GLOSSÁRIO
( Atualizado em: 01/02/2025 )
Embora sejam um único objeto, as medalhas apresentam zonas distintas e para quem as coleciona ou pretende criar para eventos desportivos, recreativos ou corporativos é importante e útil conhecer a sua designação, o que ajudará, nomeadamente neste último caso, aquando da sua encomenda, escolha de materiais e desenho da maqueta. Assim, são estas as partes básicas de uma medalha, comuns a todos os tipos:
1- Anverso
O anverso é a parte da frente da medalha e, geralmente, apresenta o design principal da medalha com os elementos que identificam o seu propósito, como logótipos e nomes dos organizadores, tipo de evento, datas, etc.
2- Reverso
O reverso é a parte detrás da medalha, também chamada de "verso", e pode conter informações adicionais àquelas que estão no anverso.
3- Borda
É a borda externa da medalha que circunda todo o objeto e que pode ser lisa, serrilhada, entalhada ou texturizada. Este tipo de acabamento é escolhido em conformidade com as opções a nível dos materiais e do design pretendidos para a medalha.
4- Campo
O campo é aquela área central tanto no anverso como no reverso da medalha. Geralmente, é nesta área que se inscrevem os elementos com mais destaque, embora não seja obrigatório – é uma questão de design.
5- Inscrições
As inscrições são as palavras, letras ou números gravados na medalha: o nome da pessoa medalhada e o evento ou prova, a data, entre outras informações relevantes.
6- Fita ou Corrente
A maioria das medalhas usadas para premiar ou distinguir alguém têm uma fita para permitir que sejam usadas ao pescoço ou exibidas. Já as medalhas de cariz religioso ou de adorno têm correntes do mesmo material (ouro, prata, etc.), pois são, geralmente, peças de joalharia e ourivesaria.
7- Suporte de fixação
Alguns tipos de medalhas, como as medalhas militares, podem ter um suporte de fixação no reverso para permitir que sejam afixadas a peças de roupa, uniforme ou até a um suporte de exibição.
Quanto aos modelos, aos materiais e outras características, tudo difere de medalha para medalha – porque cada uma representa contextos diferentes (evento, tipo de premiação, data, etc.).
--- MEDALHÍSTICA - COLEÇÃO ---