--- Figuras e Factos da Expansão e Expressão Portuguesa no Mundo ---
( Atualizado em: 21/11/2014 )
O Infante Dom Henrique de Avis, 1.º duque de Viseu e 1.º senhor da Covilhã (Porto, 4 de Março de 1394 – Sagres, 13 de Novembro de 1460), foi um infante português e a mais importante figura do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador.
In Wikipédia -> Biografia
--- À conquista do continente Africano ---
Gil Eanes - Navegador português, natural de Lagos (Algarve), escudeiro do Infante D. Henrique, e cuja biografia permanece ainda pouco conhecida e muito discutida. Foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, dissipando o terror supersticioso que este promontório inspirava e iniciando assim a época dos "grandes descobrimentos".
In Wikipédia -> Biografia
Diogo Gomes (c. 1402-1420? – c. 1502), também referido como Diogo Gomes de Sintra, foi um navegador e explorador português do século XV mais conhecido por sua exploração do estuário de Gâmbia e sua alegação de ter "descoberto" a ilha de Santiago, Cabo Verde.
In Wikipédia -> Biografia
A Gâmbia formou parte do Império Gana assim como do Império Songhai. Os primeiros testamentos escritos que se têm da região provêm de alguns textos escritos por comerciantes árabes, nos séculos IX e X, quando os comerciantes árabes criaram uma rota comercial, que comercializou escravos, ouro e marfim. No século XV, os portugueses herdaram este comércio estabelecendo uma rota de comércio do Império Mali, o qual era pertencente à zona da época.
Em 1588, António, Prior do Crato vendeu os direitos de exclusividade de comércio na região do rio Gâmbia aos ingleses, direitos que foram confirmados pela rainha Elizabeth I.
Diogo de Azambuja (1432-1518) - Cavaleiro da Ordem de Avis combateu ao lado do Infante D. Pedro na Batalha da Alfarrobeira, e de D. Afonso V na conquista de Alcácer-Ceguer, em Marrocos. Em 1481 foi nomeado por João II, de Portugal, como capitão-mor da armada encarregada da construção da fortaleza de São Jorge da Mina. Esta era composta por nove caravelas e duas naus, transportando 600 soldados, 100 pedreiros e carpinteiros, e mais pedra aparelhada necessária à construção daquela fortaleza-feitoria no golfo da Guiné. Este será o feito mais conhecido da sua carreira, tendo exercido o cargo de capitão-mor da fortaleza de 1482 até 1484, data em que regressou a Lisboa.
In Wikipédia -> Biografia
Diogo Cão foi um navegador português do século XV que possivelmente nasceu na Freguesia de Sá, concelho de Monção, ou na região de Vila Real, ou até em Évora, em data desconhecida, pois somente a realeza fazia registos concretos da data de nascimento e falecimento.
O primeiro europeu a chegar ao rio Congo, também conhecido por rio Zaire, foi o navegador português Diogo Cão em 1483. O rio recebeu o seu nome do antigo Reino do Kongo que se localizava nas terras em redor da sua foz.
In Wikipédia -> Biografia
Bartolomeu Dias (ca. 1450 — 29 de Maio de 1500) - Navegador português que ficou célebre por ter sido o primeiro europeu a navegar para além do extremo sul da África, "dobrando" o Cabo da Boa Esperança e chegando ao oceano Índico a partir do Atlântico.
In Wikipédia -> Biografia
O Preste João foi um lendário soberano cristão do Oriente que detinha funções de patriarca e rei, correspondendo, na verdade, ao Imperador da Etiópia. "Preste" é uma corruptela do francês Prêtre, ou seja, padre. Diz-se que era um homem virtuoso e um governante generoso. O reino de Preste João foi objeto de uma busca que instigou a imaginação de gerações de aventureiros, mas que sempre permaneceu fora de seu alcance.
In Wikipédia -> Biografia
Manuel Cerveira Pereira (? - 1626) - Administrador colonial português que exerceu o cargo de Capitão-General na Capitania-Geral do Reino de Angola, por duas vezes, a primeira entre 1603 e 1606, tendo sido antecedido por João Rodrigues Coutinho e sucedido por Manuel Pereira Forjaz, o segundo mandato foi entre 1615 e 1617 tendo sido antecedido por Bento Banha Cardoso e sucedido por Luís Mendes de Vasconcelos.
A fixação portuguesa a partir de 1578 em Benguela-a-Velha, que mais tarde passou a chamar-se Porto Amboim, marcou o início da exploração da região sul de Angola. Manuel Cerveira Pereira, que foi governador de Angola de 1615 a 1617, fundou a Baía de Santo António, em 17 de maio de 1617. Essa data passou a ser considerada como a data de fundação da cidade de São Filipe de Benguela.
