Os objetivos de desenvolvimento sustentável que nortearam nossos projetos foram:
Objetivo 7 - Energia Limpa e Acessível
Objetivo 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis.
Diante da necessidade global de encontrar uma alternativa melhor para lidar com os resíduos, passamos a trabalhar com o conceito de consumo e produção responsáveis. Nossas ações visaram entender mais sobre a consciência ambiental considerando a meta 12. Criamos nosso e-book (Sessão Educação e comunicação científica) com o objetivo de incentivar a redução, reciclagem e reaproveitamento, ações que auxiliam a população a fortalecer as práticas de coleta seletiva. É assim que abordamos a meta 12.5, que pretende reduzir substancialmente a geração de resíduos. Lembrando que o consumo desenfreado leva a uma alta produção de resíduos e a maior parte vai para aterros sanitários. Como nosso e-book tem uma abordagem de educação ambiental, acreditamos que a meta 12.8 também está contemplada em nosso projeto porque estamos promovendo a compreensão universal de estilos de vida sustentáveis.
O impacto dessas ações pode ser medido por meio da análise de dados sobre a quantidade de resíduos reciclados da “Recicle a Vida” - empresa responsável pela coleta seletiva na região de Samambaia. Comparando os números de antes e depois, pudemos verificar se nossas ações tiveram o impacto desejado.
O projeto Gilluz visa ajudar a população a alcançar condições de vida seguras, o que inclui a redução dos impactos ambientais das cidades, meta 11.6 do ODS. Ao ajudar o aterro sanitário de Brasília a reduzir os impactos potenciais do lixiviado e ao ajudar a população local a se conscientizar de suas responsabilidades, atendemos a esse objetivo. Reduzir a toxidade do chorume e a geração de resíduos sólidos são algumas das ações promovidas por nós com o objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida. Nosso e-book também tem um capítulo, feito em colaboração com a equipe do CNPEM.Brasil, dedicado a falar sobre mudanças climáticas no qual nos atentamos para os problemas de qualidade do ar, conforme aponta a meta 11.6.
Outra solução proposta por nós diz respeito à geração de energia a partir de um material - o lixiviado - que seria descartado. A meta 7 do ODS visa garantir o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos, e esse é o nosso objetivo também. Nosso plano é utilizar a técnica MFC para gerar eletricidade que poderá ser implantada na rede de energia local dando autonomia às comunidades do entorno. Acreditamos que nosso projeto MFC pode aumentar a matriz energética mundial, como é proposto na meta 7.2.
Considerando a importância da participação ativa das partes interessadas dos ODS, reunimos as considerações das comunidades locais por meio de um formulário; eles foram representados por pessoas de diferentes idades e sexos. Também ouvimos observações dos Serviços de Limpeza Urbana do Distrito Federal, uma autarquia governamental responsável pela gestão do Aterro Sanitário de Brasília.