--- Bardez (Goa Norte) --- Postais Ilustrados - Sousa & Paul Fotografos Nova-Gôa
--- Bardez (Goa Norte) --- Postais Ilustrados - Sousa & Paul Fotografos Nova-Gôa
( Atualizado em: 30/05/2020 )
Bardez (Konkani: बार्देस/Bardes, pronounced [baːrd̪eːs]) é o nome de uma região e “taluka” em Goa Norte. O nome é atribuído aos imigrantes Brahmin que migraram para o Konkan via Magadha na região do Ganges de Aryavarta, a noroeste do subcontinente Indiano. Bardez ou mais propriamente Bara desh significa "doze países" (ou terras). A palavra "país" provavelmente refere-se aos limites territoriais dos clans, ou às comunidades Brahmin, as quais sem qualquer ordem em particular, são Aldona, Moira, Olaulim, Nachinola, Siolim, Anjuna, Candolim, Serula, Saligao, Sangolda, Assagao, Pomburpa e Salvador do Mundo. Um nativo de Bardez é chamado de Bardezcar (Konkani: बार्देसकार/Bardeskar), na língua Konkani nativa.
Bardez está delimitado a norte pelo rio Chapora, a sul pelo rio Mandovi, a este pelo rio Mapusa, que tem origem na própria Bardez, perto da cidade capital de Mapusa, e a oeste pelo Oceano Índico. Tem a sede do parlamento de Goa, na povoação meridional de Britona. Estão localizados em Bardez, o Instituto de Gestão Hoteleira e o Colégio de Xavier. Outros locais famosos são o forte da Aguada, as praias de Candolim, Sinquerim, Calangute, Baga, Anjuna e as povoações de Vagator, o mosteiro e a escola interna no cimo do Monte Guirim, que foram restaurados pelo Padre Luna depois da devastação de Pombal, as comunidades de Salvador do Mundo, Penha da França, Siolim, Moira, Porvorim, Colvale, Saligao and Sangolda, para nomear as mais proeminentes.
A Comunidade de Anjuna ficou famosa como local de encontro hippie; entre os Goeses, é ainda famosa por ter sido o local de nascimento do Padre Agnelo Gustavo de Sousa, um dos dois mais proeminentes santos de Goa, sendo o Padre José Vaz, "Apóstolo do Sri Lanka", o outro.
--- Mapusa ---
Entrada da Cidade de Mapuça
--- Betim (Terminal Ferry) ---
Vista de Betim - Bardez
--- Calangute ---
Calangute (Konkani: Calangute, pronunciado [kɔɭoŋɡuʈ]) é uma cidade em Goa Norte, que é famosa pela sua praia, a maior no norte de Goa, visitada por milhares de turistas domésticos e estrangeiros. A estação alta para o turismo é durante o Natal e Ano Novo, e no verão em Maio. Durante a estação das monções, de Junho até ao fim de Setembro, o mar pode tornar-se alteroso e é proibido nadar.
Igreja de Santo Aleixo, em Calangute, construída em 1595.
(Ed. Neográfica - Lisboa)
--- Fortaleza dos Reis Magos ou Fortaleza de Bardez ---
A fortaleza foi originalmente um posto militar mandado construir em 1493 por Adil Xá (Hidalcão nas crónicas portuguesas), sultão de Bijapur. Depois de Bardez ter sido conquistado pelos portugueses em 1541, estes construíram a fortaleza , juntamente com a igreja, durante o governo do vice-rei D. Afonso de Noronha (r. 1551–1554).
Sofreu um ataque em 1570. A couraça pelo lado do rio, é posterior, erguida por determinação do vice-rei Manuel de Souza Coutinho (r. 1588–1591). Deteriorado pelo tempo e pelos elementos, foi inteiramente reconstruída a partir de 1703, conseguindo resistir com sucesso ao ataque dos Maratas, em 1739. Na sua defesa tomaram parte ativa os franciscanos, tendo diversos deles perecido em combate.
A partir de 1900, quando já tinha perdido o seu papel defensivo, foi usado como prisão, até ser abandonado em 1993. A partir daí começou a ficar arruinado, apesar de ter estar legalmente sob proteção do governo de Goa desde 1983. Em 2008 foram iniciadas obras de restauro, financiadas pelo governo de Goa, pelo fundo sediado no Reino Unido Helen Hamlyn Trus e pelo Indian National Trust for Art and Cultural Heritage (INTACH), uma organização não governamental que se dedica ao restauro de monumentos. A fortaleza é atualmente um centro cultural e uma atração turística.
