INSTRUMENTO ORIENTADOR
PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO
COM BASE NO DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
PROCESSO FORMATIVO
A DESNECESSIDADE DO DIAGNÓSTICO MÉDICO
E O VALOR DA AÇÃO DOCENTE:
EM PERSPECTIVA, O INSTRUMENTO ORIENTADOR
INSTRUMENTO ORIENTADOR
PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO
COM BASE NO DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
PROCESSO FORMATIVO
A DESNECESSIDADE DO DIAGNÓSTICO MÉDICO
E O VALOR DA AÇÃO DOCENTE:
EM PERSPECTIVA, O INSTRUMENTO ORIENTADOR
Desenvolvido para apoiar professores no processo de conhecimento dos alunos e de construção de uma abordagem curricular acessível. Através do registro proposto, por meio do instrumento apresentado, será possível validar e qualificar a ação docente.
Desenvolvido a fim de oportunizar a troca e a reflexão coletiva dos professores, para que se possa dialogar acerca do seu papel e da importância do seu saber no contexto educacional. Visa, ainda, ponderar as contribuições do diagnóstico médico para a prática pedagógica, além de considerar a relevância de o professor conhecer seus alunos para propor atividades educativas e intervenções de acordo com a necessidade apresentada por eles, tendo em perspectiva o Design Universal para Aprendizagem (DUA).
O Design Universal para Aprendizagem é uma proposta que pode contribuir significativamente com o professor, pois norteia a prática docente com o objetivo de remover barreiras relacionadas ao ensino e à aprendizagem, através da utilização de diversos recursos que permitem aos alunos acessarem os conteúdos propostos.
Instrumento orientador para a construção do processo educativo com base no Design Universal para a Aprendizagem
Processo formativo: A desnecessidade do diagnóstico médico e o valor da ação docente: em perspectiva o “Instrumento orientador para construção do processo educativo com base no DUA”
O registro pedagógico é um instrumento apontado como necessário, uma vez que exige planejamento, reflexão, análise, avaliação e replanejamento. Esses pontos são fundamentais para a construção do processo educativo, já que a ação presente (prática) deve considerar o que já se passou (reflexão), bem como o futuro (planejamento). Isso
Implica saber corrigir erros, reconhecer acertos, compensar e antecipar nas ações futuras o que pôde aprender com as ações passadas. Envolve reconhecer que a leitura da experiência é tão importante quanto ela própria e o significado (positivo ou negativo) que lhes atribuímos. Implica saber que refletir para agir significa assumir, na prática, o raciocínio e o espírito do projeto; significa organizar e comprometer o presente em nome de um futuro ou de uma meta que se pretende alcançar; significa pré-corrigir erros, antecipar ações; significa imaginar os obstáculos que se enfrentarão e os modos de superá-los; significa valorizar o planejamento da ação e utilizar a avaliação como forma de regulação e observação do que ainda não aconteceu, mas sobre o qual já definimos um valor e uma forma de intervenção (MACEDO, 2005, p. 41).
Todo processo formativo sugere a necessidade de articulação entre a teoria estudada e as vivências advindas da prática docente, com o objetivo de que haja proximidade entre ambas. Como considera Mizukami (1986), as próprias situações de aprendizagem reúnem elementos para que seja possível refletir sobre as teorias e integrá-las à prática. Portanto,
Torna-se necessário ainda mencionar que as teorias não são as únicas fontes de resposta possíveis, completas e incorrigíveis, para as situações de ensino-aprendizagem. Elas são elaboradas para explicar, de forma sistemática, determinados fenômenos, e os dados do real é que irão fornecer o critério para sua aceitação ou não, instalando-se assim, um processo de discussão permanente entre teoria e prática (MIZUKAMI, 1986, p. 107).
Nenhum assunto relacionado à educação se esgota em algum momento, eles sempre serão fruto de reflexão, estudo, aperfeiçoamento e transformação. (LYRA, 2021, p. 124).
Idealizado e desenvolvido por
Luciana de Lyra
Produto desenvolvido no âmbito da pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS - Universidade de São Caetano do Sul, sob a orientação da professora Dra. Elizabete Cristina Costa Renders.
lulyra.produtoeducacional@gmail.com