No contexto da União Ibérica, o rei Filipe II de Portugal separou, em 1615 o "Reino de Benguela" de Angola:
"De meu poder real e absoluto, me praz e hei por bem, por esta presente provisão, a capitania, conquista e governo das províncias do dito Reino de Benguela (...) e por ela as erijo e ao dito reino em novo governo, para que de hoje em diante tenham separada a jurisdição e governador."
O principal objetivo da criação desta nova colónia era a busca e exploração das minas de cobre do Sumbe Ambela, a Norte da foz do rio Cuvo (ou Queve), e a Sul de Benguela-Velha, a primeira povoação portuguesa na região (fundada em 1587 e depois extinta), próximo da actual Porto Amboim. Foi nomeado como Governador, Conquistador e Povoador de Benguela, e simultaneamente Governador de Angola, Manuel Cerveira Pereira.
Cerveira Pereira partiu de Luanda a 11 de Abril de 1617 à frente de uma força de 130 homens e rumou para Sul, ao longo da costa até à baía das Vacas, que alcançou a 17 de Maio. Aí fundou o Forte de São Filipe de Benguela, núcleo da povoação de mesmo nome que havia de ser a capital do novo domínio português ao sul de Angola, o Reino de Benguela, que foi administrado autonomamente entre 1617 e 1869.
A povoação foi ocupada por forças da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais de 1641 a 1648.
A 24 de Junho de 1967 a Câmara Municipal de Benguela foi agraciada com o grau de Membro-Honorário da Ordem do Império.
Salvador Correia de Sá e Benevides (Cádis, 1602 - † Lisboa, 1.01.1688). Soldado e político português. Em 1625 combateu a invasão holandesa de Salvador, no Brasil, e reconquistou Angola e a ilha de São Tomé aos holandeses, em 1647. Foi governador do Rio de Janeiro, do sul do Brasil e Angola.
A reconquista de Angola foi um episódio passado na Angola Colonial ao qual estão ligadas a História de Angola, a História de Portugal e inclusive a História do Brasil Colonial . Teve lugar no meado do século XVII, nele tendo tido maior destaque a figura do político e militar português Salvador Correia de Sá e Benevides.
In Wikipédia
António José de Sousa Barroso (Remelhe, Barcelos, 5 de Novembro de 1854 - Porto, 31 de Agosto de 1918) foi missionário em África, bispo de São Tomé de Meliapor e enfim bispo do Porto.
In Wikipédia -> Biografia
António José de Orta Enes (Lisboa, 15 de Agosto de 1848 — Sintra, Queluz, 6 de Agosto de 1901), mais conhecido por António Enes, formado no Curso Superior de Letras, foi um político, jornalista, escritor e administrador colonial português, que se destacou em Moçambique onde exerceu as funções de Comissário Régio durante a rebelião tsonga na região sul daquele território. Defendeu em 1870 uns Estados Unidos da Europa, temendo que Portugal fosse absorvido pela vizinha Espanha. Foi membro destacado do Partido Histórico e da Maçonaria. Exerceu as funções de deputado, de bibliotecário-mor da Biblioteca Nacional de Lisboa (1886) e de Ministro da Marinha e Ultramar na primeira fase do governo extrapartidário de João Crisóstomo de Abreu e Sousa.
In Wikipédia -> Biografia
Aires de Ornelas e Vasconcelos (Funchal, Santa Cruz, São Lourenço, Camacha, 5 de Março de 1866 — Lisboa, Santos-o-Velho, Rua das Janelas Verdes, 14 de Dezembro de 1930), mais conhecido apenas por Aires de Ornelas, 1.º Senhor de Dornelas e do Caniço, 15.º Senhor do Morgado do Caniço, na Ilha da Madeira, foi um militar, escritor e político do último período da Monarquia Constitucional Portuguesa. Como militar destacou-se nas Campanhas de Conquista e Pacificação das colónias portuguesas de África. Após a implantação da República Portuguesa foi lugar-tenente do rei D. Manuel II de Portugal, então no exílio, representando-o perante as forças monárquicas no país e junto das instituições da Primeira República Portuguesa. Foi um dos mais devotados africanistas portugueses, governador-geral de Moçambique (1896 a 1898) e Ministro da Marinha e Ultramar do governo presidido por João Franco (1906 a 1907), publicou diversos trabalhos sobre as campanhas de África e a experiência de administração colonial portuguesa.
In Wikipédia -> Biografia
Luciano Baptista Cordeiro de Sousa (Mirandela, 21 de Julho de 1844 — Lisboa, 24 de Dezembro de 1900) foi um escritor, historiador, político e geógrafo português.
