--- FREGUESIAS RURAIS ( TERCEIRA ) ---
A Terceira é uma das nove ilhas dos Açores, integrante do chamado "Grupo Central". Primitivamente denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras, foi em tempos o centro administrativo das Ilhas Terceiras, como era designado o arquipélago dos Açores. A designação Terceiras aplicava-se a todo o arquipélago do Açores visto ter sido o terceiro arquipélago descoberto no Atlântico (o arquipélago das Canárias era designado de Ilhas Primeiras e o arquipélago da Madeira por Ilhas Segundas, segundo a ordem cronológica de Descoberta). Com o avançar dos anos esta ilha passou a ser conhecida apenas por Ilha Terceira.
Ao longo da sua história, a Terceira desempenhou um papel de grande importância no estabelecimento e manutenção do Império Português, devido à sua localização geoestratégica em pleno Atlântico Norte.
A ilha é dividida em dois municípios Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, e trinta freguesias.
--- Posto Santo ---
Posto Santo é uma freguesia do município de Angra do Heroísmo, situada a cerca de 4 km a norte do centro da cidade de Angra do Heroísmo, na parte sul da ilha Terceira, sendo uma das poucas freguesias açorianas cujo território não confina com a costa da ilha. Localiza-se na encosta das montanhas sobranceiras à cidade, a uma altitude apreciável, pelo que é sujeita a muitos nevoeiros.
A freguesia foi criada a 15 de setembro de 1980 a partir de território suburbano e rural que integrava a freguesia citadina de Santa Luzia de Angra.
Posto Santo - Ilha Terceira (n/ circulado)
Fonte da Telha - Ilha Terceira (n/ circulado)
Posto Santo - Ilha Terceira (n/ circulado)
Posto Santo - Ilha Terceira (n/ circulado)
Posto Santo - Ilha Terceira (n/ circulado)
Posto Santo - Ilha Terceira (n/ circulado)
Quinta da Nasce Água - Ilha Terceira (n/ circulado)
Quinta da Nasce Água - Ilha Terceira (n/ circulado)
Matella (Propriedade do Exm.º Commendador J. L. de Sequeira) - Ilha Terceira (n/ circulado)
--- São Mateus ---
São Mateus da Calheta é uma freguesia do município de Angra do Heroísmo, localizada na periferia da cidade de Angra do Heroísmo, a cerca de 4 km a oeste do centro urbano. O seu porto de pesca é o mais importante da costa sul da ilha Terceira e um dos principais pontos de descarga e primeira venda de pescado dos Açores.
O nome da freguesia reflete a existência de uma calheta, a única facilmente praticável pela navegação costeira existente na costa sul e sudoeste da ilha, em torno da qual cresceu o povoado e onde está instalado o respetivo porto.
Barco de Pesca (S. Mateus)
Franquia: 5 + 10 + 15 réis D. Carlos (Angra) - 20.12.1902
São Mateus, Ilha Terceira
Franquia: 1/2 C. + 1/2 C. (Ceres) - 16.03.1917
Um trecho da Freguesia de S. Matheus (n/ circulado)
Vista parcial de São Mateus da Calheta - anos 50 (n/ circulado)
Vista parcial de S. Matheus (n/ circulado)
S. Matheus - Porto de Pesca (n/ circulado)
S. Matheus - Ilha Terceira (n/ circulado)
São Mateus, Ilha Terceira (n/ circulado)
S. Matheus da Calheta (n/ circulado)
--- Serreta ---
Serreta é uma freguesia portuguesa do município de Angra do Heroísmo, situada no extremo ocidental da ilha Terceira, a cerca de 22 km da cidade de Angra do Heroísmo, a sede do concelho.
A localidade é uma das mais conhecidas do arquipélago dos Açores por ser palco da peregrinação da Senhora dos Milagres, realizada anualmente no segundo domingo de Setembro. O topónimo Serreta, comum na toponímia açoriana sob a forma de serreta ou de serretinha, como diminutivo de serra, tem a sua origem na abundância de colinas naquela região da ilha Terceira, formando um prolongamento até ao mar da Serra de Santa Bárbara.
Monte da Freguesia da Serreta - Ilha Terceira
Franquia: 10 réis D. Carlos (Angra) - 19.DEZ.1904
Serreta - Ilha Terceira
Serreta - Ilha Terceira (n/ circulado)