Para determinar a importância do nosso projeto na comunidade próxima ao aterro de Brasília, tivemos duas abordagens: aplicar um formulário online (disponível na seção Documentos) e visitar a comunidade. Na aplicação dos formulários, implementamos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que os participantes da pesquisa pudessem se manifestar de forma autônoma, consciente, livre e informada em todas as etapas da aplicação.
Na primeira abordagem, pretendemos entender se a população enxerga problemas gerados pela criação do aterro, como a geração de chorume. E durante as visitas, buscamos entender o que os diferentes públicos pensam sobre o nosso projeto na solução desses problemas.
Recebemos 70 respostas no formulário e pudemos constatar que atingimos muito bem nosso público-alvo, 89,7% dos entrevistados moram em Ceilândia ou Samambaia - duas das comunidades impactadas diretamente pelo ASB.
Porém, 92,8% dos moradores dessas localidades, que responderam ao formulário, relataram não ter visto nenhum benefício do aterro para a comunidade. E entre os problemas relatados sobre a localização, o principal relatado foi o odor que atinge as residências (92,9%), seguido pela poluição das águas (42,9%), danos às áreas próximas (35,7%), transmissão de doenças às pessoas (28,6%) %), a transmissão de doenças aos animais e impactos negativos na biodiversidade do Cerrado (21,4%).
A população se sente marginalizada desde a criação do ASB e vê os impactos da desigualdade social. Pensando nisso, vemos que nosso projeto tem a possibilidade de resolver grande parte do problema que a comunidade enfrenta por meio da Biologia Sintética, o lixiviado.
Por meio do contato direto com a comunidade, fizemos uma abordagem com o objetivo de criar empatia e compreensão sobre os problemas relacionados ao aterro sanitário e como estes afetam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Assim, quando divulgamos o projeto para pessoas da comunidade que estavam disponíveis para nos ouvir e dialogar. Eles nos deram um feedback positivo sobre o projeto e como isso teria um impacto positivo em suas vidas. Assim, após as respostas de confirmação, concluímos que o projeto seria algo inovador e benéfico para a sociedade, pois foi relatado que existem poucas iniciativas na localidade.