In Wikipédia -> Biografia
O Ultimato britânico de 1890 foi um ultimato do governo britânico - chefiado pelo primeiro ministro Lord Salisbury - entregue a 11 de Janeiro de 1890 na forma de um "Memorando" que exigia a Portugal a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola (nos atuais Zimbabwe e Zâmbia), a pretexto de um incidente entre portugueses e Macololos. A zona era reclamada por Portugal, que a havia incluído no famoso Mapa cor-de-rosa, reclamando a partir da Conferência de Berlim uma faixa de território que ia de Angola à contra-costa, ou seja, a Moçambique. A concessão de Portugal às exigências britânicas foi vista como uma humilhação nacional pelos republicanos portugueses, que acusaram o governo e o rei D. Carlos I de serem os seus responsáveis. O governo caiu, e António de Serpa Pimentel foi nomeado primeiro-ministro. O Ultimato britânico inspirou a letra do hino nacional português, "A Portuguesa". Foi considerado pelos historiadores Portugueses e políticos da época a ação mais escandalosa e infame da Grã-Bretanha contra o seu antigo aliado.
Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque (Batalha, 12 de Novembro de 1855 - Lisboa, 8 de Janeiro de 1902) foi um oficial de cavalaria português que ganhou grande fama em Portugal por ter protagonizado a captura do imperador nguni Gungunhana em Chaimite (1895) e pela condução da subsequente campanha de pacificação, isto é de subjugação das populações locais à administração colonial portuguesa, no território que viria a constituir o actual Moçambique, e entre outras coisas uma das mais brilhantes figuras militares portuguesas, herói de Chaimite e de Gaza, durante as gloriosas campanhas de África (1894-1895), e um dos mais notáveis administradores coloniais.
In Wikipédia -> Biografia
Namarrais (de Namarrói, top., de nama, «carne; caça» + mirrobe, «variedade de peixe», alusão à abundância) foi a designação atribuída pela administração colonial portuguesa, e hoje presente na historiografia portuguesa e moçambicana, a diversas etnias da costa oriental da África, na região norte de Moçambique, pertencente ao grupo dos Macuas. Nas Campanhas de Pacificação levadas a cabo pelas forças portuguesa lideradas por Mouzinho de Albuquerque em finais do século XIX destaca-se a Campanha dos Namarrais, uma campanha militar destinada a submeter os povos do norte de Moçambique.
Combate de Macontene (1897) é a designação pela qual ficaram conhecidos na historiografia portuguesa os recontros travados no contexto das campanhas de pacificação de Moçambique na região de Macontene, uma planície do atual distrito de Chibuto, situada a cerca de 10 km daquela vila, na província de Gaza. Os combates ocorreram entre forças expedicionárias do Exército Português, mas integrando grande número de homens recrutados localmente e em outras colónias portuguesas de África, e forças dos povos vátuas comandadas pelo líder insurgente Maguiguana.
O primeiro recontro ocorreu em Maio de 1897 entre guerreiros vátuas, comandados por Maguiguana, e dois corpos expedicionários portugueses. Depois de uma batalha inconclusiva, a 22 de Maio de 1897 o primeiro corpo expedicionário, comandado pelo capitão Gomes da Costa, governador de Gaza, retirou-se para Chibuto depois de ter atacado o acampamento vátua. Na continuação da operação, a 21 de Julho de 1897, o segundo corpo expedicionário, comandado pelo governador-geral de Moçambique, Joaquim Mouzinho de Albuquerque, destroçou por completo as forças de Maguiguana, que morreu em combate. Desta derrota resultou a ocupação portuguesa de Gaza e uma paz que com poucos incidentes duraria cerca de 60 anos, até ao dealbar da luta pela independência de Moçambique na década de 1960.
José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos (Ponte de Lima, Rua do Pinheiro, 23 de Março de 1867 — Ponte de Lima, na sua casa de família, 2 ou 3 de Janeiro de 1955) foi um general e político português.
In Wikipédia -> Biografia
A cidade do Huambo foi fundada em 21 de Setembro de 1912 pelo general José Mendes Ribeiro Norton de Matos. Com um crescimento impressionante desde a fundação, em 1928, era Vicente Ferreira o governador-geral de Angola, o Huambo - que deve o nome ao mítico caçador Huambo Calunga - foi designado de Nova Lisboa e proposta a capital de Angola, de acordo com a «Carta Orgânica de Angola». Ficou o batismo, até à Independência, não vingou a condição de capital.
O município do Huambo, capital da província com o mesmo nome, tem 2609 km2 e atualmente uma população estimada de um milhão e duzentos e quatro mil pessoas.
--- O Sonho da Índia ---
Vasco da Gama (Sines, ca. 1460 ou 1469 — Cochim, Índia, 24 de Dezembro de 1524) - Navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi, por um breve período, um dos governadores da Índia.
