Etapas do processo formativo
A desnecessidade do diagnóstico médico e o valor da ação docente: em perspectiva o “Instrumento orientador para construção do processo educativo com base no DUA”
A desnecessidade do diagnóstico médico e o valor da ação docente: em perspectiva o “Instrumento orientador para construção do processo educativo com base no DUA”
Inicialmente, pretende-se realizar uma dinâmica – a mesma realizada com o grupo de professores participantes desta pesquisa durante as rodas de conversa –, com o intuito de fomentar uma discussão acerca da importância do papel do professor e a singularidade de seu fazer no contexto escolar.
Levando-se em conta que dentro da escola o docente é singular em seu fazer e o que tem mais propriedade sobre as questões pedagógicas, algumas questões norteadoras serão utilizadas para enriquecer o debate, tais como:
- Por que buscamos em outras áreas as respostas e/ou explicações a respeito de assuntos (apesar de desafiadores) que dizem respeito à escola?
- Em quais momentos buscamos essas respostas em outros profissionais?
Com o propósito de que esse espaço formativo seja também dialógico, haverá um momento reservado para que os docentes possam relatar suas vivências e experiências acerca da temática apresentada, além de poderem, por meio de suas próprias narrativas e da escuta, refletirem sobre sua prática.
O encontro encerra-se por meio da apresentação de um estudo de caso – o mesmo caso estudado nesta pesquisa –, com o intuito de problematizar a importância do diagnóstico médico para a prática docente. Espera-se que este momento também seja dialógico, de maneira que os educadores possam relatar experiências que se aproximem desse contexto.
Para iniciar esse encontro, propõe-se a observação de uma imagem, a qual os participantes poderão relacionar com suas práticas pedagógicas. A partir dessa ação disparadora, intenciona-se introduzir os conteúdos relacionados ao DUA, com destaque para os seguintes aspectos:
- Surgimento e desenvolvimento do DUA;
- O que é o DUA;
- Conceitos do DUA e sua relação com a neurociência;
- Variabilidade;
- Princípios do DUA.
Em seguida, será apresentado o “Instrumento orientador para construção do processo educativo com base no DUA”, como um facilitador, apontando que ao utilizá-lo o docente poderá planejar sua prática sem depender do diagnóstico médico ou de indicações realizadas por profissionais da área da saúde, além de legitimar seu fazer por meio do registro.
Durante a apresentação do instrumento, serão destacados quais de seus aspectos aproximam-se do DUA.
Ao final do encontro, será solicitado aos educadores que façam uma avaliação do processo formativo, pois interessa saber os sentidos construídos pelo grupo, bem como pontos sobre os quais ainda será necessário intervir.