In Wikipédia
Fortaleza dos Reis Magos
Igreja e Forte dos Reis Magos (Christovam Fernandes - Nova Goa)
--- Saligao ---
Seminário de Saligão
--- Bicholim (Goa Norte) --- Postais Ilustrados - Sousa & Paul Fotografos Nova-Gôa
Bicholim (Konkani: दिवचल; Marathi: डिचोली, pronunciado [ɖicoːlĩː]) é uma cidade e concelho municipal, no distrito de Goa Norte. O concelho de Bicholim localizado a nordeste é um dos sete que constituem as Novas Conquistas, territórios anexados a Goa significativamente mais tarde do que os primeiros três das Velhas Conquistas. A cidade está localizada a cerca de 30 kms da capital Panjim, no coração da região mineira de Goa.
Templo de Xri Calica - Cansarpale
--- Sanquelim ---
Sanquelim é uma cidade e município no distrito Goa Norte. Shri Datta Mandir em Sanquelim é conhecido pela cura miraculosa de perturbações mentais, cuja divindade, a Trindade Hindu de Brahma, Vishnu e Maheshwar, se diz oferecer.
É também conhecida por ser a cidade natal do Prabhu-Sar-Desais (conhecido como Desais). Logo após atravessar o rio Valvanti, está localizada a aldeia de Karapur-Tisk onde há uma casa ancestral dos Ranes de Podoshey com um bonito templo de Shri Vithal. Sanquelim é muito famosa por alguns dos seus templos Hindus. Existem em seu redor vários locais a visitar, onde se incluem as cascatas e as grutas de Arvalem, localizadas perto do famoso templo de Shiva de Rudreshwar.
Ponte de Sanquelim (Edição G. V. Neurencar)
Cascata de Arvalem - Arvalem Sanquelim
Templo de Xri Vithal - Carapur Sanquelim
--- Ponda (Goa Norte) --- Postais Ilustrados - Sousa & Paul Fotografos Nova-Gôa
Ponda ( Konkani : फोणे Phonem, pronunciado [fɔɳɖɛ ː] ) é uma cidade e município do distrito de Goa Norte. Fica localizada a cerca de 29 km a sudeste de Panaji e 18 km a nordeste de Margão, e é também a capital da taluka de Ponda. Possui uma boa ligação por estrada à capital de Goa, Panaji, e à junção ferroviária principal de Margão. É o centro industrial do estado de Goa, com grandes fábricas e parques industriais em elevado número. A Faculdade de Engenharia de Goa, a maior do estado, está localizado na vizinha Farmagudi. Ponda é popularmente conhecida como a Capital Cultural de Goa.
Conhecida ainda como "Cidade dos Templos de Goa", era um refúgio seguro para os templos hindus. Dos muitos existentes na área são de realçar o famoso Narayani Mahalasa, em Mardol, e os templos Shanta Durga, Mangueshi, Ramnathi, Mahalaxmi, Nageshi e Navadurga I. O Gram daivat de Ponda, e nas proximidades da área kavle o Shri Kapleshwar, situado em Kapileshwari.
É também em Ponda, muito próximo da cidade de Farmagudi, que se encontra Safa Masjid, uma mesquita construída em 1560, por Ibrahim Adil Shah, governante de Bijapuri, um dos dois santuários islâmicos de Goa que escaparam à destruição pelos portugueses.
Fábrica fosforeira
--- Banastarim ---
O Forte de São Tiago de Banastarim, também referido como Castelo de Benastari, localizava-se à margem direita do canal de Combarjua, na ponta leste da Goa Velha.
Erguido pelos indianos, este forte foi conquistado pelo Vice-Rei do Estado Português da Índia, Afonso de Albuquerque, a 2 de Abril de 1512. Ocupado pelas forças portuguesas, foi denominado como Fortaleza de São Thiago.
