A biossegurança deve ser sempre uma das maiores preocupações ao lidar com organismos geneticamente modificados (OGM), como aprendemos durante os cursos da iGEM Academy. Pensando nisso, decidimos desenvolver e implementar um circuito genético dedicado a neutralizar nossos OGM em caso de uma eventual quebra de contenção.
Fomos inspirados pelo projeto Physco Filter, desenvolvido pela equipe iGEM TU-Munich em 2013, que incluía um plasmídeo que codificava um Kill Switch disparado por luz vermelha para plantas, que era usado para transformar musgo (BBa_K1159118).
Em primeiro lugar, melhoramos o dispositivo adicionando regiões homólogas de flanco às nossas sequências. Dessa forma, o circuito será integrado ao genoma do organismo e se expressará constitutivamente, garantindo que seja ativado a qualquer momento mediante a excitação da luz vermelha. Mantivemos o sistema PhyB / PIF6 básico, mas modificamos os promotores e terminadores para aumentar a compatibilidade com o nosso microrganismo (A. flavus).
A otimização deste sistema Kill Switch é sem dúvida nossa melhor e mais ambiciosa contribuição para a comunidade iGEM e a comunidade SynBio em geral. É um sistema complexo e intrincado que pode ser editado por outras equipes e ajustado para melhor se adequar aos detalhes de projetos futuros.