tenta mostrar o que de mais belo encontrámos, eu, o meu amigo AC, e as nossas duas montadas de duas rodas movidas a pedais: das difíceis encostas dos vales de Vinhais, aos vários quilómetros de calçadas romanas, sentindo os cheiros das atividades agrícolas e sem esquecer, é claro, a monumentalidade marcante. De tudo o que vimos e vivemos... agora partilhamos um pouco.
O texto, distribuído por quatro etapas diárias, três das quais em duas partes, resume as vistas e as sensações... é acompanhado de mais de quatro centenas de imagens que o complementam.
Que tenham um bom caminho,