In Wikipédia -> Biografia
No dia 20 de maio de 1498, o navegador português Vasco da Gama chegou ao porto de Calecute, na costa oeste da Índia. Ele foi o primeiro europeu a circundar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
D. Francisco de Almeida (Lisboa, c. 1450 — Baía de Saldanha, 1 de março de 1510) foi um militar português e um explorador, homem de guerra e organizador notável, com vitórias e excelentes atos de administração. Primeiro vice-rei da Índia (1505-1509), nasceu em Lisboa por volta de 1450, filho dos primeiros condes de Abrantes, D. Lopo de Almeida e de sua mulher D. Beatriz da Silva.
In Wkipédia -> Biografia
Afonso de Albuquerque (Alhandra, 1453 — Goa, 16 de Dezembro de 1515), nomeado O Grande, César do Oriente, Leão dos Mares, o Terribil e o Marte Português, foi um fidalgo, militar e o segundo governador da Índia portuguesa cujas ações militares e políticas foram determinantes para o estabelecimento do império português no oceano Índico.
In Wikipédia -> Biografia
D. João de Castro (Lisboa, 27 de Fevereiro de 1500 — Goa, 6 de Junho de 1548) foi um nobre, cartógrafo e administrador colonial português. Foi governador e capitão general, 13.º governador e 4.º vice-Rei do Estado Português da Índia.
In Wikipédia -> Biografia
São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres, (Xavier, 7 de Abril de 1506 — Sanchoão, 3 de Dezembro de 1552) foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e cofundador da Companhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua atividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão. É o padroeiro dos missionários, da Diocese de Registro (SP) e também um dos padroeiros da Diocese de Macau.
In Wkipédia -> Biografia
Fernão Mendes Pinto (Montemor-o-Velho, 1510-14 — Pragal 8 de Julho de 1583) foi um aventureiro e explorador português. Em 2011 foi homenageado numa Moeda comemorativa de 2 euros. A TAP Portugal homenageou-o ao atribuir o seu nome a uma das suas aeronaves.
In Wikipédia -> Biografia
Luís Vaz de Camões (Lisboa, ca. 1524 — Lisboa, 10 de Junho de 1580) foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
In Wikipédia -> Biografia
Diogo de Couto (ca. 1542 — Goa, 10 de Dezembro de 1616) foi um historiador português.
In Wikipédia -> Biografia
--- Oriente exótico ---
Fernão de Magalhães (Sabrosa, primavera de 1480 — Cebu, Filipinas, 27 de abril de 1521) foi um navegador português, que se notabilizou por ter organizado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522.
In Wikipédia -> Biografia
--- Terras de Vera Cruz --
Duarte Pacheco Pereira, o Grande (Lisboa, 1460 — 1533) foi um navegador, militar e cosmógrafo português.
[...] Em 1498 D. Manuel I encarregou-o de uma expedição secreta, organizada com o objetivo de reconhecer as zonas situadas para além da linha de demarcação de Tordesilhas, expedição que, partindo do Arquipélago de Cabo Verde, se acredita teria culminado com o descobrimento do Brasil, em algum ponto da costa entre o Maranhão e o Pará, entre os meses de Novembro e Dezembro deste mesmo ano. Dali, teria acompanhado a costa Norte, alcançando a foz do rio Amazonas e a ilha do Marajó. [...]
In Wkipédia -> Biografia
Pedro Álvares Cabral (Belmonte, 1467 ou 1468 — Santarém, c. 1520) - Fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil. Realizou a primeira exploração significativa da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal. Embora os detalhes da vida de Cabral sejam esparsos, sabe-se que veio de uma família nobre colocada na província interior e recebeu uma boa educação formal.
In Wikipédia -> Biografia
Manuel da Nóbrega (Sanfins do Douro, 18 de outubro de 1517 — Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1570) foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colónia e a ação jesuítica no século XVI.
In Wikipédia -> Biografia
São José de Anchieta SJ (San Cristóbal de La Laguna, 19 de março de 1534 — Reritiba, 9 de junho de 1597) foi um padre jesuíta espanhol e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo. Foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco. É conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no Brasil. É o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta nascido nas Ilhas Canárias. Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopeia.
In Wikipédia -> Biografia
A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus:
“ A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa ! — José de Anchieta “
Padre António Vieira (Lisboa, 6.02.1608 – Bahia, 18.07.1697) foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.
In Wikipédia -> Biografia
Fernão Dias Pais Leme (São Paulo, c. 1608 – sertão do Espírito Santo, provavelmente Quinta do Sumidouro, em 1681) foi um bandeirante paulista. Ficou conhecido como "O Caçador de Esmeraldas". É o bandeirante de mais largo renome, juntamente a Antônio Raposo Tavares.
In Wikipédia -> Biografia
--- O Novo Mundo ---
João Rodrigues Cabrilho, também conhecido como Juan Rodríguez Cabrillo (ca. 13 de março de 1499 — 3 de janeiro de 1543), foi um navegador e explorador português do século XVI.
In Wikipédia -> Biografia