Colaboramos com equipes de toda a América Latina de diferentes maneiras

Desenvolvemos um infográfico para a Revista de Biotecnologia Digital da Universidade de Brasília (RDB) contendo alguns projetos iGEM de toda a América Latina. Publicamos o material na sessão de divulgação científica. Pedimos às equipes que nos enviassem uma breve descrição de seu projeto de tradução e criação do material. As equipes participantes foram: iGEM Biotech EC, iGEM ITESO, iGEM USP, Ararinhas UFF, OLLYN SYNBIO IPN, CNPEM.Brasil, SynYaku, iGEM UAM, CAOS, SYNFRONTERAS, iGEM YUCÁTAN, CIENTÍFICO, P(d)PANA. Eles enviaram seus textos e logotipos, por isso ficamos os responsáveis pelo design e diagramação do infográfico. O objetivo comum era a divulgação da ciência e o fortalecimento da comunidade SynBio na América Latina.

Participamos de diversos encontros com o CNPEM.Brasil ao longo da competição. Nossa colaboração foi mútua, eles nos ajudaram a construir modelos metabólicos em escala genômica para G. sulfurreducens e G. metallireducens por meio do software gapseq. Eles também nos orientaram nas análises de simulação do nosso sistema no iBioSim, que foram vitais para a etapa de modelagem e otimização do nosso projeto.

Além disso, criamos o Capítulo II: Dotinhos no combate à emissão de dióxido de carbono CO2, o CNPEM escreveu um roteiro para o capítulo II do e-book e a seguir desenhamos, organizamos e montamos o e-book. A equipe do CNPEM também gravou alguns personagens de áudio que foram usados ​​no audiolivro e nós os editamos. O objetivo era desenvolver material que chegasse à comunidade e auxiliasse na educação ambiental voltada para as mudanças climáticas.

Montamos junto com a equipe da UFF de Ararinhas um Minimanual de Língua Brasileira de Sinais para Ciências (Sessão Diversidade e inclusão). Desde o início do projeto, ambos apresentamos objetivos semelhantes quanto à inclusão e à diversidade. A equipe de Ararinhas tem um companheiro de signo brasileiro fluente, o que nos motivou a realizar algumas reuniões para decidir como usaríamos a LIBRAS para colaborar nas práticas humanas. Decidimos então fazer um manual com alguns sinais de biologia que pudessem ser usados ​​no contexto educacional. A equipe de Ararinhas desenvolveu as placas para algumas palavras de uso em biologia e gravamos os vídeos, fizemos a arte do manual, descrevemos os significados das palavras e fizemos a edição do manual. O objetivo era desenvolver um material que pudesse ajudar a comunidade da biologia sintética a se inserir no contexto da língua brasileira de sinais, a fim de comunicar de forma mais eficaz seus projetos com pessoas surdas que estão em um ambiente de aprendizagem de biologia.

Realizamos um evento de empoderamento da mulher junto com a equipe Panama Uni. A equipe Panama Uni veio nos procurar para ajudar na organização e divulgação do evento Festa do Pijama. O objetivo do evento foi fortalecer a irmandade na comunidade SynBio, reforçando os laços entre as pessoas que se identificam como mulheres para terem um espaço seguro de troca de experiências e conhecimentos. Ajudamos a fazer um questionário chamado "Quem é você por dentro das coisas científicas do iGEM?" para ser aplicado ao evento e depois orientar para desmembrar as equipes para as demais atividades da noite. O evento aconteceu no dia 12 de setembro, teve início às 18 horas e durou aproximadamente duas horas. Tivemos 15 participantes de diferentes equipes da iGEM Design League.

LATAM fest

Participamos do encontro virtual que reúne toda a comunidade da biologia sintética. Apresentamos nosso projeto e recebemos muitos feedbacks. Nos reunimos com outras equipes brasileiras para desenvolver um vídeo sobre a nossa cultura e assistimos a vídeos sobre os diferentes países que participam do iGEM.