No século XVIII, nas Instruções que passou em nome de José I de Portugal, ao governador e Capitão-General do Estado da Índia, em 1774, o marquês de Pombal referiu: "Ha na fortaleza de S. Thiago dezeseis peças, e uma d'ellas do genero de canhão de disforme grandeza."
Ainda com relação a esta peça de artilharia, o Secretário-Geral do Estado da Índia, Cláudio Lagrange Monteiro de Barbuda, no século XIX referiu:
"Mas ainda estava assestado em 1839, sobre os restos de um baluarte d'esta fortaleza, provavelmente construida pelos mouros, esse canhão de não tão disforme grandeza, como dizem as Instrucções [de 1774], e que pelo barão de Candal foi mandado recolher no arsenal [de Lisboa], a fim de ser aqui inaugurado como trophéu, o que se executou em 1840. É verdadeiramente um pedreiro do comprimento de dezesseis palmos e meio, e de quatorze pollegadas e tres linhas de calibre, construido de ferro e em barras de uma pollegada de largo convenientemente reforçadas. Alguns escriptores lhe dão o nome de mourisca, talvez por ser obra dos mouros." (MENDES, 1989:167)
- BARBUDA, Cláudio Lagrange Monteiro de. Instrucções com que El-Rei D. José I, mandou passar ao estado da India o Governador e Capitão General, e o Arcebispo Primaz do Oriente, no anno de 1774. Pangim: Typographia Nacional, 1841.
- MENDES, António Lopes. A India portugueza: breve descripção das possessões portuguezas na Ásia. Asian Educational Services, 1989
“Peça de Banastary” e 3 militares com uniformes portugueses do séc. XIX, com patronas e baionetas.
Banastarim - Trabalhos de terraplanagem (Christovam Fernandes - Nova Gôa)
--- Bandora ---
Cidade da taluka de Ponda, em Bandora foi descoberto um antigo templo Jain de Tirthankara Neminatha, datado de 1425 AD, que é hoje uma estação arqueológica.
Templo de Xri Mahalacximi
Templo de Xri Naguexa
--- Kapileshwari ---
Templo de Xri Coplixuvar
--- Marcaim ---
Templo de Xri Novadurga
--- Mardol ---
O Templo de Mahalasa Narayani, dedicado à deusa Mahalasa, está localizado na cidade de Mardol em Ponda, e é um dos mais famosos templos de Goa.
Templo de Xri Malsa
--- Priol ---
Priol situa-se a norte da cidade de Ponda, e o seu Templo Mangueshi está localizado a noroeste da vila. A famosa família Kelekar é de Priol, e a sua conhecida e ancestral Kelekar House fica perto do Templo Betal. A outra Kelekar House está situada em Nagar junto à vila de Panchayat, e foi construída em 1937 pelo pai do escritor, Ravindra Kelekar.
Os principais festivais em Priol são Ganesh, Dashehera, Diwali, Shigmotsava e Padwa.
Templo de Xri Manguexa
(Torre onde só podem entrar os homens casados)
--- Queula ---
Templo de Xri Xantadurga
--- Ramnathim ---
Localizado em Ramnathim, Bandicvade, o Templo de Ramnathi, pertence aos Brahmins Saraswat. Semelhante aos outros templos Brahmin de Goa, Ramnathi segue o sistema de Panchayasthan, albergando 5 divindades principais a saber - Shri Ramanath (divindade chefe), Shanteri, Kamakshi, Laxmi Narayan, Ganapati, Betal e Kalbhairav, em companhia de outros purushas familiares.
Templo de Xri Ramnata
--- Shiroda ---
A localidade de Shiroda alberga atualmente um dos colégios de engenharia de Goa, Shree Rayeshwar Institute of Engineering and Information Technology, e dois colégios de medicina alternativa, o Ayurveda College & Research Centre e o Shri Kamaxshi Devi Homeopathic Medical College & Hospital.
É muito popular pelo seu Templo Kamakshi, a que as pessoas afluem em grande número pelo Amavasya (Umaas, na língua regional Konkani) ou dia de Lua Nova. Todos os anos no dia de Shivratri é realizado um grande festival ou Zatra (na língua Konkani) a que assistem milhares de devotos vindos de Goa bem como de Karnataka e Maharashtra.
Templo de Xri Camacxa (A imagem primitiva veio de Raia, 1566)
--- Velinga ---
Templo de Xri Narcinva